III Conferência Infanto-Juvenil sobre Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), uma parceria entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, realizará sua terceira edição este ano.

É um momento em que todas as escolas de Ensino Fundamental do Brasil podem participar do processo de construção coletiva de responsabilidades e ações que contribuam para transformações da qualidade de vida local e planetária.

A CNJIMA é uma campanha pedagógica de mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar, trazendo a dimensão política do meio ambiente para os debates dentro das escolas.

O tema Mudanças Ambientais Globais será trabalhado em três momentos de encontros e debates : Conferência na Escola, Conferência Estadual (opcional) e Conferência Nacional. Os resultados das conferências nas escolas e nos estados serão debatidos por delegados e delegadas, estudantes entre 11 e 14 anos, que foram eleitos por seus pares para representá-los em Brasília, em abril de 2009.

Além dos espaços presenciais, a CNIJMA conta com dois endereços na Internet:

– o site oficial, com o material didático produzido para o estudo dos temas, informações sobre o processo da Conferência e notícias – que pode ser acessado no endereço www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008. O material didático foi também encaminhado em versão impressa para todas as escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental do país.

– a Comunidade Vamos Cuidar do Brasil!, espaço de interação, de reflexão e de registro de todo o processo, desde a escola até Brasília. Hospedada no EducaRede – portal de educação mantido pela Fundação Telefonica e coordenado pelo Cenpec – pode ser acessada pelo endereço www.educarede.org.br.

Se tiver dúvidas para inscrever-se na Comunidade, assista o vídeo elaborado pelos NTEs do Rio Grande do Sul:

http://www.youtube.com/watch?v=ep-CLKBL3rI

Desta maneira, duas importantes questões presentes atualmente na Educação estão juntas: o Meio Ambiente e o Letramento Digital. É mais uma oportunidade de utilização das tecnologias digitais de maneira significativa.

Atenciosamente,

Equipe da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
http://www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008
conferenciainfanto@mec.gov.br
(61) 2104-6142/ 6166

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

55 thoughts on “III Conferência Infanto-Juvenil sobre Meio Ambiente

  • 04/09/2008 em 20:44
    Permalink

    muito bom…
    mas quero fazer uma pergunta,
    a passagem para ir até o lugar é a pesoa que paga?

    Resposta
  • 05/09/2008 em 09:18
    Permalink

    Oi Sarah,

    Há todo um processo de escolha nas esferas estaduais de quais sairão os representantes.

    Os representantes escolhidos – pelos Conselhos Jovens e Secretarias Estaduais – têm todos os custos pagos pela Conferência.

    A quantidade de representantes varia pela quantidade de escolas de 3o e 4o ciclos existentes em cada escola.

    Abraços.

    Resposta
  • 19/09/2008 em 08:42
    Permalink

    O site é muito informativo…
    Mais gostaria de saber, questões relacionadas á cada elemento…
    pois seria muito util para mim.

    Obrigado pela atenção .

    Resposta
  • Pingback: Mais um dia na vida de um professor | Diário do Professor

  • 24/09/2008 em 23:53
    Permalink

    Sim Samuel, sempre é bom discutir estes assuntos.

    Melhor ainda será quando, depois de aprendermos a discutí-los, aprendermos a tomar decisões e cobrar decisões baseados nestas discussões.

    É assim que a educação ambiental deve acontecer.

    Abraços.

    Resposta
  • 10/10/2008 em 20:42
    Permalink

    Já desenvolvo trabalhos nas escolas da paraíba mais precisamente na cidade de Livramento no cariri paraibano, onde a nossa vegetação típica é a caatinga e infelizmente a cultura dos outros estados brasileiros é colocar a região do semi-árido paraibano como uma coisa feia, seca e onde as pessoas passam fome e sede e na verdade temos as nossas potencialidades, onde buscamos dinamizar na comunidade escolar como devemos aprender a conviver com o semi-árido, creio que os trabalhos que desenvolvo tenha ajudado os nossos alunos a ver um lado bonito e dinâmico da nossa vegetação. Sou bióloga e educadora ambiental e mais informação sobre a nossa atividade podem entrar em contato.

    Resposta
  • 13/10/2008 em 23:28
    Permalink

    Olá Cristina,

    Muito bom o seu trabalho. Continue.

    É sempre importante desenvolver ações que valorizem as culturas e ambientes locais.

    Precisamos disso.

    Abraços.

    Resposta
  • 24/10/2008 em 20:12
    Permalink

    hoje participei da conferencia na regional.E graças a deus ganhei estou muito feliz por ter essa oportunidade de participa e leva adiante a minha responsabilidade e a minha ação.tenho serteza que esser projeto vai ter resultados e muito bons.darei o melhor de min para que eu possa chegar la em brasilia e mostra as minhas ideias e objetivos

    Resposta
  • 30/10/2008 em 11:56
    Permalink

    oi pessoal eu queria saber quando que foi o prazo de inscrição para a conferência….

    Resposta
  • 14/11/2008 em 07:59
    Permalink

    gostaria de saber qual é o prazo final para envio da folha retorno

    Resposta
  • 14/11/2008 em 07:59
    Permalink

    gostaria de saber qual é o prazo final para envio da folha retorno da III Conferencia Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

    Resposta
  • 14/11/2008 em 11:03
    Permalink

    Oi Tatiane,

    Oficialmente, a data do MEC, é dia 15 de novembro, amanhã…

    Mas ligue para Secretaria de Educação do seu Estado e veja direitinho, pois cada estado tem uma dinâmica diferente.

    abraços.

    Resposta
  • 16/11/2008 em 12:58
    Permalink

    minha professora sem querer me inscrevel como suplente, gostaria de saber se irá para Brásilia apenas os delegados ou os suplentes irão junto

    Resposta
  • 16/11/2008 em 15:43
    Permalink

    Somente os delegados irão para Brasília. Os suplentes irão se acaso o delegado não puder ir, substituindo-o.

    Abraços.

    Resposta
  • 17/11/2008 em 09:41
    Permalink

    Olá turma!!!

    Bom dia a todos. Preocupados com a nossa Amazônia, já realizamos a nossa conferência, estamos aguardando a conferência Regional, Estadual e se Deus quizer a Nacional. Nossa conferência foi um sucesso, alcançamos nossos objetivo almejados, mas temos muito a fazer para combater o desmatamento ilegal e a poluicção do meio ambiente. Sabemos que na Amazônia está centralizada a maior fonte de água potavel do mundo, temos que preservar o nosso futuro, o futuro de nossos filhos, dos nossos netos e de toda nação que dela venham a necessitar, pois se continuar do jeito que vai em breve toda essas belezas que aqui existe logo acabará, vamos todos juntos para preservar a nossa Amazônia.

    Abraços a todos os defensores do meio ambiente.

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:19
    Permalink

    eu sou delegada e gostaria de saber se eu vou para BRASÍLIA ou só vai quem passou por alguma prova?
    pode responder para mim?

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:29
    Permalink

    oi boa tarde sou a Laryssa e estou muito interesada porque sou delegada e estou muito contente porque voi buscarmeus objetivos para ser alguem na vida por tanto minhas professoras(os) falam que sou muito esforçada e quero ser sempre assim entao proucuro minhas responsabilidades e com certeza vou dar certo e vejo vcs la com fé em Deus …. obrigada.

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:30
    Permalink

    oi boa tarde sou a Laryssa e estou muito interesada porque sou delegada e estou muito contente porque voi buscar meus objetivos para ser alguem na vida por tanto minhas professoras(os) falam que sou muito esforçada e quero ser sempre assim entao proucuro minhas responsabilidades e com certeza vou dar certo e vejo vcs la com fé em Deus …. obrigada.

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:35
    Permalink

    oi,boa tarde sou delegada da minha escola e quero falar que eu acho isso muito importante para os jovens o meio ambiente é a nossa vida tudo que a em nosso redor e que for plantado e um pouco do meio ambiente…. meu muito obrigada.

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:35
    Permalink

    Oi Laryssa,

    Não precisa de prova pra ir pra Braília.

    Mas a Secretaria de Educação de seu estado é que vai ecolher quais os delegados de quais escolas que irão pra lá.

    Isso depende da escolha do material feito na Conferência das escolas: o desenho, a ação, a responsabilidade.

    Você já passou por esta escolha? Ou é delegada de sua escola, mas ainda não foi escolhida pela Secretaria de Educação?

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:42
    Permalink

    olá eu queria saber sobre a 3° conferencia se os delegados eleitos de curitiba para irem para cascavel já foi, eu sou um desses delegados e não fiquei sabendo de nada não ligaram para a escola nem ligaram para mim. e eu queria saber o dia que vai ser lá em cascavel. meu telefone é (41)32613791
    .

    Resposta
  • 19/11/2008 em 16:46
    Permalink

    Oi José,

    Eu não tenho acesso a essa informação.

    Quem organiza as Conferências municipais são as Secretarias Estaduais de Educação. Ligue para a sua Secretaria Estadual e veja quem está organizando a Conferência aí no sul.

    É o mesmo endereço e telefone para onde a escola mandou o material da Conferência.

    A Conferência Nacional será ano que vem, em Brasilia.

    Abraços.

    Resposta
  • 20/11/2008 em 18:29
    Permalink

    olá Cristina
    Sou Suporte Pedagógico do Colégio Estadual de Rio Sono – Municipio de Rio Sono – Estado do Tocantins , gostari de saber que cada escola deverá elaborar seu projetos com ações da III conferencia Nacional depois de realizado ações se e para ondem mandar as evidencias. como gostaria de mais informações e quero participar, porque é muito significativo esse trabalho em nossa comunidade, precisamo também de mais materiais e orientações

    Resposta
  • 21/11/2008 em 00:06
    Permalink

    Olá João,

    Não entendi muito bem suas perguntas…

    Sua escola recebeu o material da Conferência, enviado pelo MEC? Lá tem o passo-a-passo para realizar as atividades.

    Se não recebeu, entre em contato com a equipe da Cofnerência, no endereço e telefones ao final do post.

    abraços.

    Resposta
  • 19/01/2009 em 16:38
    Permalink

    Olá!!!
    sou delegada da escola estadual jardim
    gostei muito de participar da conferêciaentre escolas das Dre’s de arraias e dianopólis e queria saber a classificação para á conferêcia estadual que ocorrerá em palmas…

    Resposta
    • 25/01/2009 em 01:17
      Permalink

      Oi Dhiovana,

      Eu não tenho essa informação, mas você pode consegui-la através da Secretaria estadual de Educação do seu Estado.

      Liga pra lá.

      Abraços e boa sorte.

      Resposta
  • 21/01/2009 em 11:28
    Permalink

    Oi!!

    Eu participei na I conferência estadual infanto-juvenil pelo meio ambiente da bahia, e gostaria de receber informações. Quem são os 27 delegados elegidos que vão para Brasília, e se eu estou incluso entre tais.
    Me respondam por favor.

    Obrigado.

    Resposta
    • 25/01/2009 em 01:22
      Permalink

      Oi Manoel,

      Eu não tenho essa informação, mas você pode consegui-la através da Secretaria estadual de Educação do seu Estado.

      Liga pra lá.

      Abraços.

      Resposta
  • 27/01/2009 em 19:25
    Permalink

    Olá…Bom, eu participei da conferência e foi muito bom…!
    É sempre muito importante defender o meio ambiente e ajudá-lo de alguma forma…Mas eu gostaria de saber o nome dos delegados classificados aqui do Amazonas…Abraços

    Resposta
  • 29/01/2009 em 11:29
    Permalink

    Oi Estou aqui para saber um pouco mais sobre a conferencia, queria me informar qual será o dia que acontecerá as seletivas estaduais. Eu sou suplente e tambem gostaria de saber se falarei alguma coisa nas seletivas ou se é o o delegado e causa aconteça algum imprevisto com ele é que eu irei falar.
    Beijos!

    Resposta
  • 03/02/2009 em 16:28
    Permalink

    Olá eu sou delegada e ja fui paraa a conferencia e gostaria de saber quais os delegados de nova olinda-to q iram para palmas
    para a conferencia?por favor me respondam o mais rapido possivel! abraços…

    Resposta
    • 03/02/2009 em 20:22
      Permalink

      Oi Karoline, Gabriella e Laryssa,

      Eu não tenho as listas dos delegados.

      Só quem as tem é o pessoal das secretarias de educação dos estados de vocês. Geralmente são eles que estão à frente.

      Liguem para as secretarias de educação.

      Como eu sou do Rio de Janeiro, só poderia saber daqui. De qualquer forma, por exemplo, no Rio ainda não foi escolhido, pois a Conferência Estadual ocorrerá este mês ainda.

      Abraços.

      Resposta
    • 13/02/2009 em 21:55
      Permalink

      Oi Geysiane

      Quem tem esta informação é a Secretaria de Educação de seu Estado.

      Ligue para lá e tente descobrir quem estava responsável por fazer a seleção.

      Abraços.

      Resposta
  • 01/03/2009 em 20:50
    Permalink

    Oi,
    Achei o site de voces o maxímo , mas gostaria de saber se , as escolas que forem classificadas para Brasília só irão os delegados ou os suplentes irão também, pois aqui na minha cidade todo os participantes estão com duvidas em relação a isso
    Beijos

    Resposta
    • 02/03/2009 em 19:43
      Permalink

      Oi Gabriella,

      Obrigado.

      Para Brasília só irão os delegados. Os suplentes só irão na impossibilidade do delegado.

      Abraços.

      Resposta
  • 29/03/2009 em 10:57
    Permalink

    eu queria saber cadê as onde esta as pessoas que passaram para brasilia porque eu estou ansioso. euqueria q vc me sissese o site onde esta. obrigado.

    Resposta
    • 29/03/2009 em 12:21
      Permalink

      Olá Matheus,

      Quem tem esta informação é a Secretaria de Educação de seu Estado. Liga pra lá.

      De qualquer forma, quem vai já está sabendo, porque a Conferência será semana que vem e as passagens já estão compradas.

      Abraços.

      Resposta
  • 03/04/2009 em 19:30
    Permalink

    Olá ,
    eu sou irmã de um dos delegados do meu estado que já está em Brasilia eu queria saber onde posso ver videos deles lá em Brasilia alguma imagem ou alguma coisa desse tipo mostrando algo de lá ?
    desde já obrigado !

    Resposta
  • 28/06/2009 em 19:16
    Permalink

    Eu tive a oportunidade de participar da III Conferência infanto juvenil pelo meio ambiente !
    Foi muito legal
    numca vou me esqueçer desse dia
    realizamos alguns trabalhos
    vizemos cartazes
    foi otimo nem sei como falar isso

    Resposta
  • 08/09/2011 em 15:01
    Permalink

    Gostaria de saber quem participou da III Conferência Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente pode ser considerado voluntário?

    Resposta
  • 08/10/2011 em 20:36
    Permalink

    Sou de Aagoas e participei da terceira conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Quero saber quando ocorrerá a quarta conferência, pois, quero participar não mais como adolescente tendo em vista meus 17 anos de idade. Espero que possam me ajudar. Obrigado!

    Resposta
  • 08/10/2011 em 20:37
    Permalink

    Sou de Alagoas e participei da terceira conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Quero saber quando ocorrerá a quarta conferência, pois, quero participar não mais como adolescente tendo em vista meus 17 anos de idade. Espero que possam me ajudar. Obrigado!

    Resposta
  • 10/10/2011 em 07:52
    Permalink

    Amei ter participado da III Conferência Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente…quero muito participar se tiver a a quarta comferência,quero passar para todos como foi ótimo está aprendendo e poder passar os conhecimentos para todos …sou de Sergipe…estou feliz pelas pessoas da minha cidade,ficaram mais acordados para o nosso meio ambiente pois temos que preservar hoje né gente!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *