Hoje dei aula o dia todo. Primeiramente em um urso de eduação ambiental (já citado aqui), para uma turma em Itaboraí. Depois à noite, na educação de jovens e adultos. No curso de educação ambiental, uma das atividades que fiz foi passar o filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos” (link 1, link 2), e é sobre ele que quero propagandear hoje.
Fantástico.
Eu já o conhecia, mas não tinha visto inteiro de cabo a rabo, como fiz hoje junto com os alunos.
Surgiram discussões diversas sobre os assuntos relatados no filme e como abordá-los na educação, de forma à mudança de paradigmas que se pretende com a educação ambiental.
Sugiro que vejam e trabalhem em sala. É uma aula de história sobre o Século XX contada por imagens e uns poucos textos que aparecem e desaparecem, com um fundo musical emocionante. Através dela, as histórias de pessoas comuns e de pessoas mais conhecidas, mas todas agentes, todas participantes da biografia deste mundo.
Pode-se trabalhar de tudo com ele: violência, desenvolvimento, ética, dominação entre os povos, natureza, natureza humana, psicologia, história, geografia, política, sociedade, artes, física, química, desenvolvimento sustentável, fordismo, economia, consumo, cultura, educação ambiental, etc. etc. etc.
Veja e me diga o que achou…
Vou procurar por aqui. Obrigado pela dica. Depois retorno com os resultados. Um abraço
Olá,
Procuro pela net este vídeo e acabei aqui. Sim, vi e recomendo o vídeo. É ótimo. 🙂
Oi Helga,
Seja Bem-vinda.
Este filme é realmente emocionante.
Abraços.
Este filme foi apresentado em sala em meu curso de Educação Fisica, agora tenho uma apresentação sobre ele e o texto do Johan Huizinga “O Jogo e a Guerra”.
agora é em busca das reflexões… =)
Grato.