Como nasce um lixão…

Aterro mostrando a escola, no círculo

Continuando minha apresentação e dos meus trabalhos, ao passar para o concurso para professor (do município de Niterói, RJ), fui parar numa escola ao lado do aterro de lixo da cidade. Nesta mesma época, ao assumir a pecha de professor – afinal, era o que iria me salvar do infortúnio financeiro em que me encontrava – busquei um mestrado, mas não consegui passar. Entrei finalmente numa especialização, em Gestão para a Educação Ambiental, na UERJ, e teria que realizar uma pesquisa-ação. Claro que aproveitei o fato da escola e do lixão e fiz disso meu estudo. Pesquisei como o lixo foi parar naquele lugar tão bonito – pelo menos antes era. Fiz isso através de entrevistas, buscando a memória da população que morava lá ou que tenha tido alguma relação na época da instalação da lixeira. Entrevistei professores, diretores da escola, moradores, políticos, etc. Modéstia à parte – que eu não tenho mesmo! – ficou bom. Você pode encontrar o texto completo aqui mesmo. Divirta-se. Não esqueça dos créditos, ao citar ou usar alguma parte.

Download: MONOGRAFIA: História ambiental do morro do céu. (zip, 260K)

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

4 thoughts on “Como nasce um lixão…

  • 21/09/2008 em 20:21
    Permalink

    Oi professor, sou aluna do mestrado da arquitetura na UFF e meu tema de dissertação é o Morro do Céu, fazendo uma análise da população local , o modo de habitar da população local, o envolvimento da população local com a catação do lixo, etc e também acompanhar a proposta de implantação do aterro sanitário ao lado do atual lixão. Vejo que você tem muitos estudos sobre o local, acho que serão de grande importância neste meu trabalho. Será que poderei contar com sua ajuda?
    Um abraço Adriana

    Resposta
  • 06/06/2010 em 17:45
    Permalink

    se todos ajudarem o lixo podera acabar, mas se nao ajudarmos o lixo ira crescer e nos podemos ser contaninado por doencas que nao tem cura.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *