Você quer ser professor?

Vida de professor cansa! E é assim mesmo. Cheguei em casa 23h, havia saído às 7:30h. Não, não passo o dia todo dando (ou melhor, vendendo) aulas; tenho outros trabalhos.

Mas faz parte da vida do professor, certo? Ou ele tem diversos trabalhos como professor – aí entra em sala bem cedo e sai bem tarde – ou ele tem suas escolas e outros diversos – aí ele sai bem cedo de casa e chega bem tarde.

Hoje passei um filme pra turma da noite, sobre um professor de basquete, dentro de uma escola do subúrbio dos EUA, onde a maioria é negra. O time de basquete começou a ganhar todas, mas o professor cobrava deles a presença nas aulas e as boas notas – o que, claro, eles não tinham. Ele cancelou todos os treinos e jogos até que o time todo estudasse e tirassse boas notas. É claro que todos foram contra ele, blá blá blá, aquele melodrama de professores que nós conhecemos dos filmes. E o basquete nos EUA parece pior que uma religião né?

Claro que todos foram felizes, inteligentes e bons jogadores para sempre. Mas confesso que não deu pra assistir o final do filme! É mole? Bateu o sinal, deu 22h e todos tivemos que sair sem ver o final – mas que podemos imaginar…

Mas que é interessante e instigante ver estes filmes sobre professores é né? Como Sociedade dos Poetas Mortos, Escola de Rock e outros. Dá até mais ânimo pra tentar ser diferente… até encontrarmos tudo igual pela frente e a resistência ser tão forte que nos desanima de novo! Aí assistimos outro filme e a vida continua…

Mas é raro vermos um com uma professora! Por quê será…?

Em tempo: ensinar é diário e em qualquer lugar… veja o Raphael ensinando a introduzir!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

5 thoughts on “Você quer ser professor?

  • 02/03/2008 em 15:30
    Permalink

    gosto muito desses comentarios a respeito do professor envie para meu i-mail

    Resposta
  • 25/11/2008 em 10:58
    Permalink

    PARA SER PROFESSOR É PRECISO AMAR MESMO A PROFISSÃO,POIS PROFESSOR NÃO É PROFISSAÕ É VOCAÇÃO,SÓ POR AMOR……

    Resposta
  • 06/10/2009 em 20:34
    Permalink

    Pra seur professor é só
    Aquele que tem o dom de insinar ,de passar tudo que
    aprende.Se nao tevese professor nesse mundo o que seria de nós?
    gostei muinto da atitude dessa professora

    Resposta
  • 08/12/2010 em 08:15
    Permalink

    bom dia, qual o nome desse filme do professor de basquete.

    Resposta
    • 08/12/2010 em 17:55
      Permalink

      Oi Elzita,

      Me desculpe, mas não lembro do nome do filme. Faz tempo, e mesmo à época, eu não me liguei no nome.

      Abraços,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *