Pipocam pelo Brasil greves e lutas dos profissionais da educação… por que será?

Venho afirmando que não se melhora a educação batendo de frente com os profissionais da educação.

Uma coisa é, se tiver um mau profissional [o que pode ser difícil de definir], tentar resolver a situação. Situações pontuais, como em toda categoria profissional.

Achar que a culpa é da “categoria professor” é problemático, mas é ideia que ganha cada vez mais força entre os setores mais conservadores e reacionários e, pasmem, até mesmo nos que se dizem progressistas.

Ora, não se melhora a saúde pública fazendo o médico trabalhar 40 horas dentro de um hospital operando sem parar!

Recebi uma mensagem da professora Estela Rossetto, do IFSP – Campus Sertãozinho, contando as condições de trabalho oferecidas aos professores e indicando uma petição pública contra uma medida do governo que, claro, acha que a culpa de todos os males são os professores, que são vagabundos.

Vou resumir a mensagem:

Sou docente no IFSP-Campus Sertãozinho, leciono Biologia para o Ensino Médio (integrado ao técnico) e superior (licenciatura em Química).

Estamos em greve há uma semana. Fizemos uma paralisação de 2 dias em junho, mas o governo não conversou conosco, nada mudou, nenhum diálogo ocorreu, tivemos que parar.

A situação é muito difícil: o governo federal está ampliando em velocidade estonteante a quantidade de Campi dos IFs, mas sem condições de trabalho e, portanto, sem condições de oferecer ensino de qualidade: os concursos para docentes e técnico administrativos são raros e para pouquíssimas vagas, insuficientes para a necessidade de força de trabalho atual.

Os técnico-administrativos estão sobrecarregados de trabalho, os professores estão com carga em sala de aula de mais de 18hs semanais, em 4, 5, 6 e até 7 componentes (disciplinas)diferentes!!!

Em alguns campi não há biblioteca, ou se há ela é precária. Não há local de trabalho para os docentes…

Um dos pontos [da FTP, motivo da petição abaixo] é a absurda exigência de que o docente cumpra horário extra-classe na escola (sem condição de trabalhar), batendo ponto de entrada e saída 4x por dia (para fazer o quê nos horários que não tem aula e poderia estar em casa estudando, preparando aula, corrigindo trabalhos?).

Só para vocês terem uma ideia: tem uma professora aqui que tem 7 disciplinas (sim sete) diferentes de um curso que abriram esse
ano: ela é a única docente da área… não tem concurso. Todo dia é ela… e o tempo para preparar as aulas?? E se ela sai as 16h, precisa ficar plantada na escola, sem sala adequada, tem uma só para 45 professores, sem computador (temos 3, 1 quebrado)… é vergonhoso.

Pelo que vemos nos movimentos, daqui a pouco seremos nós que teremos que ser libertados de trabalho degradante semi-escravo!

Temos que mostrar nossa força, mostrar que o problema da educação não está nos professores, mas na falta de estrutura adequada que é dada aos professores.

Temos que mostrar que não se melhora a educação achatando os profissionais de educação.

Participe de mais este movimento, assine a petição e mostre solidariedade:

Abaixo-assinado Contra a portaria que aprova a FTD – Folha de Trabalho Docente do IFSP

Os abaixo-assinados vêm respeitosamente solicitar a revogação imediata da Portaria 2158/08-2011 que regulamenta a Folha de Trabalho Docente do IFSP, a fim de alterá-la, dialogando com as partes envolvidas, por ser tratar de uma Portaria nociva ao trabalho docente e ao bom funcionamento da escola e a qualidade dos serviços educacionais prestados pelos mesmos, interferindo de maneira negativa no aprendizado dos alunos, pois a aplicação desta Portaria implica que os docentes tenham de cumprir integralmente o horário extraclasse de trabalho dentro das dependências da Instituição que não oferece condições mínimas para a realização de atividades tais como a preparação de aulas, elaboração e correção de provas e trabalhos, que exigem além de equipamentos de informática e livros suficientes para todos, também condições de espaço, silêncio e privacidade.

O Abaixo-assinado Contra a portaria que aprova a FTD – Folha de Trabalho Docente do IFSP, para Reitor do IFSP Arnaldo Augusto Ciquielo Borges foi criada e escrita pela comunidade IFSP – Campus Sertãozinho.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Professor

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *