Enade Ambiental – proposta (colaboração externa)

——————————————————————————————

“Nossos futuros gestores estão preparados para enfrentar a crise das mudanças climáticas?”

Com esta pergunta o professor Roosevelt S. Fernandes, Coordenador do curso de Eng. de Produção Civil da UNIVIX e do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, traz uma proposta de ENADE ambiental.

Diz ele que…

“A proposta que o Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA apresenta, tendo como base a filosofia adotada pelo ENADE, é da criação (em caráter não compulsório) do ‘ENADE Ambiental’, este diretamente ligada à necessidade de conhecer, quando ingressam e apos formados, o perfil de cidadania ambiental de estudantes do ensino superior, para identificar, avaliar e atuar sobre as possíveis disfunções do conhecimento ambiental, de diferentes cursos de nível superior, adequando-os às demandas do mercado de trabalho e, em particular, a inevitável crise ambiental que a sociedade deverá enfrentar nas próximas décadas.”

Enade ambiental – leia aqui o artigo completo

——————————————————————————————

7 comentários sobre “Enade Ambiental – proposta (colaboração externa)

  1. Re-Carbonização do Solo & AGUAPÉ

    Temos ALERTADO para a Importância do AGUAPÉ na Produção de Bio-Fertilizante, afirmando que esse recurso pode contribuir para O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL , pois com esse Fantástico Recurso NATURAL a Nação Brasileira poderá se tornar IMBATÍVEL na Produção ORGÂNICA, em Grande Escala, podendo substituir a Produção Agropecuária Convencional pela Produção Agropecuária ORGÂNICA – isso é FACTÍVEL, em curto espaço de tempo.

    Na link / matéria, abaixo, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore propõe ao MUNDO exatamente o mesmo caminho que insistentemente venho propondo e / ou recomendando – com isso espero que a Sociedade Brasileira, em especial os Colegas Fiscais Federais Agropecuários – FFA’s que, após a leitura da matéria, reconheçam a VALIDADE & IMPORTÂNCIA dos Trabalhos da Equipe BR do AGUAPÉ e passem, também, a Discutir & Colaborar nos Trabalhos da LUTA da Equipe BR do AGUAPÉ.

    http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2009/10/13/al_gore_mudancas_climaticas_fiesp.ntc

    Daqui para frente essa BANDEIRA passa a ser, também, de toda Sociedade Brasileira, em especial dos nossos Governantes & Parlamentares – agora, mais do que nunca, passarei a cobrar & exigir essa Nova Postura dos mais Simples Cidadãos Brasileiros até a mais Altas Autoridades Brasileiras & Internacionais, obviamente com o apoio de todos.

    Observação: assuma a sua Nova Postura e agora re-encaminhe o teor dessa mensagem para todos os seus contatos & seus VEREADORES, pois eles podem / devem passar a cobrar essa Nova Postura dos Prefeitos, Governadores, Deputados, Senadores e até da Presidência da República.

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

    Equipe BR do AGUAPÉ

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  2. Um Espaço aberto à todos …

    A Equipe BR do AGUAPÉ parabeniza o Grande Montezuma & Luis Nassif pelos EXCELENTES TRABALHOS que desenvolveram para promover a UTILIZAÇÃO do AGUAPÉ.

    Com esses trabalhos abrem-se espaços & oportunidades para toda Sociedade Brasileira iniciar Importantes Discussões sobre esse Fantástico Recurso Natural, através do qual conseguiremos Novos Parceiros & Resultados, onde incluo alguns Cidadãos Brasileiros que poderão iniciar a utilização do referido AGUAPÉ, certo que contribuirão para induzir os demais Interessados Indecisos.

    Com esse trabalho estamos certos que Bons Resultados surgirão, mas é preciso que todos os Demais Interessados pelo AGUAPÉ, também, colaborem na DIVULGAÇÃO desses 2 (dois) Importantes Trabalhos (AGUAPÉ entra em Discussão na Internet & País precisa aprender a usar o AGUAPÉ) que pode ser acessado pelos SITES que seguem abaixo.

    Gente de Opinião (Rondônia) – acesso através do link abaixo.
    http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=56093

    Página Agruras e alegrias amazônicas no Portal de Luís Nassif – acesso através do link abaixo. http://blogln.ning.com/profiles/blogs/pais-precisa-aprender-a-usar-o?xg_source=activity

    NOTA: recomendo a todos Interessados pelo AGUAPÉ apresentar seus comentários em um dos 2 (dois) SITES – com essa simples participação VOCÊ FFA dá um Importante Passo para o seu Desenvolvimento Pessoal & Profissional.

    PÁGINAS INTERESSANTES:
    |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | | |

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  3. Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.

    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  4. Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil

    A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !

    Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.

    Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.

    (*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.

    NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.

    Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.

    Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  5. Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.

    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  6. Quais são os ABSURDOS a serem COMBATIDOS ? ? ? ? ?

    Prezado Colegas Interessados pelo AGUAPÉ,

    Alguns anos atrás EU, Missao Tanizaki, afirmei que o BIODIESEL de MAMONA era Um TIRO no PÉ – NÃO demorou e então se noticiou: Governo Enterra de Vez BIODIESEL feito só com MAMONA.

    Com o AGUAPÉ a VERDADE, também, começa a AFLORAR, mas de Forma POSITIVA – demorou muito mais do que EU podia imaginar, mas como sou PERSISTENTE, hoje posso afirmar que o Grande AMIGO, Jornalista MONTEZUMA é um dos Grandes RESPONSÁVEIS pelo FUTURO BRILHANTE do AGUAPÉ. Para confirmar o exposto, basta realizar uma Busca utilizando– se a Palavra Chave: “Aguapé””Missao Tanizaki” e verificar como cresceu o interesse na Divulgação do TRABALHO do Nosso Amigo.

    TUDO neste BRASIL / MUNDO pode MELHORAR, inclusive o Seu Ganha PÃO ! ! ! ! ! !

    Para que isso ocorra EU, Missao Tanizaki, recomendo:

    1) Investir CORRETAMENTE: PRINCIPALMENTE no seu Próprio Desenvolvimento PESSOAL, certo que as outras NECESSIDADES, também serão CONTEMPLADAS & RESOLVIDAS, mas ocorrerão como CONSEQUÊNCIA por mais ESTRANHO que PAREÇA aos nossos Cidadãos Brasileiros.

    2) Atuar para Neutralizar os NÃO–ÉTICOS, visando evitar que SEUS Trabalhos /Esforços sejam jogados nos RALOS da VIDA.

    3) Lutar / Trabalhar, com BASE na Soma de Esforços, visando Construção de RESULTADO de QUALIDADE, certo que de Outras Formas não evitará que TUDO continue indo para os RALOS da VIDA.

    OBSERVAÇÃO: NÃO é SUFICIENTE, apenas nos apontar outros ABSURDOS a serem COMBATIDOS ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 03: a Equipe BR do A G U A P É já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do A G U A P É, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo A G U A P É.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  7. Gostei ds informações postadas. POIS, NÃO SABIA DA GRANDE IMPORTANCIA DO AGUAPÉ NA NATUREZA.

Os comentários estão encerrados