Este artigo que posto aqui foi escrito em 2002. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas lendo-o, achei ainda pertinente e atual. O fiz para apresentação em um encontro de EA, mas não pude ir ao encontro e ele não foi apresentado e publicado. Publico-o aqui então.
Faço uma reflexão sobre um trabalho de educação ambiental que realizei numa escola – na qual já não estou há dois anos – que foi bem interessante. Desenvolvi lá um projeto que durou mais de 4 anos, com diversas atividades.
Relato um pouco uma delas e contextualizo com a literatura, especialmente os PCNs e a Lei de EA.
Divirtam-se.
Implantação da EA na escola.pdf
——————————————————————————————
Na mesma linha:
a) Professores apresentam projeto de EA
——————————————————————————————
Pingback: Declev via Rec6
Hey!…. i was searching for paige davis legs and i came across your post and it is definitely the most sensible thing i have seen in a long time, and in my opinion you got something good going here, i have to get my friends to subscribe to your post about nnial 2007 – salvatore iaconesi – del.icio.us poetry.
Lendo seu artigo (é claro que eu vou dar um “copia & cola” em pelo menos um trecho dele…:), eu ressalto um dos que eu reputo o (talvez) maior problema enfrentado pelos professores: a maior parte do tempo do professor deveria ser empregada fora da sala de aula, preparando as aulas, em reuniões com os outros professores para coordenar projetos multidisciplinares e – por que não? – em intervalos não muito grandes, em cursos de atualização e extensão dos próprios conhecimentos.
Fica caro?… Fica. Mas a compensação em termos de qualidade é mais do que vantajosa.
PS: Caramba! “Spam” nos comentários!… Ninguém merece!…
Pois é João. Eu conheço um professor que dá 80 aulas por semana! Sabe o que é isso? É manhã, tarde e noite de segunda à sexta e ainda no sábado! É um bom professor, mas projetos interdisciplinares…
Olá! faço curso de administração com ênfase em gestão ambiental, estou terminando e tenho que apresentar minha monografia que tem como tema a viabilidade de implementação da educação ambiental nas escolas municipais da minha cidade, gostaria de esar reebendo material para estar me ajuando.Obrigada.
Olá Renata. Qual a sua cidade? Ela tem experiências em EA nas escolas? Você está começando a monografia, ou já tem alguma coisa? Quem é o seu orientador?
Respondendo:
Tenho alguns artigos pessoais sobre o tema, ali no item “01 – trabalhos acadêmicos”.
Nos itens “03 – educação ambiental” e “11 – documentos importantes” você encontra outras fontes boas para o estudo.
Estou sempre colocando novos links, novos posts e novos artigos. Fique de olho.
Além disso, posso indicar alguma bibliografia básica.
Isso ajuda?
Abraços.
Pingback: O conhecimento de sua região e a construção de uma maquete | Diário do Professor
olá, achei espetacular o material deste site Sou estudante de Nutrição e gostaria de receber emails de vcs. Obrigada
Olá Valéria, obrigado,
Cadastre-se para receber os artigos. Digite seu email lá em cima, no campo “assine”. Você receberá um email de confirmação (em inglês).
Abraços
Olá! Tive a oportunidade de ler seu material falondo sobe EA e achei ótimo, pois estou no útimo período do curso de Geografia e estou coletando materiais para o meu TCC e que será sobre Educação Ambiental. Estes artigos me ajudarão muito a definir o meu trabalho. Muito Obrigada!!!
Oi Lívia,
Que bom que te ajudou. Se tiver alguma dúvida e eu puder te ajudar, farei com prazer.
Abraços.
Oi, Declev
Li seu artigo e fiquei interessada. Sou acadêmica do 6º Período de Saneamento Ambiental no CEFETGO. Meu projeto de conclusão de curso (TCC) é sobre educação ambiental aplicada no consumo e descarte sustentável de sacolas plásticas, gostaria de saber se você conhece alguma bibliografia que poderia estar me indicando, e como faço para achá-la. Desde já muito obrigada!!
Oi Laura,
Especificamente sobre sacolas plásticas não tenho uma boiliografia, mas sei que há alguns textos e artigos rolando por aí.
Aqui no blog você pode encontrar alguns textos meus, na coluna da direita, em “trabalhos acadêmicos”. Sugiro especialmente a leitura dos dois últimos capítulos de minha dissertação de mestrado.
E mais abaixo você encontra uma categoria de links denominada “lixo”, onde, em primeiro lugar, há uma bibliografia sobre o assunto, além de links para diversos outros lugares onde você pode encontrar informações.
Por fim, o Philippe Layrargues tem bons textos sobre o assunto, assim como o Emílio Eigenheer.
Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma coisa, me escreva.
Abraços.
Achei muito interesante seu tema de estudo.
Etou fazendo o TFC sobre ONG DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL e gostaria de saber se você possui outros endereços eletronicos que posta assuntos similares a esse. Seria muito útil para o desenvolvimento do meu trabalho. Agradeço.