Enade Ambiental – proposta (colaboração externa)

——————————————————————————————

“Nossos futuros gestores estão preparados para enfrentar a crise das mudanças climáticas?”

Com esta pergunta o professor Roosevelt S. Fernandes, Coordenador do curso de Eng. de Produção Civil da UNIVIX e do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, traz uma proposta de ENADE ambiental.

Diz ele que…

“A proposta que o Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA apresenta, tendo como base a filosofia adotada pelo ENADE, é da criação (em caráter não compulsório) do ‘ENADE Ambiental’, este diretamente ligada à necessidade de conhecer, quando ingressam e apos formados, o perfil de cidadania ambiental de estudantes do ensino superior, para identificar, avaliar e atuar sobre as possíveis disfunções do conhecimento ambiental, de diferentes cursos de nível superior, adequando-os às demandas do mercado de trabalho e, em particular, a inevitável crise ambiental que a sociedade deverá enfrentar nas próximas décadas.”

Enade ambiental – leia aqui o artigo completo

——————————————————————————————

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

7 thoughts on “Enade Ambiental – proposta (colaboração externa)

  • 17/10/2009 em 15:29
    Permalink

    Re-Carbonização do Solo & AGUAPÉ

    Temos ALERTADO para a Importância do AGUAPÉ na Produção de Bio-Fertilizante, afirmando que esse recurso pode contribuir para O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL , pois com esse Fantástico Recurso NATURAL a Nação Brasileira poderá se tornar IMBATÍVEL na Produção ORGÂNICA, em Grande Escala, podendo substituir a Produção Agropecuária Convencional pela Produção Agropecuária ORGÂNICA – isso é FACTÍVEL, em curto espaço de tempo.

    Na link / matéria, abaixo, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore propõe ao MUNDO exatamente o mesmo caminho que insistentemente venho propondo e / ou recomendando – com isso espero que a Sociedade Brasileira, em especial os Colegas Fiscais Federais Agropecuários – FFA’s que, após a leitura da matéria, reconheçam a VALIDADE & IMPORTÂNCIA dos Trabalhos da Equipe BR do AGUAPÉ e passem, também, a Discutir & Colaborar nos Trabalhos da LUTA da Equipe BR do AGUAPÉ.

    http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2009/10/13/al_gore_mudancas_climaticas_fiesp.ntc

    Daqui para frente essa BANDEIRA passa a ser, também, de toda Sociedade Brasileira, em especial dos nossos Governantes & Parlamentares – agora, mais do que nunca, passarei a cobrar & exigir essa Nova Postura dos mais Simples Cidadãos Brasileiros até a mais Altas Autoridades Brasileiras & Internacionais, obviamente com o apoio de todos.

    Observação: assuma a sua Nova Postura e agora re-encaminhe o teor dessa mensagem para todos os seus contatos & seus VEREADORES, pois eles podem / devem passar a cobrar essa Nova Postura dos Prefeitos, Governadores, Deputados, Senadores e até da Presidência da República.

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

    Equipe BR do AGUAPÉ

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 03/02/2010 em 22:48
    Permalink

    Um Espaço aberto à todos …

    A Equipe BR do AGUAPÉ parabeniza o Grande Montezuma & Luis Nassif pelos EXCELENTES TRABALHOS que desenvolveram para promover a UTILIZAÇÃO do AGUAPÉ.

    Com esses trabalhos abrem-se espaços & oportunidades para toda Sociedade Brasileira iniciar Importantes Discussões sobre esse Fantástico Recurso Natural, através do qual conseguiremos Novos Parceiros & Resultados, onde incluo alguns Cidadãos Brasileiros que poderão iniciar a utilização do referido AGUAPÉ, certo que contribuirão para induzir os demais Interessados Indecisos.

    Com esse trabalho estamos certos que Bons Resultados surgirão, mas é preciso que todos os Demais Interessados pelo AGUAPÉ, também, colaborem na DIVULGAÇÃO desses 2 (dois) Importantes Trabalhos (AGUAPÉ entra em Discussão na Internet & País precisa aprender a usar o AGUAPÉ) que pode ser acessado pelos SITES que seguem abaixo.

    Gente de Opinião (Rondônia) – acesso através do link abaixo.
    http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=56093

    Página Agruras e alegrias amazônicas no Portal de Luís Nassif – acesso através do link abaixo. http://blogln.ning.com/profiles/blogs/pais-precisa-aprender-a-usar-o?xg_source=activity

    NOTA: recomendo a todos Interessados pelo AGUAPÉ apresentar seus comentários em um dos 2 (dois) SITES – com essa simples participação VOCÊ FFA dá um Importante Passo para o seu Desenvolvimento Pessoal & Profissional.

    PÁGINAS INTERESSANTES:
    |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | | |

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 19/03/2010 em 14:28
    Permalink

    Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.

    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 14/04/2010 em 09:29
    Permalink

    Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil

    A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !

    Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.

    Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.

    (*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.

    NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.

    Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.

    Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 17/04/2010 em 09:18
    Permalink

    Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.

    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 07/06/2011 em 07:46
    Permalink

    Quais são os ABSURDOS a serem COMBATIDOS ? ? ? ? ?

    Prezado Colegas Interessados pelo AGUAPÉ,

    Alguns anos atrás EU, Missao Tanizaki, afirmei que o BIODIESEL de MAMONA era Um TIRO no PÉ – NÃO demorou e então se noticiou: Governo Enterra de Vez BIODIESEL feito só com MAMONA.

    Com o AGUAPÉ a VERDADE, também, começa a AFLORAR, mas de Forma POSITIVA – demorou muito mais do que EU podia imaginar, mas como sou PERSISTENTE, hoje posso afirmar que o Grande AMIGO, Jornalista MONTEZUMA é um dos Grandes RESPONSÁVEIS pelo FUTURO BRILHANTE do AGUAPÉ. Para confirmar o exposto, basta realizar uma Busca utilizando– se a Palavra Chave: “Aguapé””Missao Tanizaki” e verificar como cresceu o interesse na Divulgação do TRABALHO do Nosso Amigo.

    TUDO neste BRASIL / MUNDO pode MELHORAR, inclusive o Seu Ganha PÃO ! ! ! ! ! !

    Para que isso ocorra EU, Missao Tanizaki, recomendo:

    1) Investir CORRETAMENTE: PRINCIPALMENTE no seu Próprio Desenvolvimento PESSOAL, certo que as outras NECESSIDADES, também serão CONTEMPLADAS & RESOLVIDAS, mas ocorrerão como CONSEQUÊNCIA por mais ESTRANHO que PAREÇA aos nossos Cidadãos Brasileiros.

    2) Atuar para Neutralizar os NÃO–ÉTICOS, visando evitar que SEUS Trabalhos /Esforços sejam jogados nos RALOS da VIDA.

    3) Lutar / Trabalhar, com BASE na Soma de Esforços, visando Construção de RESULTADO de QUALIDADE, certo que de Outras Formas não evitará que TUDO continue indo para os RALOS da VIDA.

    OBSERVAÇÃO: NÃO é SUFICIENTE, apenas nos apontar outros ABSURDOS a serem COMBATIDOS ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 03: a Equipe BR do A G U A P É já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do A G U A P É, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo A G U A P É.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Resposta
  • 01/11/2011 em 10:30
    Permalink

    Gostei ds informações postadas. POIS, NÃO SABIA DA GRANDE IMPORTANCIA DO AGUAPÉ NA NATUREZA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *