Dica de filme: A Onda

Dica de filme: A Onda.

O filme A Onda é muito impactante. Uma pancada.

Mostra como podemos ser manipulados, aliás, como SOMOS manipulados em torno de uma ideia, de uma necessidade de ser alguém, de pertencer a um grupo.

Para mim, nada diferente do que acontece quando certos manipulados imbecis vestem uma camisa de um time qualquer e se acham diferentes, superiores e no direito de bater em alguém por pensar diferente, dentre outros exemplos de fanatismos grupais.

O filme é baseado numa história real, o que o torna mais interessante ainda. Foi adaptado do ensaio The Third Wave (A Terceira Onda), do professor de História Ron Jones, no qual relata sua experiência numa escola da Califórnia (EUA), em 1967, na tentativa de explicar na prática como Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha.

Tem duas versões, que eu saiba; uma americana, mais antiga, e uma alemã, de 2008. Eu vi a alemã.

Vejam aqui dois bons artigos sobre o filme:

Vale a pena ler a respeito, vale a pena ver o filme, vale muito a pena trabalhar com os alunos.

Quem quiser está disponível no youtube e o o coloco abaixo:

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Fora dA Onda

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *