No Rio, tutores avaliarão o desempenho dos professores em sala de aula

Tutores avaliarão o desempenho dos professores DENTRO da sala de aula.

Venho insistentemente denunciando o indiscriminado ataque aos professores feito como forma de eximação de culpa de todos os outros setores envolvidos pela má educação brasileira.

A educação vai mal? Culpa dos professores, lógico!

Não, não sou nem ingênuo nem corporativista. Sei que tem professores muito ruins e não me solidarizo com estes.

Mas o problema é que não nos dão condições de trabalho, mas querem cobrar e culpar pela falência produzida por eles próprios.

Então, quando as turmas tiverem no máximo 15 ou 20 alunos; quando o salário for decente (por exemplo, no mínimo equiparado com o professor universitário de mesma formação); quando a escola tiver tudo o que precisamos, tanto nos aspectos físiscos quanto nos aspectos de pessoal; quando nós tivermos o dobro do tempo (no mínimo) para planejamento e estudos… aceitarei que tenha uma espécie de avaliação dos professores.

Só.

Ah, e só pra não deixar passar: seria muito interessante colocar uma supervisão dessas para acompanhar o “trabalho” daqueles que trabalham (ou enganam) nas secretarias de educação, que não tem mais coragem de enfrentar uma turma (ou que nunca o fez), mas acha que entende de educação.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Se entrar em minha sala, saio pra ir ao banheiro e vejo como o tutor se sai…

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *