Home » Meio Ambiente » Controle Social e Participação Popular » Construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro

Construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro

Estou envolvido, como facilitador de grupos, com a construção do Programa Municipal de Educação Ambiental.

A construção do texto será totalmente coletiva, feita em diversas fases.

Na primeira, toda a sociedade está convidada a enviar propostas, ideias, pedaços de texto, informações ou o que quer que seja que julgue importante constar no Programa.

Depois, com todas as propostas em mão, o um texto-base será construído e este ainda irá ser “sabatinado” em 14 encontros por todo o município – abertos a quem quiser participar – para remodelar e ajustar o texto.

Copio aqui o convite feito para a participação, convidando a todos para que enviem suas propostas. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta ter boa vontade e boas ideias.

Envie sua proposta até o dia 8 de agosto de 2014.

Aqui você pode entrar no site do ProMEA.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira

Programa Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio de Janeiro – ProMEA-Rio

Construção Participativa do Texto-Base

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do seu Centro de Educação Ambiental – CEA, está elaborando o Programa Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio de Janeiro – ProMEA·Rio, visando a consolidação da Política Municipal de Educação Ambiental no município, de acordo com a Lei Municipal nº 4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental.

O ProMEA·Rio em sintonia com o Programa Nacional de Educação Ambiental, o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra, será elaborado através de um processo participativo envolvendo os atores sociais dos diversos territórios da cidade, em Workshops onde será apresentado um Texto-Base a ser discutido, alterado e aprovado através de consenso.

Para a construção desse Texto-Base estamos convidando educadores, ambienta listas e educadores ambientais para apresentarem propostas, que deverão estar articuladas aos seguintes tópicos da estrutura inicial do documento: diretrizes, princípios, objetivos, público-alvo, e linhas de ação, que deverão nortear esta política.

Neste sentido, gostaríamos de convidá-Io para participar enviando suas propostas, articuladas aos tópicos, até o dia 8 de agosto pelo email do promea: contato@promea-rio.com.br

Contamos com a sua participação e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,

Daniele Simas
Diretora do Centro de Educação Ambiental

About Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutor em Ciências pela UERJ.

Check Also

Os diálogos inter redes na perspectiva dos Fóruns brasileiros de educação ambiental

A Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA – foi criada em 1993 e articula, …

2 comments

  1. Danielle Simas

    Declev, gostei de ver a divulgação do Programa Municipal de Educação Ambiental no seu Blog. Obrigada pelo apoio. Tenho certeza que estamos no caminho certo e vocês, educadores ambientais, estão sendo fundamentais neste processo. O ProMEA-Rio, esta sendo construído de forma participativa, a colaboração de todos é importante.
    Ainda serão realizados 13 workshops participativos. O primeiro aconteceu dia 16/08 no Parque Natural Municipal do Bosque da Freguesia e o próximo será dia 30/08 no Parque Natural Municipal do Bosque da Barra – Núcleo de Educação Ambiental, no horário de 10h às 15h.
    Abs Danielle Simas – Diretora do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
    http://www.promea-rio.com.br