Como baixar textos, artigos, livros sobre educação ambiental

Participo de um monte de listas de discussão pela internet.

Sobre lixo, sobre meio ambiente, sobre educação ambiental, sobre Sala Verde, sobre Coletivos Educadores…

Sei que recebo muito lixo por aí e que meu email fica exposto, mas gosto.

É que de vez em quando recebemos umas coisas boas, no meio das centenas de besteiras e blá blá blas.

E, vocês sabem (ou não) que eu sempre coloco por aqui o que acho que vale a pena.

Então, cares amigues, recebi numa destas uma dica de onde encontrar textos de educação ambiental de diversos autores.

No maravilhoso saite do GPEA – Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Mato Grosso, tem uma penca de informações sobre o assunto.

O Grupo é chefiado pela Michèle Sato, que dispensa comentário, mas quem quiser saber mais, clique nela.

Dentre as informações disponibilizadas, uma série de livros, textos, artigos para download.

Se você quiser, entre na página do Grupo, linkada aí em cima – vale a pena.

Mas se quiser ir direto aos títulos, clique abaixo e divirta-se…

Livros e Cadernos

Artigos escolhidos

Banco de Teses

Textos curtos

Materiais pedagógicos

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

16 thoughts on “Como baixar textos, artigos, livros sobre educação ambiental

  • 27/10/2008 em 13:43
    Permalink

    Seu blog é fantastico, parabens pela iniciativa!

    E sucesso sempre!

    Resposta
  • 30/10/2008 em 19:29
    Permalink

    Estou assumindo a Secretária Municipal do meio Ambiente na cidade de Aurelino Leal no Estado da Bahia, Gostaria de inserir, nas escolas municipais, no ano letivo de 2009, o projeto de educação ambiental, para maior conscientização por parte dos alunos e com isso abranger para toda cidade… Poderia me ajudar nesse sentido??? A cidade é pequena, cerca de 18.000 habitantes. Além dessa iniciativa, pretendo resolver o problema do lixão a céu aberto, a limpeza das margens do Rio de Contas, a coleta seletiva para lixo e etc… Por favor ajude-me e que Deus te abençoe em Cristo Jesus

    Resposta
  • 30/10/2008 em 23:41
    Permalink

    Oi Marcus,

    Não existe um projeto “único” para ser implantado em todas as escolas. O ideal é que cada escola consiga desenvolver o seu, baseado em suas próprias experiências, seus próprios problemas, suas próprias necessidades.

    De qualquer forma, algumas coisas podem ser feitas, por vocês da Secretaria, de uma maneira geral.

    Seria muito importante você começar realizando a formação de seus professores, com cursos, palestras, distribuição de livros, acesso a internet, cartilhas…

    Um trabalho com o lixo pode ser feito com todas, implantando a coleta seletiva em todas as escolas.

    Para isso, é mais fácil separar o lixo em dois (orgânico e inorgânico) e destinar para uma cooperativa ou mesmo uma pessoa que pode fazer a separação e vender o material.

    Não sei se sua cidade tem condições pra isso (cooperativa, local para venda do material etc).

    Outro projeto que pode ser geral é em relação ao consumo e desperdício, seja lá do que for: energia elétrica, água, comida etc.

    Pra resolver o problema do lixão, ou você terá que fazer reformas transformando-o em um aterro controlado, ou terá que construir um aterro sanitário novo.

    De qualquer forma, requer dinheiro e um projeto específico.

    A limpeza das margens do Rio de Contas pode ser feita como um mutirão. De qualquer maneira, o ideal seria um projeto de educação ambiental interligado à essa ação, para você saber quem joga o lixo, por quê e o que os fariam parar.

    Sem um trabalho assim, na semana seguinte o rio tá igual…

    Veja alguns artigos por aqui para ter idéias:

    (categoria de projetos, com vários artigos):
    http://diariodoprofessor.com/category/projetos/

    (categoria sobre lixo, com vários artigos, inclusive uma cartilha sobre coleta sletiva):
    http://diariodoprofessor.com/category/sobre-lixo/

    Qualquer dúvida torne a escrever.

    E obrigado pela bênção.

    Abraços.

    Resposta
  • 18/03/2009 em 14:51
    Permalink

    Este sitio foi-me recomendado pela Profª ZARA da Unb. Achei ótimo, até porque me esclareceu algumas dúvidas. Estou nesse momento vivendo a dura realidade de escrever uma dissertação em EDUCAÇÃO AMBIENTAL nas escolas da minha pequena cidade, CORRENTE, situada no sul do estado do PIAUI. A referida profª., atraves de uma apresentação intempestiva da minha parte, sem nunca ter ouvido falar da minha existencia, compadeceu do meu pesadelo e a partir de então, não tem medido esforços para me incluir no mundo dos pesquisadores indicando sites, artigos …..que tarefa !!!! Vc caro colega que tem idéia desse estudo sistematizado, poderia contribuir de alguma forma para facilitar o meu trabalho? Agradeço a sua colaboração.

    Resposta
    • 18/03/2009 em 19:33
      Permalink

      Oi Carmem,

      Posso te ajudar sim.

      Mas você tem que ser mais específica… que tipo de informações, ajuda você quer?

      Abraços.

      Resposta
  • 29/05/2009 em 07:48
    Permalink

    São iniciativas como essas que melhoram o âmbito sócio-ambiental brasileiro. Parabéns!

    Resposta
  • 01/06/2009 em 20:33
    Permalink

    EA é um assunto que me interessa muito, pois pensso em fazer meu tcc sobre o mesmo.

    Resposta
  • 23/07/2010 em 11:24
    Permalink

    Elaboro Projetos de Educação Ambiental para escolas e comunidade (elaboração e execução) na medida de cada necessidade.

    Resposta
  • 22/09/2010 em 16:50
    Permalink

    Parabéns Marcus , Todos os gestores precisa ter esta visão ambiental

    Resposta
  • 09/06/2011 em 21:11
    Permalink

    Olá professor!
    Também estou vivendo o “dilema” de montar um projeto de Educação Ambiental. O leque de assuntos abrangidos é imenso, e ai surgem as dúvidas.. Mas aqui encontrei algumas respostas, que irão me auxiliar.
    Parabéns pela iniciativa!

    Resposta
    • 15/06/2011 em 19:29
      Permalink

      Oi Fábio,

      É verdade, estou devendo aos professores de geografia alguns artigos e dicas.

      Vou prestar atenção a isso.

      Abraços,

      Resposta
  • 04/10/2011 em 02:43
    Permalink

    professor Declev sou uma admiradora de todos os saeus artigos e leios todos.Sou professora alfabetizadora há 15 anos, me formei em agosto de 2010 em Gestão Ambiental é uma àrea que gosto e amo fazer, mas aqui no meu município temos muitos entraves, desmatamento, pesca predatória, caça e etc.atualmente estou de licença médica por ter tido problemas de saúde que relativamente começa com a falta de apoio que não temos, hoje não tenho mais o prazer e a paixão que eu tinha em lecionar, pois nós somos o 1° a sermos criticados e os últimos a ser lembrados em questão de valores educacionais e profissionais, portanto eu conheço a Prfª Michele Sato é uma profissional fascinante pois já participei de palestras que ela ministra.Mas sou sua admiradora e continue acreditando nos seus pricipios e ideais , pois sá assim teremos excelentes profissionais que pensam e falam com sabedoria e conhecimento do que escreve. parabéns.moro em Porto EStrela-m.t.

    Resposta
  • 04/10/2011 em 03:05
    Permalink

    Prof°< gostaria de saber se voce pode me auxiliar ou orientar em um projeto de um residencial aqui da minha cidade, que infelizmente foram feitas 50 casas em local i,próprio e que hà 6 anos vinha numa demanda de poderes, uma vez que na realidade o EStado deveria ser responsável, e como as famílias já estão morando lá hà quase 4 anos e o problema agora ficou para o município que apesar de ser carente e com poucos recursos não terá como fazer no momento, mas eu me propus á ajudar a administração a minimizar os danos que está causando ao meio ambiente e até as próprias famílias que lá reidem.o projeto teria que ser da seguinte maneira: fazer a religação da estação de tratamento de esgoto, comprar uma bomba nova, arborizar um espaço onde foi criado um parque para as crianças e um quebra vento com eucalipto pois lá é uma area úmda e fazer arborização em frente as casas e com plantas nativas daqui e frutíferas.Há esses resíduos são jogados diretamente num córrego que fica acerc a de menos de 100m das casas, e outro detalhe em algumas casas já está acontecendo vazamento das turbulações residenciais.Esse quebra vento é porque desmataram tudo ao redor e quando vem chuva com vento destelha as cas casas dos moradores locais e um pasoo importantte é que os próprios moradores farão o mutirão para toda mão de obra e a prefeitura nos cederá os maquinários e a compra de uma nova bomba, mas eu quero contruir uma proteção acima da bomba prra evitar que estragu com sol e chuva.Um detalhe importante esse córrego é afluente do RIO PARAGUAI QUE FICA LONGE UNS 800METROS DE DISTANCIA DAS CASAS, E ALÉM DESSE PROBLEMA AMBIENTAL TEMOS O LIXÃO DA CIDADE QUE É TOTALMENTE IRREGULAR E TODO LIXO É JOGADO NA NASCENTE DESSE CÓRREGO QUE É CONHECIDO POR CÓRREGO DO CAVALO. POR FAVOR SE PUDER ME AJUDAR A COLOCAR AS IDEIAS EM PRÁTICA EU AGRADEÇO, É QUE AQUI NINGUÉM QUER FAZER DE GRAÇA SÓ PENSA EM OBTER LUCROS E LÁ SÃO PESSOAS MARAVILHOSAS E MUITAS DAS CRIANÇAS DE LÁ FORAM MEUS ALUNOS ENQUANTO EU ESTAVA EM SALA DE AULA.EU SPO SESTOU FORA DA SALA PORQUE ESTAVA SATURADA E INDIGNADA COM ALGUNS COLEGAS.OBRIGADO . UM ABRAÇO MARIA MIRANDA PORTO ESTRELA MATO GROSSO.

    Resposta
  • 24/03/2012 em 22:03
    Permalink

    Ola, foi a primeira x , que pesquiso sobre educação ambieental, pois estou tendo essa materia no curso d pedagogia, e gostaria se seinformais sobre a disciplina e vejo que é uma disciplina nova pois tenho amigas que estão terminando o curso e não estão tendo essa materia, e gostaria de receber artigos enfin tudo sobre o meio ambiente, pois tenho certeza que foi precisar na faculdade, desde já agradeço atenção de todos.
    Obrigada Meiry

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *