Como não enlouquecer?

Às vezes me sinto enxugando gelo! Não… neste caso o gelo acaba.

Me sinto estancando com as mãos o sangue de uma grande ferida! Não… neste caso o doente sucumbe e morre.

Me sinto espantando centenas de moscas de um pedaço de carne! Neste caso as moscas cabarão por acabar com a carne, mais cedo ou mais tarde.

É assim que me sinto às vezes por ser professor.

Tudo bem… depois piora.

ps. fiquei em dúvida se às vezes levava o acento grave indicativo da crase. Verifiquei.

————————————————————————————

Na mesma linha:

a) http://somaisumaprof.blogspot.com/2007/09/farta-de-ser-prof.html

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

5 thoughts on “Como não enlouquecer?

  • 18/09/2008 em 17:17
    Permalink

    Declev,

    outro dia me apresentei sugerindo uma educação intra-ambiental. Se lembra?

    Esse ano passei a lecionar aulas de ioga em escola particular , naquele sonho utópico do beija-flor que quer ajudar a apagar o incêndio, rs. rs. rs….

    Bom desde que formei-me como professora de educação física, nunca me interessei em lecionar em escolas, talvez por ter um anjo da guarda poderoso e ele desde então me protegia Rs. rs…

    Mas ele deu uma cochilada e desde o ano passado estou experienciando, achando ser possivel colaborar…

    Só que de repente, eis que resolvo fazer um mestrado de educação e descubro coisas macabras e luminosas…

    As macabras que as pessoas da direçao escolar no fundo só querem um “produto diferente” ; as luminosas: não são as crianças que precisam de cuidados são os professores.

    Eu mesmo já estou perto de cristalizar um trauma por um uniforme escolar Rss… Assim que acaba minha aula, sinto-me incomodada em ficar na escola.
    Creio que pessoas sensivéis, e professores estão nessa relação, são as que mais sofrem vendo toda essa podridão escolar.
    Te convido para fazer parte do movimento que estou “matutando” para dar suporte a nós professores, o lema já tenho:

    ” Rir e relaxar é melhor do que surtar ! ”

    Um abraço e GARRA,

    Daniella Miranda Pinheiro

    Resposta
  • 18/09/2008 em 21:03
    Permalink

    Oi Daniella,

    Eu lembro, eu lembro…

    E acabou sendo uma grande coincidência você escrever este comentário, pois hoje na escola foi especialmente enlouquecedor.

    Saí do sério, outra professora ficou chorando após as aulas, diversos alunos foram repreendidos, mães foram chamadas…

    O inferno.

    Tem dias que é mais láite, mas hoje foi rárd…

    Estou com uma dor de cabeça infernal desde às duas da tarde e com o corpo moído como se tivesse passado por baixo do rolo compressor.

    Às vezes é muito difícil rir e relaxar…

    Resposta
  • 06/02/2010 em 20:11
    Permalink

    O importante é que sempre vencemos nossos problemas e seguimos adiante!!!!! 😉

    Resposta
  • 21/03/2010 em 22:38
    Permalink

    Ufa!! Que bom saber que o que sinto é sentido também por outras pessoas. Mas mesmo assim tenho medo, e sobretudo, muito respeito.

    Resposta
  • 21/06/2010 em 19:14
    Permalink

    Deve ser difícil ser um professor, aguentar alguns alunos… Sou uma aluna, a melhor da classe segundo os professores.
    Vejo os professores explicando e alguns conversando como se o professor nem na sala estivesse! Na escola que estou, os professores, saem do sério e gritam, xingam, uma chegou a fazer um aluno engolir um giz, a outra marcou uma prova com a matéria do ano todo!
    Os professores precisam se controlar e os alunos a serem mais educados e aplicados.
    Alguns professores não ensinam e cobram, os alunos não estão nem ai! Claro, que muitos professores salvam, tomam decisões certas e ensinam, alguns alunos prestam atenção, procuram a fazer tarefa e têm educação.
    Eu nunca pensei nisso mas quero fazer da vida de um dos professores um inferno! (Perdão a palavra) Ele dá aula de artes, disse no começo do ano “Quero que façam tudo num caderno à parte”. A professora antinga dessa matéria queria num caderno de desenho.
    Alguns alunos fizeram neste caderno de desenho, eu fiz num caderno à parte de uma matéria. (comprei o caderno de uma matéria especificamente para Artes).
    Hoje, ele foi dar nota nos cadernos (que só eu levei) e disse “Merece 10 seu caderno”, fiquei feliz! Na minha sala tem 15 alunos, 5 tem o caderno perfeito (caprichado, inteiro, com todos os tópicos), 2 não têm caderno, 1 não copia nada e 7 incompleto. Depois disso um aluno que o caderno nem tem nada disse “Era num caderno á parte”. O professor retrucou “Verdade! Nota 7.” Eu fiz um escandalo, e eu nunca faço. Disse “Tem gente que nem tem caderdo, nem copia e ninguém mais trouxe! Esse aluno que disse não copia nada, é menor de idade, você vai ouví-lo?! Eu caprichei nesse caderno, gastei dinheiro comprando esse caderno que é ‘a parte’! Que nota vai dar para os outros, zero, não é? Eu tirei 7!” Desculpem-me professores mas esse professor ai é falha!
    O que mais irrita professores? O que posso fazer? Ele deixou meu 7 e eu ainda tive que ouvir que aquele não era um caderno à parte. Isso é injusto, queria saber se vocÊs (professores) concordam comigo? Esse professor não ensina, ele escreveu “massissa”, troca o R pelo L ao falar. Os alunos infernizam a vida dele já, não prestam atenção!
    Obrigada pela atenção. 🙂 Desabafei!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *