O recesso escolar agora é prêmio para o professor?!?

Essa é boa.

O recesso escolar agora é prêmio para o professor!

Antigamente o professorado tinha uns três meses ou mais de merecidas férias. Um mês em julho mais dois a três no final e início de anos.

Depois, com a lei que passou de 180 pra 200 dias letivos obrigatórios, passamos a ter um “recesso” (não mais férias) de 15 dias no meio do ano, férias de um mês em janeiro, mais uns 10 a 15 dias em dezembro, por conta do “recesso” de natal e fim de ano.

Pode-se argumentar que todo trabalhador “normal” tem apenas um mês de férias por ano (com exceção dos deuses do poder judiciário, que não são “normais”…) e, contando tudo acima, são quase dois meses.

Mas, convenhamos, quem está em sala de aula diariamente cuidando de 30 a 60 crianças ou adolescentes tentando fazê-las estudar e aprender e não se materem uns aos outros, não tem um trabalho normal.

Corroborem comigo os pais e mães que não aguentam com umzinho ou dois adolecentes brigando dentro de casa!

Não é à toa que tem tantos professores em licença médica, seja por problemas na voz, por problemas psiquiátricos ou outros. Trabalhar com alunos não é fácil, é extremamente desgastante.

Considere os dias pingados que não se tem aula por conta de um monte de coisas, tais quais chuvas, feriados, tiroteios ou falta de água, e os 200 dias letivos tornam-se absolutamente apertados num ano de 365 dias. Mesmo em ano bissexto…rs!

Por conta disso, a secretaria de educação do município do Rio nos dá – só ela e há muito tempo, desde que eu entrei aqui – apenas 5 dias de “recesso” no mês de julho. Juntando com o final de semana temos uma semana de descanso no meio do ano, após mais de 5 meses de trabalho e com mais quase cinco meses pela frente.

As outras secretarias de educação – por experiência própria, a de Niterói; por amigos, a Estadual do Rio de Janeiro – nos dão 15 dias de descanso merecido, ou seja, duas semanas.

Aí eu leio a pérola abaixo, recebida por email, fonte fidedigna:

ATO DA SECRETÁRIA

RESOLUÇÃO SME Nº 1083 , DE 12 DE JULHO DE 2010.

Dispõe sobre o expediente nas escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino no período de 26 a 31 de julho de 2010.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e CONSIDERANDO os bons resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançados pelas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, do que resulta a oportunidade reconhecer os Profissionais de Educação,

RESOLVE:

Art. 1.º As escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro não terão expediente, permanecendo fechadas, no período de 26 a 31 de julho de 2010.

Parágrafo Único – Para os Profissionais de Educação, lotados nas unidades a que se refere o art. 1º que não estiverem em gozo de férias, este período será considerado recesso escolar.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2010.

Claudia Costin

Perceberam a falta de ética, o oportunismo, o descaramento, a sacanagem, a cara de pau, a brincadeira com coisa séria?

Eu não editei em nada o texto, ele veio exatamente assim.

Vou repetir a parte do óleo de peroba oportunista:

CONSIDERANDO os bons resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançados pelas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, do que resulta a oportunidade reconhecer os Profissionais de Educação,

Ou seja, para a secretária de educação do município do Rio de Janeiro, esses minguados 5 dias de “recesso” é um “prêmio” em “reconhecimento” aos profissionais de educação que fizeram um bom trabalho aumentando o ideb!

Somente “considerando” os “bons” resultados no ideb, ela “resolve” suspender o expediente das escolas durante uns 5 dias!!

Aquilo que já ocorre há dezenas e dezenas de anos agora é nos “dado” em reconhecimento pelo bom trabalho!!!

E sabe o pior de tudo? É ler no twitter um “agradecimento” à secretária pelo recesso…

Me desculpem os bons (e boas!) colegas, mas ô categoria de merda!

Declev Reynier Dib-Ferreira
Indignado

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

14 thoughts on “O recesso escolar agora é prêmio para o professor?!?

  • 15/07/2010 em 13:04
    Permalink

    O recesso já estava previsto no Calendário. A culpa de ser tão pouco é justamente da exigência de 180 a 200 dias letivos, o que é uma Lei Federal. A NOVIDADE é a escola FECHADA, isto é, diretor e funcionários administrativos ficarão em casa e não na escola à toa olhando paredes etc. A bem verdade, a Resolução diz mais respeito à PARTE ADMINISTRATIVA da escola do que aos regentes de turma: de qualquer forma ficariam em casa.

    Resposta
  • 16/07/2010 em 11:27
    Permalink

    Pois é professor!!!!
    Alguem, no passado, estudou estas férias de três meses para o professor. O tempo passou. A categoria foi se desfigurando e perdendo o respeito e estamos com este misero mesinho. Periodo de alta temporada onde tudo é carissimo e coitado do professor, como conseguirá viajar com este mísero salario.

    Mas não critiquemos o poder publico, os empregadores, os donos de escolas. A responsablidade por isso é nossa. Não temos sequer um órgão de classe como os advogados tem a OAB, os médicos o CRM, os dentistas o CRO.

    E ainda quando o MEC revogou a Portaria 399 não fizemos nada. Nem registro no órgão regulador podemos ter mais.

    É uma lastima!!!!

    Me sinto envergonhada

    Resposta
  • Pingback: Tweets that mention O recesso escolar agora é prêmio para o professor?!? | Diário do Professor -- Topsy.com

  • 18/07/2010 em 14:59
    Permalink

    Tenho 2 filhas moro em sao paulo e na minha opiniao as ferias de julho por ser um mes muito frio deveria ser o mes inteiro sendo assim diminuir as ferias de dezembro pois é um mes quente
    acho judiaçao tirar as crianças de casa nesse frio de julho
    pesso que tome providencias elas estudam na escola EDUARDO PRADO -EMEF-de sp

    Resposta
  • 27/07/2010 em 14:20
    Permalink

    A mente humana precisa do descanso, tanto os professores quanto os alunos. O período de recesso serve para organizar, descansar, estreitar laços com a família (pois, este é um dos itens que a escola deve proporcionar) e afinal: cadê o descanso?? Cada vez mais a escola assume papéis que não lhe competem, a escola deveria oferecer apenas a vara e ensinar os alunos a pescar, ao contrário, hoje além da vara, do ensinamento etc, temos que pescar para a família toda. E sem direito ao merecido descanso… Quanta balela…

    Resposta
  • 30/11/2010 em 21:02
    Permalink

    Deveriam colocar essas pessoas que fazem essas leis irresponsáveis no nosso lugar para experimentar um pouco do que passamos em sala de aula. Mas, imagina se elas conseguiriam suportar a indisciplina e a desobediência (estou sendo gentil) dos alunos? Porque aula mesmo não saberiam dar. Claro, não são professores.

    Resposta
    • 30/11/2010 em 21:09
      Permalink

      Concordo. Especialmente hoje, que o dia foi um inferno com dezenas de diabinhos fazendo diabruras (estou sendo gentil).

      Resposta
  • 01/12/2010 em 19:34
    Permalink

    Concordo..com tudo o que li, mas se nós não agirmos nada acontecerá!

    Resposta
  • 04/12/2010 em 15:37
    Permalink

    VAMOS ENTRAR NO SITE DESTES POLITICOS E FAZER PRESSÃO PARA A DIGNIDADE DO PROFESSOR!VAMOS ATRÁS DO ESTAMOS PEREDENDO ,DENUNCIANDO ESSES QUE NÃO TEM UM MINIMO DE CONSIDERAÇÃO COM O ESTADO.PODEM TER CERTEZA,ELES QUEREM PRIVATIZAR A EDUCAÇÃO.

    Resposta
  • 04/12/2010 em 15:39
    Permalink

    VAMOS ENTRAR NO SITE DESTES POLITICOS E FAZER PRESSÃO PARA A DIGNIDADE DO PROFESSOR!VAMOS ATRÁS DO ESTAMOS PERDENDO ,DENUNCIANDO ESSES QUE NÃO TEM UM MÍNIMO DE CONSIDERAÇÃO COM O ESTADO.PODEM TER CERTEZA,ELES QUEREM PRIVATIZAR A EDUCAÇÃO!.

    Resposta
  • 15/07/2012 em 14:53
    Permalink

    So uma grave geral como nos bons tempos, para resolver essa porcaria que e a bagunça da educaçao neste municipio.

    cara!!! Eduardo paes vai se reeleger.

    Resposta
  • 16/07/2012 em 18:11
    Permalink

    Concordo plenamente com a afirmção do colega! Nas escolas particulares tem acontecido a mesma coisa! Sinto q tenho lutado nessas escolas sozinha, pq em geral, os professores tem medo e não lutam pelos seus direitos! Hoje ouvi de uma coordenadora q o diretor já está fazendo muito dando uma semana de recesso, q absurdo!! Me sinto muito desistimulada e estou procurando outra profissão…apesar de amar dar aulas!

    Resposta
  • 16/07/2012 em 18:12
    Permalink

    Gostaria de saber o número da Lei que garante o recesso de 15 dias na rede particular, estou procurando na net mas não encontro! Alguém sabe?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *