Nós que aqui estamos por vós esperamos

Hoje dei aula o dia todo. Primeiramente em um urso de eduação ambiental (já citado aqui), para uma turma em Itaboraí. Depois à noite, na educação de jovens e adultos. No curso de educação ambiental, uma das atividades que fiz foi passar o filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (link 1, link 2), e é sobre ele que quero propagandear hoje.

Fantástico.

Eu já o conhecia, mas não tinha visto inteiro de cabo a rabo, como fiz hoje junto com os alunos.

Surgiram discussões diversas sobre os assuntos relatados no filme e como abordá-los na educação, de forma à mudança de paradigmas que se pretende com a educação ambiental.

Sugiro que vejam e trabalhem em sala. É uma aula de história sobre o Século XX contada por imagens e uns poucos textos que aparecem e desaparecem, com um fundo musical emocionante. Através dela, as histórias de pessoas comuns e de pessoas mais conhecidas, mas todas agentes, todas participantes da biografia deste mundo.

Pode-se trabalhar de tudo com ele: violência, desenvolvimento, ética, dominação entre os povos, natureza, natureza humana, psicologia, história, geografia, política, sociedade, artes, física, química, desenvolvimento sustentável, fordismo, economia, consumo, cultura, educação ambiental, etc. etc. etc. 

Veja e me diga o que achou…

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

4 thoughts on “Nós que aqui estamos por vós esperamos

  • 06/11/2007 em 14:18
    Permalink

    Vou procurar por aqui. Obrigado pela dica. Depois retorno com os resultados. Um abraço

    Resposta
  • 14/01/2009 em 17:53
    Permalink

    Olá,

    Procuro pela net este vídeo e acabei aqui. Sim, vi e recomendo o vídeo. É ótimo. 🙂

    Resposta
  • 25/04/2009 em 12:00
    Permalink

    Este filme foi apresentado em sala em meu curso de Educação Fisica, agora tenho uma apresentação sobre ele e o texto do Johan Huizinga “O Jogo e a Guerra”.
    agora é em busca das reflexões… =)

    Grato.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *