Por que cópia xerox, se temos mimeógrafo?!?

Chego na sala dos professores em Niterói, na hora do intervalo (10 minutos de “descanso” entre as aulas) e vejo duas colegas utilizando aquele equipamento ultramoderno que acabamos de receber: o mimeógrafo!

Pergunto a razão de estarem utilizando aquela máquina sensacional, visto que temos na escola uma máquina de xerox (sei que “xerox” é uma marca de copiadora, mas é como se fosse sinônimo do seu produto).

Elas me respondem que a fundação de educção de niterói firmou um convênio com uma empresa (ops!) para fazer a manutenção dos equipamentos de xerox e agora estas têm uma cota reduzida para cada escola!

Ou seja, como elas são professoras do 1º e 2º ciclos, utilizam muitas cópias para os inúmeros exercícios que têm que passar para que os alunos possam aprender a ler e escrever.

Não dá pra ficar passando cópia no quadro toda aula pra quem está começando, certo? E os livros não podem ser rabiscados, como antigamente.

Então, sobram as cópias xerográficas, com aqueles exercícios todos.

Por isso elas estavam lá, de manhã, fora do horário de trabalho, fazendo aquele exercício para o bíceps.

Agora, a escola tem uma “cota” reduzida pras cópias…

Isso porque uma empresa faz a manutenção…

E a xerox lá, posso dizer por experiência própria, é HORRÍVEL…

Eu, no lugar dos gestores da educação, iria economizar de outras formas, que não em xerox para exercícios com alunos…

Sou só eu que acho que algo está estranho?

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Chato com pulga atrás da orelha

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

5 thoughts on “Por que cópia xerox, se temos mimeógrafo?!?

  • 06/04/2011 em 23:12
    Permalink

    Caro Declev

    É uma vergonha que num dos estados mais ricos da união, nós professores não ter direito de utilizar fotocópias. Economia mesquinha e cruel! Ontem escrevi uma carta aberta ao governador Sergio Cabral e ao secretário de educação Wison Risólia, pedindo recursos para poder aplicar as avaliações do primeiro bimestre e trabalhar textos com os alunos. Depois as autoridades e a sociedade ficam chocadas e surpresos com os resultados do IDEB.
    Segue abaixo a carta:

    Carta aberta ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Educação Wilson Risolia

    Excelentíssimo Sr. Governador Sérgio Cabral
    Excelentíssimo Sr. Secretário de Educação Sr. Wilson Risolia

    Nós, professores lotados no Ciep 339 Mario Tamborindeguy, Estrada Pedro Borges de Freitas, s/nº, Irajá, Rio de Janeiro – apoiamos e estamos comprometidos com o resgate da qualidade da educação pública do Estado do Rio de Janeiro.

    Solicitamos a V.Ex.as providências para resolver o problema da falta de recursos da nossa escola, pois receamos que o mesmo poderá prejudicar os resultados das metas projetadas pela SEEDUC para 2014.

    Em função da quantidade de alunos e do tamanho da escola, a verba disponível é insuficiente para custear a manutenção predial e as cópias (xerox) de textos de apoio, testes e provas referentes ao primeiro bimestre de 2011. Além dos problemas acima citados, a escola enfrenta a falta de funcionários para providenciar a confecção desse material.

    Para desenvolvermos um bom trabalho, necessitamos desse material e não temos condições financeiras de arcar pessoalmente com esses custos, como também não podemos pedir aos alunos nenhum tipo de contribuição financeira, pois estaríamos infringindo a lei.

    Como estamos todos unidos em torno de uma causa comum, tomamos a iniciativa de fazer esse pedido, pois a diretoria, apesar da boa vontade, não tem condições de resolver esse problema que acreditamos ser provocado pela regulamentação do uso de verbas definido em administrações anteriores.

    Considerando que o plano de metas elaborado pela SEEDUC prevê diversas avaliações, é contraditório não podermos aplicar os testes e provas bimestrais por falta de recursos. Como pode um aluno ter um bom desempenho nas avaliações do SAERJ, IDEB e ENEM se esse mesmo aluno não está habituado a fazer avaliações?

    Gostaríamos de salientar a importância da aplicação de atividades com textos de apoio, já que os livros didáticos não possuem todos os exercícios de que precisamos para desenvolver as habilidades e competências determinadas pelos Currículos Mínimos.

    Em outras unidades de ensino pertencentes ao estado, como por exemplo, a FAETEC e o CAP UERJ, os docentes têm à sua disposição equipamentos e material para providenciar cópias (xerox) de textos e os resultados obtidos nas diversas avaliações pelos alunos dessas instituições demonstram a eficácia desse recurso. Entretanto, nós e nossos alunos não podemos dispor desse recurso no Ciep em que lecionamos. Não podemos concordar com essa situação, pois o princípio da igualdade de condições e qualidade da educação oferecida pelo Estado está sendo desrespeitado.

    Objetivando preparar os nossos alunos para atingir até 2014 as metas proposta para o IDEB, temos o dever e a obrigação de unir esforços no projeto de reforço da leitura e da interpretação de texto que é um dos pontos principais da estratégia elaborada pela SEEDUC. Consideramos, também, que essa prática não deve ficar restrita apenas à disciplina de Língua Portuguesa e o reforço por partes dos docentes de outras disciplinas não deve ser ignorado, daí a importância do trabalho com textos de apoio.
    Por isso, temos a certeza de contar com o apoio de V.Ex.as para alcançar o nosso objetivo que é oferecer à população do Estado do Rio de Janeiro uma educação pública de qualidade.
    Respeitosamente
    Maria da Graça de Aguiar RG: 04778358-4 IFP
    Ricardo de Oliveira Freitas RG: 09940466-7 IFP

    Será que toda essa economia é pra custear as Olimpíadas e a Copa?

    Grande abraço

    Graça Aguiar

    Resposta
    • 06/04/2011 em 23:36
      Permalink

      Oi Graça,

      Posso postar sua carta no Diário, além do comentário?

      Se sim, quer que deie seus dados e de seu colega?

      Abraços,

      Resposta
  • Pingback: Ex-aluno entra em escola, atira e mata mais de dez pessoas: simples tragédia ou consequência de algo já anunciado? | Diário do Professor

  • 10/04/2011 em 22:54
    Permalink

    Essa com serteza pra mim foi horrivil.pois nos vivenciamos dia a dia em sala de aula agreçoes diverças mas desse tipo e a primeira vez e fiquei super chocada.mas na realidade nossa instituiçoes de ensino nao tem esse apoio que dizem que tem.segurança falar e facil dificio e a realidades que nos sabemos que na pratica nao temos.ai quando acontece.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *