Que fantástico! Agora os professores de Matemática do Espírito Santo sabem ensinar Matemática!

Que fantástico! Agora os professores de Matemática do Espírito Santo sabem ensinar Matemática!

Alastra-se por todo o país o “desvio legal” de verba da educação: ou seja, pegam o dinheiro que é da educação e pagam fundações, institutos, ONGs, consultores externos à escola para fazer o que nós, profissionais da educação, deveríamos receber decentemente para fazer.

Utilizam – e aprofundam – o senso comum de que os professores são incompetentes para fazer o que devem fazer e, então, sentem-se no direito de retirar fortunas do dinheiro da educação para estas instituições privadas.

Mas, não se deixem enganar: NÃO NOS DÃO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS para podermos realizar nosso trabalho.

Aí fecha-se o círculo vicioso:

Não nos dão condições, os resultados são ruins, paga-se milhões para instituições privatas (ops!, privadas) nos “ensinarem” o que devemos fazer, mas não dão condições…

Alguma dúvida de que isso é engendrado propositadamente?

Essa é do Espírito Santo e é VERGONHOSO:

DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO N.° 54166756/2011

A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDU, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público a DISPENSA DE LICITAÇÃO para contratação da FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO, visando a executar o Programa de Formação Continuada, propondo dar continuidade à ação de capacitação dos professores de matemática da rede estadual, por meio do Programa Multicurso Matemática Ensino Médio Ano IV, por um período de 18 (dezoito) meses, com fulcro no art. 24, Inciso XIII da Lei n.º 8.666/93.

Valor total: R$ 2.442.510,52 (dois milhões quatrocentos e quarenta e dois mil quinhentos e dez reais e cinquenta e dois centavos).

Keyla M. Zanetti de Oliveira

Presidente da CPL em exercício

(Fonte)

DOIS MILHÕES E MEIO para ensinar professores de matemática a ensinar?

Mas, aumentar o salário para estimular os professores; diminuir o tempo enfurnado em sala de aula para melhorar o estudo e o planejamento; diminuir a quantidade de alunos em sala; dar-nos condições (tempo e pagamento) para trabalhar com pequenos grupos, apoiando os que têm mais dificuldades; construir salas temáticas com materiais diversificados adequados ao ensino de forma lúdica e prazerosa…

Essas coisas não podem, né?

Claro que não, senão a educação daria certo!

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Fora fundação roberto marinho!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Que fantástico! Agora os professores de Matemática do Espírito Santo sabem ensinar Matemática!

  • 27/02/2012 em 11:06
    Permalink

    Declev, como você fica sabendo dessas coisas? Queria ficar sabendo desses absurdos que acontecem aqui em Belo Horizonte também… devo acompanahr o diário oficial, ou há uma forma mais fácil?

    Resposta
    • 27/02/2012 em 21:03
      Permalink

      Oi Rodrigo, Eu não acompanho o DO, mas parece que tem gente que faz…

      Em geral, as pessoas acabam me mandando ou eu as recebo por listas de discussão que participo, facebook, essas coisas.

      Abraços,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *