Incentivo para cursar mestrado e doutorado no município do Rio de Janeiro

Incentivo para cursar mestrado e doutorado no município do Rio de Janeiro.

De vez em quando, é verdade, pingam umas gotas de boas notícias, no deserto da educação.

Vejam esta notícia:

Professores municipais receberão incentivo para fazer mestrado e doutorado

Professores de colégios municipais do Rio receberão incentivo para continuar frequentando os bancos estudantis. Cem docentes da rede pública serão selecionados pela prefeitura para um programa de bolsas de estudo. Os educadores poderão ganhar até R$ 1,3 mil por mês para cursar mestrado ou doutorado. O valor do benefício deverá ser usado para cobrir as despesas referentes à dedicação a esses cursos. (…)

O objetivo do programa de concessão de bolsas é avançar na capacitação dos professores. Segundo dados do IBGE de 2010, só pouco mais 11 mil profissionais da educação na cidade do Rio têm mestrado e cerca de 8 mil contam com um doutorado no currículo. No estado, esse número sobe para 18 mil e 11 mil, respectivamente. O dado refere-se tanto a educadores da rede privada como da rede pública. Para se ter uma ideia, apenas na rede pública de ensino do estado existem 116 mil professores. Na rede municipal da capital, são cerca de 41 mil professores enquanto que na rede estadual são aproximadamente 75 mil docentes.

O decreto ainda será regulamentado pela secretaria municipal de Educação. Somente a partir disso os professores poderão entrar com o pedido do benefício.

Falei há pouco tempo por aqui sobre isso.

Eu já tenho mestrado e doutorado – e o fiz SEM bolsa nenhuma, nem da Capes, nem do município e, pior, ainda tive que pagar VÁRIAS faltas por conta de meus estudos, visto que nem todas as direções nem a secretaria são benevolentes em relação a isso.

Espero que agora, depois desta, venha também a boa notícia de que o município irá promover uma forma de MANTER os professores com mestrado e doutorado em seus quadros.

Porque, vou lhe falar: é difícil aguentar o sistema.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Doutor em levar na cabeça

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *