Como fazê-los fazer?

Estou no computador da secretaria da escola. Esta escola agora é a do Rio, onde também tenho uma matrícula, há uns 4 anos. Vim parar numa escola ao lado do cemitério… acho que meu destino é esse: lixo!

Uma ao lado do aterro de lixo (já saí de lá, indo pra secretaria de educação – mas isto é pra outro post), outra ao lado do aterro de gente!!!

Como eu ia dizendo, estou na secretaria da escola, utilizando o computador daqui, após dar minha aula. Hoje só tenho a primeira, das 7:10h às 8h. Escolhi este horário propositalmente, para poder trabalhar o dia todo em outro lugar.

Mas, voltando, como é difícil fazê-los fazer! Esta turma da qual saí é a 6a série, com alunos dos seus 12 ou 13 anos. Impressionante… alguns não tiram nem a mochila das costas. É sério! Não tiram nem a mochila das costas! Ficam conversando o tempo todo, andando pela sala ou mesmo sentados, sem abrir caderno, livro ou pegar num lápis.

E olha que não sou do tipo que enche o quadro com baboseiras tiradas de um livro. Aliás, este deve ser o meu erro, porque se faço isso, imediatamente eles sentam e copiam. Gostam disso, porque é a única coisa que conseguem fazer.

Como eu dou aulas em uma sala de ciências , de forma que busco a criatividade e pesquisa deles, muitos nem tentam fazer algo. Eu me nego a fazê-los copistas, eles se negam a ser pensistas.

Hoje, continuando a aula anterior, pedi para, em grupo, bolarem um jogo de ciências, pelo qual as pessoas podem aprender ciências brincando. Alguns grupos tentam, outros fazem, outros reclamam, reclamam, mas tentam, coitados… outros alunos simplesmente têm a atitude que descrevi: nada.

Impressionante.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

3 thoughts on “Como fazê-los fazer?

  • 24/10/2007 em 23:38
    Permalink

    ai mane q q eu te ajude a colcoar mais coisas engraçadas ai

    Resposta
  • 25/02/2009 em 15:08
    Permalink

    Gostaria de receber trabalhos pronto por e-mail para trabalhar em sala de aula com meus alunos de ciencias e biologia.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *