Recebi esta carta por comentário.
Perguntei à autora se poderia publicá-la, o que me foi autorizado.
Acho que essas situações têm que ser publicizadas o mais amplamente possível.
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
Educação de qualidade, pra quem?
Abraços,
Declev ReynierDib-Ferreira
Ainda consternado
Carta aberta ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Educação Wilson Risolia
Excelentíssimo Sr. Governador Sérgio Cabral
Excelentíssimo Sr. Secretário de Educação Sr. Wilson RisoliaNós, professores lotados no Ciep 339 Mario Tamborindeguy, Estrada Pedro Borges de Freitas, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro – apoiamos e estamos comprometidos com o resgate da qualidade da educação pública do Estado do Rio de Janeiro.
Solicitamos a V.Ex.as providências para resolver o problema da falta de recursos da nossa escola, pois receamos que o mesmo poderá prejudicar os resultados das metas projetadas pela SEEDUC para 2014.
PRECISA DE UMA RENDA EXTRA??
Com o app abaixo, você ganha Cashback em cada compra sua e ganha 50 REAIS a cada indicação!
Em função da quantidade de alunos e do tamanho da escola, a verba disponível é insuficiente para custear a manutenção predial e as cópias (xerox) de textos de apoio, testes e provas referentes ao primeiro bimestre de 2011. Além dos problemas acima citados, a escola enfrenta a falta de funcionários para providenciar a confecção desse material.
Para desenvolvermos um bom trabalho, necessitamos desse material e não temos condições financeiras de arcar pessoalmente com esses custos, como também não podemos pedir aos alunos nenhum tipo de contribuição financeira, pois estaríamos infringindo a lei.
Como estamos todos unidos em torno de uma causa comum, tomamos a iniciativa de fazer esse pedido, pois a diretoria, apesar da boa vontade, não tem condições de resolver esse problema que acreditamos ser provocado pela regulamentação do uso de verbas definido em administrações anteriores.
Considerando que o plano de metas elaborado pela SEEDUC prevê diversas avaliações, é contraditório não podermos aplicar os testes e provas bimestrais por falta de recursos. Como pode um aluno ter um bom desempenho nas avaliações do SAERJ, IDEB e ENEM se esse mesmo aluno não está habituado a fazer avaliações?
Gostaríamos de salientar a importância da aplicação de atividades com textos de apoio, já que os livros didáticos não possuem todos os exercícios de que precisamos para desenvolver as habilidades e competências determinadas pelos Currículos Mínimos.
Em outras unidades de ensino pertencentes ao estado, como por exemplo, a FAETEC e o CAP UERJ, os docentes têm à sua disposição equipamentos e material para providenciar cópias (xerox) de textos e os resultados obtidos nas diversas avaliações pelos alunos dessas instituições demonstram a eficácia desse recurso. Entretanto, nós e nossos alunos não podemos dispor desse recurso no Ciep em que lecionamos. Não podemos concordar com essa situação, pois o princípio da igualdade de condições e qualidade da educação oferecida pelo Estado está sendo desrespeitado.
Objetivando preparar os nossos alunos para atingir até 2014 as metas proposta para o IDEB, temos o dever e a obrigação de unir esforços no projeto de reforço da leitura e da interpretação de texto que é um dos pontos principais da estratégia elaborada pela SEEDUC. Consideramos, também, que essa prática não deve ficar restrita apenas à disciplina de Língua Portuguesa e o reforço por partes dos docentes de outras disciplinas não deve ser ignorado, daí a importância do trabalho com textos de apoio.
Por isso, temos a certeza de contar com o apoio de V.Ex.as para alcançar o nosso objetivo que é oferecer à população do Estado do Rio de Janeiro uma educação pública de qualidade.Respeitosamente,
Maria da Graça de Aguiar RG: 04778358-4 IFP
Ricardo de Oliveira Freitas RG: 09940466-7 IFP