Culpar os professores é fácil… assim como culpar o gari pela sujeira das ruas ou os médicos pela falência da saúde pública

Está virando moda culpar os professores pelos maus resultados na educação.

Já tive a oportunidade de responder aqui à pérola verbalizada pela hoje secretária de educação do município do Rio de Janeiro, quando ela afirmou que “quando um alunos é reprovado, é sinal que o professor falhou”.

Mas os devaneios continuam.

Há pouco foi a vez do vereador Burro afirmar que professor não serve pra nada.

E, constantemente, um economista que pensa que entende de educação, mas que na verdade entende de “como não gastar dinheiro com a educação, diga-se, com os professores”, persegue os professores como se estes fossem os culpados dos pífios índices que o Brasil alcança.

Ora, é um erro colocar somente na mão do professor o aprender do aluno.

O aprendizado vai muito além e envolve uma série de coisas.

Uma coisa é o professor com poucos alunos, com muita estrutura, com tempo disponível para planejar e estudar suas aulas, com alunos que têm atendidas suas condições mínimas de cidadania.

Outra coisa é o que temos.

Se os “donos” do dinheiro, os fantásticos fazedores de leis, os secretários que se dizem educadores não atentarem para isso vamos ficar mais algumas décadas martelando a madeira sem prego ou dando murros em ponta de faca, sem tentar mexer no que realmente é necessário para que as crianças possam melhorar seu rendimento escolar.

[Se é que já não se atentaram para isso e fazem de propósito, se é que vocês me entendem…]

O que quero dizer é que, muito além dos professores – os quais, ao contrário do que versa o imaginário popular construído por esses sacripantas, em sua imensa maioria fazem seu trabalho da melhor maneira que lhes é possível fazer – há inúmeras outras variáveis que influenciam nos baixos índices de Ideb, reprovações ou qualquer outro aspecto que queiram.

Dentre elas, por exemplo, o local onde elas moram. Vejam o artigo Como comparar performances?, que fiz baseado em uma pesquisa que atestou isso – a ciência corroborando o saber popular e de experiência.

Mas não é só isso.

A família, independente de como ela é, faz enorme diferença se ela ajuda o filho ou não em seus estudos.

Pode perguntar em qualquer escola: os melhores alunos, em geral, são aqueles os quais a família está sempre presente – nas reuniões, fora das reuniões, querendo saber, procurando os professores – e está interessada nos estudos de seu filho.

E isso não é coincidência.

Nós, professores, temos pouco poder neste sentido. O que podemos fazer, fazemos, conversando, dando conselhos, chamando os responsáveis sempre que necessário, parabenizando aqueles que fazem seu trabalho.

Muitos outros fatores influenciam o aprendizado, quase todos eles em poder dos políticos e seus indicados [classe do vereador Dario Burro], e que eles não oferecem decentemente às crianças: pré-natal, saúde, alimentação, moradia decente, segurança, liberdade…

São os elementos que aponto à secretária na Carta aberta, citada anteriormente.

Querer colocar a culpa da má educação somente nos professores – colocando as famílias somente como vítimas e o phoder público como aquele que tenta, tenta e tenta, mas não é correspondido pelos trabalhadores, é maquiavélico.

É um trabalho em conjunto em que os professores são aqueles que estão na ponta, no front de batalha. Mas não são os culpados de o país perder a guerra.

Seria como culpar o médico pela falência da saúde pública, antro de corrupção, de desvio de dinheiro, de hospitais sucateados, etc. [apesar de sabermos da existência de maus profissionais entre os da saúde].

Ou querer culpar o gari pela sujeira das ruas.

Ora, a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro, é varrida 6 vezes por dia!

E, se você passar por lá, a qualquer hora, verá um monte de lixo no chão.

A culpa é dos garis? Claro que não!

Mas, na visão dos secretários de educação e dos economistas especialistas em educação, a culpa deve ser dos professores, que não educaram a população…

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Fazendo minha parte. Quem quiser, que faça a sua

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Culpar os professores é fácil… assim como culpar o gari pela sujeira das ruas ou os médicos pela falência da saúde pública

  • 17/09/2011 em 23:04
    Permalink

    Concordo com o que disse a sua secretária,Declev,que disse que quando um aluno não aprendeu o professor é que falhou.Mas falhou por causa dela (a secretária)e do governo que ela representa.
    Agora,Declev,não tem um jeito de a gente responder às provocações (não análises e nem tampouco artigos)do Ioschpe?Eu não leio mais a revista “Óia”na qual ele escreve,mas aposto que ele anda excrevendo (como excremento) as mesmas tolices.
    Abraço.

    Resposta
    • 19/09/2011 em 22:59
      Permalink

      Oi Valter,

      Eu continuo discordando. Acho que quando um aluno é reprovado toda a sociedade falhou. Uns mais, outros menos, de acordo com as responsabilidades de cada um.

      Ora, se um rapaz fica embriagado, pega um carro, bate e para no hospital, um médico o atende, mas o rapaz morre… a culpa é do médico?

      Por que que no caso de um aluno que não tem moradia, não se alimenta direito, vive na violência, é vítima de violência, não tem cultura, é desestimulado a todo instante, pela mídia, a estudar… quando “morre” no estudo é culpa do professor?

      Abraços,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *