Aula de hoje: Sermão da Montanha

Essa eu recebi por email.

Infelizmente, não sei de quem foi a original ideia e escreveu este pequeno conto engraçadinho, mas eu gostaria de dar-lhe os créditos.

Copio aqui como uma forma de descontração.

Afinal, nada como rir de nossa própria desgraça situação…

Nem Cristo aguentaria ser um professor nos dias de hoje…

O Sermão da montanha, versão para educadores

Naquele tempo, Jesus subiu a montanha seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:

– “Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque  deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque  serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles…”

Pedro o interrompeu:

– Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:

– É pra copiar?

Filipe lamentou-se:

– Esqueci meu papiro!

Bartolomeu, quis saber:

– Vai cair na prova?

João levantou a mão:

– Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:

– O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu, defendeu-se:

– Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:

– Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:

– Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:

– Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:

– Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:

– Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

– Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para o levantamento dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:

– Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

– Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular…

É nóis!

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Pregador

 

 

Curso online de Comunicação e a Educação

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

6 thoughts on “Aula de hoje: Sermão da Montanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *