Pra não dizer que só reclamo, ideias para a educação

Ideias para a Educação

Pra não dizer que só reclamo, apresento algumas ideias para a educação.

São ideias aleatórias, como uma tempestade de ideias.

   

Sabem aquela coisa: “se eu pudesse…”?

    • Salas de ciências super equipadas;
    • Salas de artes; dança; teatro; música adaptadas ao trabalho;
    • Reforma nas quadras, adaptando-as como se fossem para escolas dos filhos dos políticos;
    • Minibiblioteca em todas as salas de aula;
    • Computadores à disposição dos alunos em sala;
    • Salas de aula com mesas de trabalho em grupo e não mais carteiras individuais (ou com carteiras que possam ser mesas de trabalho em grupo, se assim o desejar o professor);
    • Ar condicionado nas salas;
    • Data-show com som nas salas, pronto para o uso do professor;
    • Internet wireless decente em toda a escola;
    • Uso dos corredores para exposição de aquários, terrários, trabalhos dos alunos em mesas e prateleiras;
    • Horta na escola (nem que seja em vasos);
    • Cultivo de plantas ornamentais e árvores por toda a escola;
    • Melhora no Plano de Carreira e Salário, com contratação dos professores por 40 horas e dedicação exclusiva;
    • Mais tempo livre pago aos professores para projetos, pesquisas, aulas de reforço, atendimentos particulares, planejamento e outras ações extra-classes – mais ainda do que o 1/3 em lei, o qual ainda merece muita resistência por parte dos gestores;
    • Reforma nas salas dos professores, transformando-as em salas de trabalho decentes e aconchegantes – e não os depósitos de materiais, gente e poeira atuais;
    • Fóruns municipais ou estaduais dos professores por área, com apresentação de experiências exitosas, com publicação de livros e distribuição aos professores;
    • Financiamento para participação de congressos, encontros com apresentação de trabalho (as pesquisas realizadas na escola);
    • Diminuição do número de alunos por turma;
    • Oferecimento de esportes diferenciados, como judô, tênis, dentre outros.

Aqui estão mais algumas ideias para a educação:

Aprendizagem personalizada:

Criar um ambiente de aprendizagem que se adapte às necessidades individuais dos alunos. Isso pode incluir ajustar o ritmo de ensino, fornecer material de apoio adicional ou permitir que os alunos trabalhem em projetos que os interessem.

Educação multidisciplinar:

Integrar várias disciplinas para criar uma compreensão mais completa do mundo. Por exemplo, combinar aulas de história, geografia e ciências sociais para estudar o impacto das mudanças climáticas em diferentes regiões do mundo.

Aprendizagem baseada em projetos:

Encorajar os alunos a trabalhar em projetos que sejam relevantes para eles e para sua comunidade. Isso pode incluir pesquisar soluções para problemas locais, desenvolver produtos ou serviços inovadores ou realizar estudos de caso.

   

Educação baseada em competências:

Alinhar a educação às habilidades que os alunos precisarão para o futuro, como resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação e colaboração.

Aprendizagem baseada em tecnologia:

Integrar tecnologias digitais para melhorar a eficiência e a eficácia da aprendizagem. Isso pode incluir o uso de aplicativos educacionais, jogos de aprendizagem e plataformas de ensino on-line.

Lembre-se de que essas são apenas ideias gerais e que o sucesso da educação depende de muitos fatores, incluindo o envolvimento dos pais, a disponibilidade de recursos e a qualidade dos professores.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Sonhador

Post publicado originalmente em 11 de maio de 2012

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

4 thoughts on “Pra não dizer que só reclamo, ideias para a educação

  • 24/05/2012 em 18:42
    Permalink

    Declev, como você sabe sou também um sofredor da escola brasileira!
    Cheguei a seguinte conclusão outro dia desses! O caminho para salvar a educação brasileira é que ela seja toda em EaD (Educação à Distância)!
    Os políticos nunca irão nos dar as condições de trabalho da qual você tanto fala! Seria o que deveria ser feito! Mas como já aceitei que eles não vão fazer vou propor algo que acho que passe que é EaD para todo o ensino médio! Os IFET’s poderiam elaborar cursos via EaD para o ensino médio. Criei até um slogan: “EaD, para Professor voltar a ser Professor!”
    Nem nós nem os sindicatos irão conseguir no Brasil que tenhamos condições de trabalho! Desisti de esperar! Agora sou partidário do EaD para o ensino médio público!

    Resposta
    • 25/05/2012 em 10:38
      Permalink

      Oi Tomaz,

      A ideia pode até ser boa, mas acho ainda mais difícil de ser executada.

      É uma questão que deve até mesmo passar pela constituição o ensino básico (fundamental e médio) é presencial.

      As escolas também trazem “dinheiro” pra eles. Como fazer isso na EaD?

      Abraços,

      Resposta
  • 25/05/2012 em 21:51
    Permalink

    Teria que ser uma transição. Como já está acontecendo aos poucos!
    EaD teria que ser uma modalidade de ensino tão válida como qualquer outra! Sou defensor da completa federalização da educação básica no Brasil. Mas temo que a administração de um enorme número de escolas pela União faça o nível do ensino cair! Sabemos que nossos alunos não querem mais assistir as nossas aulas. Eles preferem ficar conectados na internet. Então que aqueles que quiserem cursar via EaD possam cursar! Aos poucos a maioria acabaria adotando a opção de EaD. Seria uma forma de se atingir um maior número de pessoas com a mesma boa qualidade dos IFET”s. Também Homeschooling deve ser uma opção tão viável como qualquer outra! Eu desisti da escola pública brasileira! Quero e acho melhor que a maioria delas fechem! Vou dedicar a minha vida agora para a criação e expansão do Ensino Médio via EaD e ao fim das escolas! É mais factível que os políticos coloquem banda larga do Norte ao Sul do Brasil do que oferecerem escolas de qualidade para a população! Cansei de tudo! Quero o fim das escolas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *