Reflexões aleatórias sobre educação e aprendizagem

O que faz alguém aprender algo? Como estudar para que algum assunto seja internalizado, aprendido, e não simplesmente decorado pra uma prova?

Costumo buscar formas de diversificar a aula, para que não seja sempre um simples copiar da matéria no quadro.

Mas quais são as estratégias que funcionam? O que deve o aluno fazer, para além da atividade do professor, para que possa aprender um determinado assunto?

Para que os alunos estudassem o que são células e tecidos do corpo humano, após pequenos textos no quadro, explicações e observação de células ao microscópio, propus a realização de um trabalho em grupo: um cartaz com desenhos e explicações sobre os tipos de células e os tecidos que formam.

Passamos três ou quatro aulas fazendo o trabalho. Na entrega, pedi a cada grupo que me respondesse, individual e oralmente, algumas perguntas simples sobre o assunto: o que são células, quais tipos de células, que tecidos formam, quais tipos de tecidos e suas funções, essas coisas.

Ninguém soube responder. Acabaram de fazer o trabalho, copiaram do livro, pesquisaram, fizeram desenhos, montaram o cartaz… mas não souberam responder simples perguntas sobre o que acabaram de estudar.

Aí, ficam perguntas rondando meu cérebro cansado de matutar educação: o que estou fazendo aqui? Qual a importância disso tudo? De que vale meu trabalho? O que posso fazer? Se receito remédios e não os utilizam, o que mais posso fazer? Qual a importância real de estudar este ou aquele assunto? Qual o futuro dessas crianças?

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Cansado

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *