Intercâmbio para PCDs em Queensland, Austrália

Queensland, na Austrália, se destaca como referência em acessibilidade e inclusão, por isso, a cidade é forte em Intercâmbio para PCDs.

Durante o biênio de 2022 e 2023, por exemplo, o governo de Queensland investiu mais de 1 bilhão de dólares para apoiar esse grupo de alunos.

Quer saber mais? Vem com a gente!

4 técnicas para evitar a procrastinação

Intercâmbio para PCDs em Queensland, Austrália

Desde a década de 1990, o estado de Queensland trabalha para proporcionar uma sociedade mais ajustada às necessidades de todos os seus cidadãos.

O estado de Queensland, na Austrália, é um dos mais procurados pelos intercambistas, isso não é novidade. Porém, o que muita gente não sabe, são os benefícios que as instituições de ensino do estado oferecem aos alunos com deficiência, para deixar a experiência muito mais leve e positiva.

Segundo o site oficial do governo de Queensland, para o biênio de 2022 e 2023, foi investido mais de 1 bilhão de dólares para apoiar alunos com deficiência, traduzindo em mais recursos para as escolas acomodarem esse público.

O ensino em Queensland é levado a sério pelo governo. As faculdades do estado ensolarado são renomadas e ranqueadas no mundo inteiro, ou seja, são reconhecidas como as melhores universidades para se estudar.

Como conseguir bolsa de estudos no exterior

Além disso, o lifestyle e as belezas naturais incríveis da região acabam atraindo milhares de visitantes todos os anos. O levantamento “International Student Data by Nationality Brazil” mostra que em 2022, a região viu um aumento de 24% do ingresso de estudantes internacionais. Desses, 8.203 foram matrículas de brasileiros em instituições de ensino do estado.

Entretanto, a oportunidade é para todos, inclusive para quem precisa de suporte. O estado leva a sério a necessidade de oferecer seu ensino de qualidade para todos que desejam aterrizar em Queensland.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que desde a década de 1990, o estado de Queensland trabalha para proporcionar uma sociedade mais ajustada às necessidades de todos os seus cidadãos, como o Disability Discrimination Act, de 1992, instrumento legal para definir conceitos, propor regulamentação e medidas de apoio.

Quanto custa um intercâmbio na Austrália?

Atualmente, Queensland conta com diversas políticas educacionais de inclusão.

Study Queensland (iniciativa governamental de fomento à educação do estado de Queensland, Austrália, em atuação no Brasil) comenta sobre elas:

  • Capacitação constante de professores e equipe, de modo a atualizar sobre as adaptações necessárias tanto em sala de aula como nas dependências das instituições de ensino, sempre prezando, acima de tudo, pela igualdade e respeito;
  • Promoção de mesas redondas com estudantes, grupos de pais e defensores de estudantes com deficiência para conhecer os seus pontos de vista sobre as reformas dos sistemas educacionais e legislação específica;
  • Cães de assistência são muito bem-vindos. Em Queensland, há todo um sistema estabelecido para acolher esses anjos de quatro patas
  • Programas de sensibilização voltados para a sociedade, como o que acontece anualmente, no mês de setembro, na Galeria de Arte Moderna de Queensland, oferecendo programas adicionais para visitantes com deficiência. Este ano, o programa oferece uma série de atividades e eventos, incluindo visitas à exposição interpretadas e descritas em áudio.
  • Todas as instituições de ensino estão preparadas para receber estudantes, independentemente de suas necessidades. As universidades possuem setores dedicados ao acolhimento e acompanhamento desses estudantes durante toda a sua jornada de aprendizagem em Queensland.

O Governo australiano oferece uma ampla rede de assistência para cidadãos e residentes, conhecida como Queenslanders with Disability Network e para saber mais sobre como estudar no estado, acesse o portal do Study Queensland!

Sobre Study Queensland

Study Queensland é a organização governamental de Queensland, Austrália, dedicada a promover o estado como um dos principais destinos de estudo, desenvolvendo os talentos acadêmicos de quem escolhe o local para estudar.

O estado atrai estudantes de 160 países tanto para cursos de inglês e proficiência, como ensino médio, universitário e pesquisa. As instituições de ensino espalhadas por toda a região oferecem uma oportunidade única de qualidade de vida e de ensino.

Lá, os estudantes podem viver tanto em cidades cosmopolita, próximas às praias como em vilas mais tranquilas situadas no “outback” australiano.

Com um planejamento estratégico de desenvolvimento econômico voltado para áreas-chave como manufatura avançada e engenharia, mineração, energia renovável e hidrogênio verde, passando por biomedicina e ciências marinhas, o estado de Queensland alia tecnologia, inovação e educação, com o propósito de oferecer o melhor treinamento para os estudantes internacionais, sob a regência de altos padrões de qualidade para manutenção da excelência no ensino.

Start here, go anywhere.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *