Como desenvolver um projeto socioambiental

Como é cada vez maior o campo de atuação no âmbito dos projetos socioambientais, e conseqüentemente a busca por informações a respeito, além dos posts já relacionados ao assunto (ver exemplos:  Como montar um projeto e Como montar um projeto de educação ambiental) envio a vocês o link  de um manual que recebi.

Chama-se “Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais” e foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo E Instituto Ecoar para Cidadania.

Segundo o mesmo, “Este trabalho apresenta os conceitos fundamentais para a elaboração de um projeto e esclarece as dúvidas mais freqüentes”.

Dei uma lida e o material é bom, dando boas dicas para quem quiser começar.

Podemos, aqui, entretanto, trocar informações e responder dúvidas a respeito.

Divirtam-se:

Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Especialista em projetos

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

35 thoughts on “Como desenvolver um projeto socioambiental

  • Pingback: Declev via Rec6

  • 21/04/2008 em 23:10
    Permalink

    Prezado, fiquei interessada no manual para desenvolvimento de um projeto socioambiental, porém o arquivo não abriu… está corrompido. Poderia enviar no meu endereço eletrônico?
    Grata,

    Valéria

    Resposta
  • 21/04/2008 em 23:36
    Permalink

    Oi Valéria,

    Realmente, a página não está abrindo. Eu procurei na página original, mas acho que eles estão com problemas.

    Eu devo ter uma cópia, mas meu computador principal, onde deixo todos os arquivos, não está bem… estou usando o laptop.

    Ficarei te devendo este manual.

    Te peço para me cobrar mais tarde, daqui a alguns dias, quando terei consertado o computador.

    Abraços.

    Resposta
  • 29/04/2008 em 16:00
    Permalink

    Olá… Tive o mesmo problema na página original.
    Gostaria de saber se você já teve acesso a esse arquivo no seu computador. Seria possível me mandar por email?

    Grata,
    Carol.

    Resposta
  • 04/05/2008 em 00:45
    Permalink

    Boa noite!
    Voce pode, por gentileza, enviar-me uma cópia do manual de projetos socioambiental.Grata!!!!!!!!!!!

    Roseli

    Resposta
  • 04/05/2008 em 02:02
    Permalink

    Olás gentes,

    Estou tentando conseguir pra vocês. Meu computador parece que pifou de vez. Escrevi até pra Secretaria de MA de SP pra ver se consigo.

    De qualquer forma, veja na categroia ‘projetos’:

    http://diariodoprofessor.com/category/projetos/

    Lá há outras dicas para a construçao de um.

    De qualquer forma, assim que tiver notícias, envio por aqui.

    Abraços.

    Resposta
  • 02/06/2008 em 14:52
    Permalink

    Olá também tentei abrir o arquivo do manual de projetos socioambiental e não consegui, se tiver pode ,e enviar por e-mail ste arquivo? Obrigado

    Taila

    Resposta
  • 24/08/2008 em 00:43
    Permalink

    Boa noite, sou o Prof. Marcos e também tentei abrir o arquivo do manual de projetos socioambiental e não consegui,gostaria por gentileza que o Sr. envie por e-mail o arquivo por favor.? Obrigado

    Marcos

    Resposta
  • 17/09/2008 em 11:19
    Permalink

    Eu consegui baixar o arquivo clicando no link com o botao direito do mouse e depois na opção “salvar link como”. No internet explorer a opção é “salvar destino como”.

    Resposta
  • 25/03/2009 em 15:17
    Permalink

    bom ola tenho uma ideia muito boa pra uma progeto so que nao tennho recurços pra faser isso queria que o governo me ajudace nessa ideia que e recolhe oleo de restalrante pizzaria bares casas hotei pousadas em fim qualquer coisa que sobre oleo usado recolhe esse material e manda pra um luga que tronforme isso em bio diesel ou en outros materias derivado de oleos usado bom moro em mage rj e vejo que esse tipo de material nao esta sendo colocado em seu luga certo como quero contribui com a nossa falna e nosso mangue quero que me ajudem nesse progeto espero que nao demore pra me responde ok abraço 02185036018

    Resposta
    • 25/03/2009 em 20:08
      Permalink

      Oi Carlos,

      Há hoje em dia muitas ONGs que trabalham com projetos nesta linha.

      Certamente há alguma em Magé ou ao menos nas cidades vizinhas.

      Dê uma busca nas ONGs de seu município.

      Se eles não tiverem um projeto desta natureza, proponha a eles, pois eles devem saber como obter recursos.

      Boa sorte.

      Resposta
  • Pingback: Os projetos de trabalho são uma forma de dar aulas - uma educação diferente, quiçá melhor | Diário do Professor

  • 06/05/2009 em 15:33
    Permalink

    Estou participando de um curso de agente socioambiental,no SENAC em Campos do Jordão,SP.gostaria de receber este material,pois será de muita utildade,vista que vamos elaborar projetos nessa área visando a reciclagem de lixo ,pela coleta seletiva.O projeto tem que ser bem elaborado para sua aprovação.Estou também atuando como professôr de química na rede municipal.Agradeço pela cortezia.Cordialmente,Edilson.

    Resposta
  • 14/05/2009 em 14:07
    Permalink

    Olá..
    Gostaria de receber modelo de projeto de coleta seletiva de lixo. Preciso desenvolver em virtude do meu trabalho e não sei por onde começar.
    Agradeço

    Resposta
  • 26/08/2009 em 11:38
    Permalink

    Muito bom adorei era tudo que eu precisava

    Resposta
  • 03/10/2009 em 10:08
    Permalink

    Ola..estou elaborando um projeto/monografia para a implantação de um sistema de coleta seletiva na escola em que ministro aulas de Ciencias. Gostaria de receber materias que me ajudem nesse trabalho. Precisso tambem de conceitos- tecnicos e fundamentados por algum autor- sobre conceito e classificação de residuos solidos…Desde ja agradeço.

    Resposta
  • 10/03/2010 em 09:32
    Permalink

    Cordiais saudações… Nao consgo baixar o manual, gostaria d receber no meu email pk tou necessitando d dicas acerca da elaboraxao d projectos socio ambientais. To aguardando, abraços…!!!

    Resposta
  • 18/04/2010 em 20:30
    Permalink

    Olá, meu nome é Marcos Vinícius, atuo em um projeto de educação ambiental e gsotaria se possível que você me enviasse o manual por email, pois não consigo abri-lo. Desde já agradeço, um abraço.

    Resposta
  • 10/05/2010 em 22:42
    Permalink

    Se possível, gostaria de receber algo que possa me auxiliar num projeto sócioambiental. Minha irmã tem um curtume no RS e desenvolveu uma pequena indústria de luvas p/segurança no trabalho. Eu gostaria de desenvolver esse projeto levando em conta o curtume e a indústria. Desde já, meu muito obrigada, um abraço.

    Resposta
  • 03/08/2010 em 14:00
    Permalink

    Olá sou estudante do ultimo ano do Curso de Tecnologo em Gestão Ambiental, eu e alguns colegas do mesmo curso estamos desenvolvendo um projeto socioambiental em um bairro carente de nossa cidade, não só por causa do curso mas sim pelo setimento de pertencimento da sociedade como um todo. Claro que no decorrer do curso esse sentimento se aflorou. Mas estamos ainda com algumas duvidas e gostariamos de contar com quem tem uma maior experiencia que a nossa. Então usando esse instrumento q muitas vezes é magico que é a internet encontrei seu trabalho. Gostaria que se possivel vc me enviesse artigos ou qualquer material que possa nos dar um norte, pois não basta só boa vontade, precisamos de bases solidas para que o projeto em questão não seja apenas mais um projeto q depois de efetivado caia no esquecimento e consequentemente seja fadado ao fracasso.
    Queremos sim trazer verdadeiras mudanças na comunidade, tanto social quanto qmbiental..
    Abraços e espero resposta..
    Gisele

    Resposta
  • 22/02/2011 em 10:46
    Permalink

    Olá, Professor!
    Gostaria de receber um roteiro para que possa escrever um projeto de educação ambiental.

    Resposta
    • 22/02/2011 em 13:07
      Permalink

      Oi Julio cesar,

      Vá na categoria de artigos “projetos”, na barra à esquerda do blog, pois lá tem alguns artigos relacionados a isso, inclusive com roteiros.

      Abraços,

      Resposta
  • 12/03/2011 em 20:46
    Permalink

    olá professor !
    estou cursando técnico em meio ambiente, gostaria de receber alguns artigos para formulação de um bom projeto ambiental, pois necessito de um norte, onde eu possa me dar bem no momento de defender banca ( tcc), desde já agradeço .

    Resposta
  • 02/06/2011 em 11:15
    Permalink

    olá,estou cursando pós graduação em gestaõ e educação ambiental pela Uniesb gostaria de receber dicas de como criar um projeto ambiental.

    Resposta
  • 14/06/2011 em 18:20
    Permalink

    Passando para parabenizar pelo conteúdo do site!
    Sou estudante do 3º periodo de Engenharia Ambiental, e estou criando um projeto de Educação Ambiental à pedido de uma professora.
    Encontrei aqui, tópicos bem úteis.
    Grata!

    =)

    Resposta
  • 04/07/2011 em 17:07
    Permalink

    Criei um projeto ambiental em minha escola graças aos seus “conselhos”.Parabens,pois seu trabalho é realmente incrivel!!!

    Resposta
  • 04/07/2011 em 21:08
    Permalink

    Oi, peço dicas para encontrar estudos referentes a Impacto Socio – Ambiental da Extracao da areia….

    Resposta
  • 24/07/2011 em 00:03
    Permalink

    olá professor !
    estou cursando técnico em meio ambiente, gostaria de receber alguma dica para formulação de um bom projeto ambiental, pois necessito de um norte, onde eu possa me dar bem no momento de defender banca ( tcc), desde já agradeço .

    Resposta
  • 01/11/2011 em 06:50
    Permalink

    estou fazendo o trabalho de conclusão de curso técnico agícola e necessito de uma copia de elabração de projetos soioambientais, desde já sou grato pela contribuição

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *