Quer saber quem somos nós?

Difícil a pergunta né? Tenho colado na parede da sala de ciências (sim! eu tenho uma!!), acima do quadro duas frases: “diga-me com quem andas que eu te direi quem és” e “quem anda com porco come lavagem”.

Uso-as sempre que um aluno vem a mim reclamando do colega. Geralmente é o colega com o qual ele está sempre junto brincando, sacaneando, atrapalhando as aulas e mexendo com os outros. Mas quando um mexe com o outro, reclamam! Nestes casos eu apenas aponto as frases. Eles calam.

Ah, ignaros alunos!! Se soubessem o poder que temos e modificar nossas vidas! O poder que temos que não sabemos que temos mas que tá lá naquela massa feia pra caramba chamada cérebro – ou célebro, segundo eles…

Os cientistas vêm estudando com mais afinco esta massa. E digo-vos, é muito interessante.

Quem tem bons textos, acessíveis aos nossos cérebros sensíveis, é a Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, professora da UFRJ. (veja exemplo de livro aqui, de textos aqui, ou vá direto na fonte).

Um documentário muito interessante, é o “Quem somo nós?“, que tem o 1 e o 2. Pode-se encontrar parte da transcrição do texto do filme, e críticas por aí.

Este PPS é sobre ele. Me desculpe o autor, mas estava na rede sem os créditos.

Por fim, uma outra boa leitura, falando das diabruras que nossa massa neuronial nos prega.

Divirtam-se.