Exposição sobre o Corpo Humano – Real e Fascinante

Mais uma vez venho aproveitar uma dica recebida do meu irmão Dimitri por email, sobre uma boa exposição na cidade do Rio de Janeiro.

Vocês podem achar que é preguiça de escrever e que estou aproveitando o que ele escreveu pra não ter que escrever falando a mesma coisa; mas é isso mesmo!

Também vi a mesma em São Paulo, posso afirmar que o que ele diz é verdade.

Aproveitem a dica, depois digam o que acharam…

 

“Caros,

Dia 27/09 vai começar aqui no Rio, no Museu Histórico Nacional (praça XV), uma exposição imperdível: Corpo Humano – Real e Fascinante.

Essa expo esteve em SP e naquela época, quase 2 anos atrás, não havia garantia de que viria para cá, então eu sai daqui num sábado de noite, chuvoso e no meio de uma festa, para cruzar a Dutra e chegar lá no domingo de manhã (tb chuvoso, afinal estava em SP!!!) e enfrentar uma fila quilométrica para vê-la. E posso garantir que valeu cada centavo do ingresso (salgado….) e cada quilômetro rodado até lá. Agora, vcs que foram mais espertos do que eu, que ficaram aqui e nem gastaram dinheiro de passagem até sampa, poderão vê-la aqui do lado.

Para quem nunca ouviu falar: trata-se de corpos humanos (reais, de chineses, que segundo consta doaram seus corpos de livre e espontânea vontade……) dissecados e preservados de uma forma nunca vista antes, completamente diferente da forma que os estudantes de medicina e de biologia estão acostumados nas faculdades.

A técnica deixa o corpo ou o órgão com aparência de plástico em qualquer posição. E até por isso a polêmica é muito grande onde quer que ela esteja (já passou por 33 países): são pessoas de carne e osso, “adquiridas” não sabemos ao certo como e expostas em um Museu. Mas a técnica tb deixou-os com aparências de grandes bonecos de plástico, o que de uma certa forma diminui a repugnância que poderia causar em pessoas mais sensíveis.

Bem, polêmicas científicas, morais e religiosas à parte, acho que cada um deveria tirar suas próprias conclusões dando um pulinho lá. Para os biólogos que estão lendo é uma obrigação e para os que nunca viram um corpo humano internamente (adultos e crianças), seus órgãos e seus sistemas, será uma apresentação e tanto a esse mundo realmente real e fascinante.

O site da exposição aqui no Rio é www.corpohumanorio.com.br e o do Museu onde ficará a expo aqui é  http://www.museuhistoriconacional.com.br/ (que já vale uma visita por si só pelo belíssimo acervo e arquitetura).

Como eu disse o preço é salgado: 40 reais inteira e 20 meia porém é uma vez na vida e outra na morte….

Um abraço

Dmtr”

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

8 thoughts on “Exposição sobre o Corpo Humano – Real e Fascinante

  • 25/09/2008 em 08:22
    Permalink

    Declev, vi a exposição quando estávamos na Alemanha, lembra ? Não sei se você foi. Foi impressionante. Saudades do amigos.

    Resposta
  • 25/09/2008 em 11:21
    Permalink

    Ei!!!! Porque eu não vi na Alemanha???
    Tem certeza de que é a mesma? Eu não lembro de ter visto lá!
    Eu vi em São Paulo.
    Porque vocês viram na Alemanha e eu não? Não lembro disso!

    Resposta
  • 11/11/2008 em 15:55
    Permalink

    EUTOU SUPER INTERESSADA EM IR,PORÉM COMO O PRÓPRIO TEXTO DIZ O PREÇO É UM POUCO SALGADO PRINCIPAL MENTE PRA QUEM NÃO VAI SOZINHO E MORA NA BAXADA. SOU ESTUDANTE DA ARÉA DE SAÚDE,FAÇO ENFERMAGEM,ATÉ MESMO OS PROFESSORES COMENTARAM QUE AS PEÇAS EXPOSTAS SÃO MELHORES QUE AS NOSSAS CADAVÉRICAS. TERIA SIDO BEM INTERESSANTE SE TODAS AS INTITUIÇÕES TIVESSEM RECEBIDO,ALGUNS CONVITES PROMOCIONAIS OU ATÉ MESMO GRATUITOS. ISSO É O QUE EU PENSO.SE POSSÍVEL FAÇAM ISSO ABRAM AS PORTAS PARA OS ESTUDANTES POIS ESSE MUNDO É FACINANTE E MUITO ME INTERESSA.

    Resposta
  • 30/03/2009 em 13:33
    Permalink

    Infelizmente nao tive a oportunidade de ir a esposicao por motivos financeiros, mas meu amigo foi e achou deslumbrante.Entao gostaria que me avisassem quando esta esposicao estiver no Rio de janeiro novamente. obrigada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *