Gênero e Diversidade na escola – cursos gratuitos e oficinas nas escolas

Gênero e Diversidade na escola – cursos gratuitos e oficinas nas escolas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ tem um núcleo de pesquisa e extensão denominado Gênero e Diversidade na Escola.

O Projeto Diversidade Sexual na Escola é realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Diversas atividades estão sendo oferecidas neste ano de 2012, dentre elas cursos gratuitos e oficinas nas escolas.

Estão sendo oferecidos dois cursos gratuitos:

  • 1 – Diversidade Sexual e de Gênero na Escola, aberto a qualquer profissional de educação. É inteiramente gratuito e dirigido para todos/as profissionais que atuem na rede pública de educação básica.
  • 2- Diversidade na Escola, que agrega dois módulos adicionais “Juventudes” e “Diversidade étnico-racial”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, através do programa Rio Escola Sem Preconceito e voltado prioritariamente para profissionais da rede municipal do Rio de Janeiro.

Eles também têm um Grupo de Estudo, aberto a qualquer interessado, com objetivo de produzir debates utilizando produções acadêmicas que agreguem diferentes áreas de conhecimento, agregando pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de educação e saúde e outros/as interessados/as no tema.

Basta chegar no dia e horário marcados com disposição para discutir e produzir trocas. O grupo se reúne na segunda quarta-feira de cada mês, das 13h às 17h, a partir de 11 de abril.

Por fim, também são oferecidas Oficinas em escolas.

São oficinas de curta duração para profissionais de educação em instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, discutindo diversidade sexual e de gênero na escola. A oficina é direcionada a todos/as os/as profissionais da escola, com 4 horas de duração, realizada pela equipe do Projeto.

Para mais informações, acessem o site do Grupo Diversidade Sexual na Escola.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Pelo fim da discriminação

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *