Vida de professor cansa! E é assim mesmo. Cheguei em casa 23h, havia saído às 7:30h. Não, não passo o dia todo dando (ou melhor, vendendo) aulas; tenho outros trabalhos.
Mas faz parte da vida do professor, certo? Ou ele tem diversos trabalhos como professor – aí entra em sala bem cedo e sai bem tarde – ou ele tem suas escolas e outros diversos – aí ele sai bem cedo de casa e chega bem tarde.
Hoje passei um filme pra turma da noite, sobre um professor de basquete, dentro de uma escola do subúrbio dos EUA, onde a maioria é negra. O time de basquete começou a ganhar todas, mas o professor cobrava deles a presença nas aulas e as boas notas – o que, claro, eles não tinham. Ele cancelou todos os treinos e jogos até que o time todo estudasse e tirassse boas notas. É claro que todos foram contra ele, blá blá blá, aquele melodrama de professores que nós conhecemos dos filmes. E o basquete nos EUA parece pior que uma religião né?
Claro que todos foram felizes, inteligentes e bons jogadores para sempre. Mas confesso que não deu pra assistir o final do filme! É mole? Bateu o sinal, deu 22h e todos tivemos que sair sem ver o final – mas que podemos imaginar…
Mas que é interessante e instigante ver estes filmes sobre professores é né? Como Sociedade dos Poetas Mortos, Escola de Rock e outros. Dá até mais ânimo pra tentar ser diferente… até encontrarmos tudo igual pela frente e a resistência ser tão forte que nos desanima de novo! Aí assistimos outro filme e a vida continua…
Mas é raro vermos um com uma professora! Por quê será…?
Em tempo: ensinar é diário e em qualquer lugar… veja o Raphael ensinando a introduzir!
gosto muito desses comentarios a respeito do professor envie para meu i-mail
PARA SER PROFESSOR É PRECISO AMAR MESMO A PROFISSÃO,POIS PROFESSOR NÃO É PROFISSAÕ É VOCAÇÃO,SÓ POR AMOR……
Pra seur professor é só
Aquele que tem o dom de insinar ,de passar tudo que
aprende.Se nao tevese professor nesse mundo o que seria de nós?
gostei muinto da atitude dessa professora
bom dia, qual o nome desse filme do professor de basquete.
Oi Elzita,
Me desculpe, mas não lembro do nome do filme. Faz tempo, e mesmo à época, eu não me liguei no nome.
Abraços,