Escritores da Liberdade: como mudar a escola, os alunos e os professores

Assisti a um filme fantástico esta semana.

Confesso que gosto, de vez em quando, de assistir a filmes sobre profesores, dia-a-dia da escola, alunos difíceis, coisas e tal para poder me inspirar, respirar e pegar fôlego.

De um filme destes sempre saio mais esperançoso e cheio de idéias.

Fico até mais calmo em sala!!!

Afinal, se a arte imita a vida, o contrário há de ser verdade! – ao menos em alguns casos…

Obviamente não naqueles que têm dragões voadores, políticos honestos, bruxas voando em vassouras, polícia que não é assassina ou coisas do gênero…

Este filme “Freedom Writers” tem a vantagem de ser baseado em uma história real, o que faz com que seja ainda mais emocionante e estupefator.

Começa com uma pobre coitada moça que vai começar sua carreira de professora numa escola com umas turmas bem barra pesada.

Obviamente – como de praxe no nosso meio de “colegas” corporativistas que pensam muito um nos outros – dão a ela a “pior” turma, a dos que entraram na Escola Modelo pelo programa de integração.

E nós sabemos como são feitas essas integrações… jogam todo mundo no mesmo lugar e dizem: “integrem-se!”.

Tentando fazer algo – e sendo rechaçada todas as vezes – ela acaba vendo que a vida dos alunos (daqueles alunos) não vale nada; muitos morrem, muitos têm muitos amigos que morreram, muitos não têm perspectiva nenhuma de vida, muitos vivem numa verdadeira guerra – de gangs.

Essas guerras matam mais que as guerras.

Qualquer semelhança é mera coincidência, ok? Mas deve ser duro viver num país assim né? Quanto mais dar aulas num lugar desses…

Mas então ela tem a grande sacada! Compra um caderno para cada um e os faz escrever um diário.

Isso muda tudo.

Ela os faz ler.

Não vou contar o filme todo, lógico, mas chega-se ao ponto de os diários deles se tornarem um livro, publicado e sucesso de vendas.

Eles têm hoje uma fundação com este nome – Freedom Writers Foundation.

Veja um artigo, uma outra opinião e mais uma.

Vá até a locadora, pegue uma cópia e divirta-se.

Se for passar para os alunos – o que recomendo e farei em breve, não esquça de pegar dublado.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

10 thoughts on “Escritores da Liberdade: como mudar a escola, os alunos e os professores

  • 28/10/2008 em 21:38
    Permalink

    Boa “sacada”!… A maior parte das pessoas nunca se dá conta que “aquele FDP desgraçado que quer me prejudicar” acha a mesma coisa de você. “Quebrar o gelo” é sempre um passo importante.

    (Mas – muito cá entre nós – eu suponho que essa professora jamais tenha se tornado popular entre seus “colegas” …)

    Resposta
  • 28/10/2008 em 22:22
    Permalink

    Comprou muita briga, claro!

    Mas se se tornou popular entre os colegas ou não, azar de quem não gostou né?

    Competência dela.

    Sabemos como são as pessoas…

    Abraços.

    Resposta
  • 30/10/2008 em 15:39
    Permalink

    Já assisti a este filme e realmente ele é ESPETACULAR….
    A garra desta jovem professora nos encoraja a continuar na luta por uma educação de qualidade, não importando a classe social ou econômica de nossos alunos….
    É um filme para ser revisto sempre que o desânimo quiser se achegar ao nosso dia-a-dia profissional e até mesmo pessoal….
    Abraços….

    Resposta
  • 06/11/2008 em 20:40
    Permalink

    Realmente, este filme deve ser assistido por nós,não só uma mas várias vezes, para renovar às forças e vontade de querer seguir. Acho que preciso rever o furor pedagógico de anos atrás. Me encontrei no filme e acho que é a nossa escola, nós estamos lá na tela, e aqui na dura realidade do dia-a-dia. Valeu!

    Resposta
  • 09/12/2009 em 22:46
    Permalink

    Opa, cá estou de novo! Esse filme é ótimo! Trabalhei com ele nas minhas turmas de pedagogia. Assista também O Triunfo.

    Resposta
  • 10/10/2011 em 16:52
    Permalink

    Olá
    Achei o filme fantástico !!!Primeiro assisti todo em Inglês, ai chegando em casa o meu filho havia me indicado o mesmo filme!!!!
    Assim assisti o filme novamente e resolvi passar nas oitvas e ensino médio da escola que acabara de entrar como vice diretora pois é uma região muito perigosa de Sampa.
    Os alunos assistiram e gostaram muito, professores da época fizeram um diário com fotos e relatos da escola.Foi marabilhoso e hoje faz parte do projeto pedagógico da escola.
    Assim , estamos realizando alguns trabalhos após assistir ao filme.
    Sei o quanto ele é importante para alunos e professores pois precisam melhorar a autoestima de ambas as partes,os alunos irão apresentar os diários com relatos da vida cotidiana ,escolar, fotos e enfim o que o filme representou para eles e para mim que estou com eles há 04 anos.!!!!

    Resposta
    • 10/10/2011 em 17:57
      Permalink

      Oi Nery,

      Que bom. Trabalhos assim são importantes.

      A escola burocrática, com cadeiras, livros e quadro cansa e estressa alunos e professores.

      Continue.

      Abraços,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *