A Saúde (Física e Mental), a Inteligência Emocional e a Produtividade ajudam a alcançar a longevidade com qualidade de vida.
A longevidade com qualidade de vida é um objetivo cada vez mais comum entre as pessoas, especialmente as que estão envelhecendo. Isso significa que as pessoas querem viver mais, mas também querem manter a saúde física e mental e ter uma vida plena e satisfatória durante todo esse tempo.
O médico Marco Cantero e o engenheiro Carlos Ruggeri são responsáveis pelo treinamento Sua Melhor Performance, que busca fornecer estratégias para pessoas e empresas em busca de uma vida longa e saudável de fato.
Eles nos dão dicas de como ter Longevidade com qualidade de vida.
Longevidade com qualidade de vida
A Longevidade e Felicidade têm resposta matemática, ou seja, a expectativa de vida aumenta, mas qualidade e comportamentos precisam melhorar.
Segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos. Mas, embora os dados oficiais mostrem um crescimento nesses números, pouco se fala sobre a qualidade de vida das pessoas até chegarem a essa idade.
E é exatamente aí que está a maior questão: “queremos viver mais, sim, no entanto, precisamos viver melhor”. Como? A resposta está na matemática.
“Para termos um resultado positivo, é preciso somar valores. O mesmo se aplica à longevidade e, consequentemente, à felicidade. Para chegarmos a uma idade mais avançada, com qualidade de vida e bem-estar, ou seja, de forma positiva, precisamos somar a saúde física e mental com produtividade em alta, tanto na esfera pessoal quanto profissional”, explica o médico Marco Cantero, que junto ao engenheiro Carlos Ruggeri criou a plataforma “Você Viverá 100 anos”, oferecendo suporte a pessoas e empresas com o treinamento Sua Melhor Performance.
- Leia também: Meltdown e Shutdown no autismo
Uma vez que se entenda a importância dessa “soma” para alcançar mais anos de vida com qualidade, o conceito de inteligência emocional se torna um fator ainda mais importante, já que, ao longo da vida, será preciso fazer inúmeras escolhas em relação à saúde e à vida profissional para que, no futuro, o resultado dessa equação positiva seja vivido na prática – ou seja, ao fazermos as escolhas adequadas na hora certa, garantimos uma vida longeva e de acordo com nossos propósitos.
“Nosso método tem como objetivo levar as pessoas a alcançarem a sua melhor performance. E, para isso, é preciso que cada um realize os seus projetos pessoais e profissionais com o esforço certo, mas sem perdas ou exageros, a fim de conquistar uma vida plena, serena, intensa, longeva e com felicidade”, pontua Ruggeri.
Longevidade: Estratégias físicas e qualidade da máquina
É comum ouvir a frase: “nosso corpo é uma máquina”.
Mas, afinal, assim como qualquer engrenagem, ele precisa se manter ativo e com a manutenção em dia.
PRECISA DE UMA RENDA EXTRA??
Com o app abaixo, você ganha Cashback em cada compra sua e ganha 50 REAIS a cada indicação!
Algumas “regras”, como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, manter exames em dia e se manter longe de cigarro, bebidas e demais drogas, lícitas ou não, já estão enraizadas em boa parte das pessoas. Entretanto, quando se fala sobre saúde mental, ainda existe certo preconceito por parte das pessoas.
“O autocuidado, não apenas físico, é a melhor ferramenta de gestão da saúde. Porém, para isso, o conhecimento é fundamental, e a consciência dos riscos é necessária para entender a importância do cuidado. Isso quer dizer que não basta apenas saber o que é bom ou não para a nossa saúde. É preciso usar a ciência em sua plenitude para se viver com plenitude, autonomia e dignidade”, explica Marco.
Ou seja, é a velha máxima ‘corpo são, mente sã’. “Pessoas satisfeitas produzem, realizam e se frustram menos, se tornando, consequentemente, mais felizes e satisfeitas”, complementa.
- Leia também: Histórias de ex-escravizados
E pessoas realizadas, normalmente, são felizes também no lado profissional.
“Se analisarmos, os sucessos físico e profissional estão racionalmente interligados. Explico: embora o sucesso seja um conceito bastante subjetivo, já que as pessoas almejam coisas diferentes na vida, para conquistá-lo é preciso esforço, certo? E quando não estamos bem de saúde, inclusive emocionalmente, tendemos a postergar ações, a famosa procrastinação. Por outro lado, se nos sentimos bem, temos tendência à superação. Não estou falando sobre uma busca por resultados sem limite, mas sobre uma busca, interna e externa, pelo bem-estar pleno”, pontua Carlos.
“E aí funciona quase como uma ação e reação: pessoas realizadas têm maior sucesso profissional e, a partir disso, podem investir mais no seu bem-estar e saúde, consequentemente, se tornando mais felizes”, complementa.
Mudando pessoas, transformando negócios
Na prática, o conceito de Melhor Performance Humana está baseado na capacidade de cada um conseguir seu melhor resultado, realizando seus projetos pessoais e profissionais com sucesso. E o aspecto profissional, na maioria das vezes, acontece dentro de uma empresa.
No treinamento “Sua Melhor Performance”, que é realizado dentro das empresas, Carlos e Marco abordam o que eles chamam de Tríade da Excelência, que é formada pelos seguintes pilares: Saúde (Física e Mental), Inteligência Emocional e Produtividade.
“A busca por bem-estar hoje e no futuro depende de resultados pessoais, profissionais e da percepção de como isso deve ocorrer ao longo dos anos. Quem consegue o melhor de sua saúde, realiza o que é importante para seus projetos de vida; assim como quem usa a inteligência emocional no dia a dia, acaba fazendo escolhas acertadas e bem pensadas, vive melhor, é mais disponível, realiza mais, é grato de verdade. Nosso objetivo final é levar essa consciência para as pessoas, ensiná-las por meio de exercícios e treinos como alcançar a longevidade com real felicidade”, explica Marco.
- Leia também: Não há mulheres negras pilotas de avião
E complementa: “Ao realizar esse treinamento em ambiente corporativo, o ganho para as empresas é intuitivo, já que com pessoas mais focadas no que é importante, acontecem menores perdas, e o clima organizacional se torna mais aberto, feliz e transparente. Consequentemente, há ganhos em produtividade e vendas”.
Sobre Marco Cantero:
Com formação em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, Marco Cantero fez residência em Ginecologia e Obstetrícia (GO) na FEBRASGO; pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP); e pós-graduação em Medicina Aeroespacial.
Com experiência em consultório privado como ginecologista e obstetra, trabalhou também em hospitais referência, como São Luiz e Albert Einstein e foi servidor do Estado em hospitais de Taipas e Osasco. Além disso, atuou como médico do trabalho e de aviação nas empresas TAM e AZUL, chegando a gerente de saúde, segurança e sustentabilidade na primeira.
Nas empresas do segmento de aviação, foi, ainda, médico revisor para o programa de dependência química da TAM, AZUL e Infraero. Também como médico do trabalho, fez parte das equipes do Saint-Gobain, Cia Suzano, Santher, onde realizou inúmeros treinamentos focados em promoção de saúde.
Atualmente, atua como médico do trabalho na Solcera, empresa francesa de refratários; realiza trabalho voluntariado em escolas públicas, ONGs e igrejas, ensinando sobre saúde; e está à frente da Sua Melhor Performance (SMP), empresa especializada em Alta Performance Humana, onde ministra cursos e palestras voltadas para o desenvolvimento humano, inteligência emocional e longevidade.
Sobre Carlos Ruggeri:
Formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP, Carlos Ruggeri trabalhou na área de projetos da multinacional alemã SIEMENS, onde, além dos projetos, ministrou apresentações e longos cursos de tecnologia para um público bastante específico e qualificado.
Abriu a sua própria empresa na área de Tecnologia da Informação, onde, ao longo de 15 anos, conquistou grandes clientes e contou com uma equipe própria de quase 100 profissionais. E, sempre em busca de desafios, decidiu novamente empreender, em uma área nova, a de desenvolvimento humano.
Para isso, buscou formações em diferentes áreas, como PNL, Mentoring, Produtividade, Neurociências e Processos Terapêuticos. Hoje, está à frente da Sua Melhor Performance (SMP), empresa especializada em Alta Performance Humana, onde ministra cursos e palestras voltadas para o desenvolvimento humano, inteligência emocional e longevidade.