Escola como espaços alternativos

——————————————————————————————

Creio que devemos fazer trabalhos diferenciados conforme os alunos e/ou as turmas. Há alunos que absolutamente não se interessam pelo estudo, não se interessam pela aquisição do conhecimento. Porém, ao fazer uma outra coisa, ele se interessa, se destaca, gosta, participa e ainda incentiva os outros.

Deixar este aluno preso à sala de aula, muitas vezes atrapalhando os outros e simplesmente deixando o tempo passar, pode ser inócuo.

Utilizar o seu interesse como forma de aprendizagem pode fazê-lo tomar atitudes absolutamente diferentes das que vem tendo, tornando-se uma pessoa melhor e com mais conhecimento. Mesmo que esta aprendizagem não seja, necessariamente, do “conteúdo” direto da disciplina.

As atividades às quais me refiro podem ser algum tipo de esporte; algum tipo de arte (pintura, grupo de teatro, artesanatos diversso); alguma liderança política, como no grêmio; culinária; ajuda na inspeção e disciplina da escola; rodas de leitura; entre outras. Estas atividades podem ser rotativas, para que todos possam usufruir. E também podem estar conectadas à sala de aula e às atitudes dos alunos para com os colegas, os professores(as) e os estudos em geral.

Pode-se ter um planejamento de forma a implantar o sistema aos poucos, cumprindo-se etapas. Por exemplo, em primeiro lugar, escolher um espaço para experimentação, como “sala de ciências”. Depois, ir implantando-a aos poucos, caracterizando-a e somando os elementos que a comporão. Ao mesmo tempo – e sempre – ajudar os professores(as) a explorar o espaço pedagogicamente. Para isso, deve-se procurar todos os recursos pedagógicos que os professores(as) podem explorar, incorporando-os ao seu planejamento e ao currículo.

Para os professores(as), a utilização da sala deve ser precedida de um planejamento da atividade. Para a escola, a utilização da sala deve ser minuciosamente planejada, junto com os professores(as), contendo neste planejamento o dia e os tempos escolares que cada professor(a) irá utilizar a sala.

Este exemplo dado com a sala de ciências pode ser expandido aos poucos para outros espaços. Este movimento ocorre até que toda a escola se fundamente em trabalhos com espaços diferenciados.

Salas de artes; espaços para experimentações teatrais; corredores “literários”; equipes esportivas; refeitórios com utilização pedagógica; pátios com mesas e cadeiras destinadas a grupos de interesses (poesias, jogos, etc.); sala para o desenvolvimento dos trabalhos em grupo sugeridos pelos professores; rodas de leitura e escrita de poesias, contos ou outros; salas de leitura; opções de atividades diversas no recreio e no contra-turno; encontro com os responsáveis para a realização destas e outras atividades; convite aos responsáveis para participação em determinadas aulas; palestras sobre os mais diversos temas; etc.

São atividades e espaços que podem ser pensados e implantados aos poucos, tornando a escola um local dinâmico, interessante, instigante; ou seja, um espaço realmente educativo, mas fugindo-se das prisões das salas de aula.

——————————————————————————————

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

One thought on “Escola como espaços alternativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *