Dica de livro: Práticas para Educação Ambiental na Educação Infantil

Dica de livro: Práticas para Educação Ambiental na Educação Infantil

Livro educação ambiental

Recebi por email da amiga Berenice Adams.

Vale a pena, para quem trabalha com educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Educador ambiental

Livro: Coletânea de práticas para educação ambiental: para professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Lançado dia 24 de novembro pela Apoema Cultura Ambiental, mantenedora do Projeto Apoema, em suas 81 páginas, o livro Coletânea de práticas para educação ambiental: para professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pretende incentivar a inserção da Educação Ambiental nas práticas educacionais diárias da educação básica.

Liana Márcia Justen, Pedagoga e Mestre em Educação, assina o prefácio da obra. Segundo Liana, a obra é alicerçada nas teorias construtivistas e críticas, a partir de uma concepção transformadora de educação, compatível com os princípios e as bandeiras da Educação Ambiental. Segundo ela, as sugestões de atividades são simples e acessíveis, adaptáveis a séries mais adiantadas e ainda podem ser aplicadas em diversas realidades, além de estimularem a dinâmica de reflexão–ação, a Práxis do mestre Paulo Freire.

A autora Berenice Gehlen Adams, que é Pedagoga e Especialista em EA, vem produzindo livros (esta é a sua 16ª obra) desde 1997 e tem disponibilizado textos e materiais didáticos para professores desde 1999, através do site do Projeto Apoema – Educação Ambiental. Um destes materiais é o Informativo Apoema, com periodicidade semanal, que incentiva a Educação Ambiental a partir de textos, informações e sugestões práticas. As edições contam com textos que abordam aspectos teóricos da EA, notícias relacionadas ao meio ambiente e sugestões de atividade de EA. Algumas foram selecionadas e disponibilizadas na coletânea para facilitar o acesso a este material, podendo tê-los reunidos em uma única publicação.

O livro apresenta textos sobre a fundamentação teórica da Educação Ambiental e conta com mais de 50 sugestões de atividades que podem ser trabalhadas pelos docentes da educação básica. Disponibiliza, também, pequena coletânea de poemas infantis que podem servir como ferramenta pedagógica para múltiplas atividades que despertem a consciência para uma vida com um significado mais profundo e ecológico.

Para Adquirir acesse este link (Valor: R$ 45,00)

SOBRE A AUTORA: Berenice Gehlen Adams – Professora e tutora de cursos de Educação Ambiental on-line, Pedagoga (Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS), Especialista em Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria/RS), Coordenadora da associação Projeto Apoema – Educação Ambiental e Diretora da Apoema Cultura Ambiental (Apoema Produções Paradidáticas Ltda.) Endereço para currículo

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

One thought on “Dica de livro: Práticas para Educação Ambiental na Educação Infantil

  • 08/02/2012 em 15:14
    Permalink

    Olá é com muita alegria e satisfação que eu Anderson Gomes estudante de ciências Biológica e Professor de Biologia e Educação ambiental venho postar um comentario sobre este assunto que tem virado febre no brasil que é a educação ambiental.Estamos vivendo uma época de muita degradação no meio ambiente, começando pelos homens que é um dos fieis causador de tatanta destruição da natureza. No meu ponto de vista a natureza é algo que temos que cuidar e não destruir evitando jogar fogos em locais secos, como toco de cigarro aceso,papel residuos descartaveis e muito mais, a minha proposta e levar meus alunos ter a conciencia e cuidar do meio onde habitamos. Trazer dicas de comos ser um cidadão de conciêntizado sobre o meio ambiente desde ja agradeço o espaço se quiserem manter contatos comigo enviando algun artigo ou até mesmo quere tirar duvidas sobre o assunto pode me enviar email:andersongomes2010@ig.com.br obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *