Desperdício

Impressionante (utilizarei muito esta palavra, pois há muitas coisas que ainda me impressionam), impressionante como existe burrice e desperdício de dinheiro público, mesmo nas secretarias de educação (o “mesmo” foi irônico…).

A Secretaria de (des)Educação do município do Rio de Janeiro inventou um diário pro professorado. Sim, inventou. Uma ma-ra-vi-lha! Perguntem a qualquer docente decente. É um calhamaço de umas 350 folhas encadernadas (sem exagero: trezentas e cinquenta folhas encadernadas!!) xerocopiadas – que, dali, são utilizadas no máximo umas 50 – para cada turma. Repito: para cada turma! Periga de ter professor com problema nas costas de carregar peso!

Cada folha desta maravilhosa invenção é utilizada apenas em um de seus lados. Vire o calhamaço de cabeça pra baixo, folheie-o de trás pra frente e você terá um belo caderno de 350 folhas em branco. Sim, pepel branco, aquele que polui e é responsável pelos desertos verdes que estão assolando determinadas áreas de nosso país.

Pra não dizerem por aí que exagero na argumentação, veja o Adital e a UFSC.

Todo o mundo falando em reduzir o consumo, racionar o uso dos recursos naturais e dos materiais e alguém da Cecretaria de Educassão vem com essa.

Façam as contas colegas: são mais de 1.000 escolas no município do Rio (sim, mais de mil!). Impressionante.

Se tiverem em média 20 turmas… não, podem achar que estou exagerando, digamos umas 15 turmas em média, teremos 15 mil turmas, ou 15 mil calhamaços de papel branco subutilizado espalhados por aí.

Impressionante.

Quero só ver onde vão guardar estes calhamaços ano após ano – ou será que vão jogar fora os diários? Afinal, é um documento da vida de milhares de alunos, não?

Continuando: se temos 15 mil calhamaços a 350 folhas cada, são 5.250.000 folhas!!! Fora o plástico e o espiral da encadernação! Considerando que o papel é feito de árvores, como já dissemos, considerando toda a química que é utilizada em seu branqueamento e considerando o espaço absurdo que isto ocupa… Ah, quem dera inventassem uma máquina onde pudéssemos colocar as informações sem precisar de tanto papel!

Veja as fotos e comprove:

Pequeno diário do Rio 

 diario-do-rio-02.jpg

 

Impressionante…

 ————————————————————————————

Na mesma linha:

a) Entenda aqui como o papel é fabricado.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Desperdício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *