Pinceladas sobre a Conferência Municipal de Educação de Niterói

Ontem – sábado, dia 20 – participei da 1a Conferência Municipal de Educação de Niterói. Cheguei às 8h da manhã em ponto, saí às 22:15h! Direto no batente. Fui com a dúvida se teria ou não um Grupo de Trabalho (GT) sobre Educação Ambiental (EA). Se tivesse, eu iria ficar como mediador, tentando aprovar as metas e as ações que seriam discutidas – que moéstia à parte, são muito boas, pois fui um dos autores. 

Acontece que decidiram que este tema, assim como outros (gênero, relações étnico-raciasis, etc.), seriam abordados como temas transversais, sendo por isto discutido em todos os GTs da Conferência. Melhor assim, eu acho.

Acabei mediando um destes GTs – o do Sistema Municipal de Ensino de Niterói – com a participação de cerca de 25 pessoas. Definimos umas metas e ações em relação ao Sistema referido. Acho que foi muito interessante. Se o poder público se comprometer em cumpri-las, será muito bom.

Como todos os outros, trabalhamos também sobre as metas para a Educação Ambiental, aprovando verbas e a adoção do Parque das Águas como um Centro de Referência Municipal em EA.

Hoje – domingo – aconteceram pela manhã a plenária e votações finais. Ainda não sei o resultado, mas manterei-os-as atualizados(as).

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Pinceladas sobre a Conferência Municipal de Educação de Niterói

  • 30/10/2008 em 13:28
    Permalink

    Seria tão saudável para a educação Brasileira se inicativas como esta fosse disseminada pelo Brasil como um todo, principalmente tratando sobre a questão ambiental, Penso que todo o conhecimento fornecido as crianças em sala de aula sobre a educação ambiental ainda é pouco, basta ver as queimadas, os desmatamentos, a poluição de rios, o desmatamento da mata ciliar, da mata atlânnticA{…} Assim urge a necessidade de uma juventude consciente, combativa, atuando coletivamente na defesa dos ecossistemas, do patrimônio ecológico que com a força de um capitalismo selvagem e egostita vem tansfromanod o nosso querido Brasil num grande deserto- Infelizmente. A hora é de luta, luta constante, luta abusiva em favor da vida e da vida em abundâncisa em um amiente saudável para todos.
    Parabéns !Declev Dib-Ferreira por trazer para o Diário do Professor um assunto tão urgente e oportuno para todos que fazem a educação neste país. Muito obrigado em nome de todos que estão sempre na luta por um conciência de preservação ambiental e por um planeta saudável e ecologicamente feliz.

    Resposta
  • 31/10/2008 em 00:08
    Permalink

    Oi Luiz,

    O conhecimento fornecido sobre educação ambietnal é pouco e pouco efetivo. O direcionamento está errado – tratando-se muito de questões individuais, comportamentalistas – ao invés de questões políticas, sociais.

    E obrigado pelos elogios.

    Volte sempre,

    Abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *