Corpo humano – trabalho prático na sala de ciências

Para quem é do ensino de ciências, vamos ao que deu certo – ao menos mais ou menos… projeto Corpo humano – trabalho prático na sala de ciências!

Fiz certa vez uma proposta, no laboratório ou sala de ciências da escola, de construirmos um corpo humano como um “quebra-cabeças”, talvez inspirado em mim mesmo

Foi uma atividade prática. Os alunos, em grupo, desenharam e recortaram, em papelão, um formato de corpo humano. Depois, desenharam e pintaram em papel os órgãos do corpo humano, que também foram colados em papelão e recortados.

Assim, eles puderam, ao apresentar o trabalho para os outros grupos, “reconstruir” o corpo e seus sistemas, explicando, claro, as funções de cada órgão, cada sistema, as questões de saúde envolvidas, etc.

Vamos às fotos:

Fazendo o molde das peças

Fazendo o acabamento

Fazendo o acabamento

Fazendo o acabamento no molde do corpo humano

Fazendo pesquisa para os órgãos

Pesquisa para fazer os órgãos

O “quebra-cabeças” quase pronto

Aprodução dos órgãos

Um dos sistemas prontos

 

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Corpo humano

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

48 thoughts on “Corpo humano – trabalho prático na sala de ciências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *