O que fez desta escola uma das melhores escolas do Estado?, perguntou o repórter à diretora

Não sei mais se tenho muito estômago para assistir aos programas sobre educação veiculados na grande mídia.

Em geral, eles mostram apenas parte das questões que se apresentam às escolas, como já falei aqui.

A série sobre educação do jornal nacional, da globo, por exemplo, levou como “especialista em educação” um filho de banqueiro que nunca entrou numa sala de aula e que acha que professor ganha muito.

Então tá, né?

Pra falar que os professores são os culpados da má educação porque não são comprometidos, não fazem o que devem, não ensinam etc., é um pulo – dado muitas vezes.

E outras questões, mais uma vez, passam despercebidas. Questões estas que explicam, em grande parte, porque os professores, em determinadas escolas, não se comprometem, não conseguem fazer e nem ensinar o que devem.

Não é porque não querem, lógico.

Neste programa em questão, quando o repórter perguntou à diretora por que aquela escola era uma das melhores do estado, com base em notas no Ideb, ela disse, com convicção:

Formação dos professores

Hora atividade dos professores [tempo para os professores planejarem suas aulas, estudarem, desenvolverem seu trabalho FORA da sala de aula]

Tempo pros professores atuarem com as famílias dos alunos

Mais qualificação para os professores [portanto, incentivo e tempo para que estudem]

Mais tempo para os alunos estudarem [tempo de permanência na escola – não necessariamente em dias letivos]

Professores com especialização na área que atuam

Salário de 3.500 reais [que ainda acho pouco, mas melhor do que os muitos que têm por aí]

Qualquer semelhança com as tantas recomendações por aqui postadas aos senhores e senhoras secretárias para que a escola possa funcionar da melhor maneira, não é mera coincidência.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Professor “vidente”, “retórico” ou “reducionista“?

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

3 thoughts on “O que fez desta escola uma das melhores escolas do Estado?, perguntou o repórter à diretora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *