Escola como panaceia social: que escola precisamos?

Tudo o que há de problema na sociedade, deve ser “discutido e ensinado” na escola.

Viramos, realmente, a panaceia social.

Acredito no poder da escola, sem dúvida, mas alguns fatos devem ser analisados com as minúcias necessárias, se queremos que assim seja.

Para que os alunos pudessem estar mais tempo na escola, aumentou-se de 180 dias letivos para 200 dias, sacrificando professores e alunos.

Sacrificando, sim, porque o trabalho na escola é tão desgastante (só sabe quem tem a pimenta nos olhos) que chega um ponto em que não rende mais.

Depois, também para dar “mais tempo” ao aluno, para mudar o paradigma tempo/espaço na escola e combater o fracasso escolar, criou-se (aqui no Brasil copiou-se) a escola em “ciclos.

Ora, que tempo a mais seria esse, se o aluno está na escola, independente de se em séries ou ciclos, quatro a cinco horas por dia, 5 dias por semana, 200 dias por ano por nove anos?

Pra mim, é o mesmo.

Querem que a escola seja de fato a panaceia?

  • Escola de tempo integral (professores e alunos);
  • Professores bem remunerados e valorizados, com tempo para aula e para planejamento, para formação continuada, para desenvolvimento de projetos pedagógicos próprios, atendimentos em pequenos grupos, etc. (1/3 é pouco!);
  • Escola bem estruturada (material e pessoal);
  • Salas diferenciadas (de artes, teatro, ciências, esportes, danças, oficinas, informática, leitura, etc.) em bom estado de funcionamento, com materiais e com pessoal adequado para dar suporte ao professor.

Fora disso, gestores, é desvio de dinheiro (mesmo que “legal”, imoral) para chover no molhar, enxugar gelo ou, simplesmente, melhorar um determinado índice qualquer, sem relação com a verdadeira educação.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Professor

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *