Como escolher uma carreira?

Como escolher uma carreira deve ser a pergunta mais recorrente entre os adolescentes que estão cursando o Ensino Médio.

E, com o novo Ensino Médio, então, escolher uma profissão não é realmente algo fácil nem simples.

Sendo assim, o Novo Ensino Médio, implementado em 2022, vem com a proposta de facilitar essa tarefa. Com isso, a ideia é ajudar os estudantes a decidir qual carreira seguir nesta nova etapa da vida.

Como existe esta dificuldade e o novo Ensino Médio mudou mutas coisas, nós trazemos o artigo de um especialista do Colégio Marista Arquidiocesano que explica como escolher a profissão certa.

Ele dá cinco dicas sobre como escolher uma carreira com o Novo Ensino Médio.

Como escolher uma carreira?

Escolher uma profissão nunca é algo fácil nem simples. Sendo assim, o Novo Ensino Médio, implementado em 2022, vem com a proposta de facilitar essa tarefa. Com isso, a ideia é ajudar os estudantes a decidir qual carreira seguir nesta nova etapa da vida.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, Patrick Oliveira de Lima, a mudança torna essa etapa escolar mais atrativa para os jovens, garantindo a oferta de educação de qualidade a todos e aproximando as escolas da realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

“Ele pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil. Isso é possível na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos ou, ainda, em cursos que proporcione o desenvolvimento de habilidades que os aproximem das formações técnicas e/ou profissionais pretendidas. A escolha do itinerário formativo será feita pelo estudante de acordo com suas aptidões, curiosidade e projeto de vida”, afirma o coordenador.

5 dicas sobre como escolher uma carreira

Confira 5 dicas para ajudar na escolha da carreira com o Novo Ensino Médio:

1. A aprendizagem ficou mais atual com o Novo Ensino Médio

O caminho de itinerários permite que a aprendizagem dos estudantes esteja num quadro que dialoga com a atualidade, pois as situações-problemas desenvolvidas na escola se aproximam mais das questões em que os jovens vivenciam e encontrarão em suas vidas.

2. Aproveite para conhecer a carreira e tirar dúvidas:

Explorar os itinerários optativos permite aos estudantes ter experiências de escolha, diminuindo suas dúvidas sobre aptidões, bem como fortalecer seu projeto de vida.

3. Se já decidiu, busque aprofundamento

Considerando as rápidas mudanças que cada um passa na vida, fica a dica para o estudante que acredita já estar certo do que quer, procurar conhecer a fundo o cotidiano da carreira escolhida, bem como o percurso de formação exigido.

4. Informação é o melhor caminho

Pode ajudar bastante no direcionamento do projeto de vida e carreira buscar por informações de cursos superiores, bem como sobre o perfil de cada profissão. Conhecendo as carreiras e os seus afazeres, o jovem pode identificar se seu perfil se adequa àquele contexto profissional.

5. Investigar é preciso

Visitar feiras e seminários de profissões é uma ótima maneira de conhecer os cursos superiores, as grades curriculares e um pouco do dia a dia da profissão desejada. Assistir a palestras, workshops e todas as atividades que forem “mão na massa” também ajuda.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *