RPG na educação

Já pensou em utilizar o RPG na educação?

Pois saiba que os jogos podem auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento da criatividade e do pensamento lógico das crianças.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo!

   

RPG na educação

No dia 24 de fevereiro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do RPG (Role-playing game), um jogo em que os jogadores criam personagens e narrativas de forma colaborativa.

À primeira vista, esse tipo de jogo pode parecer puro entretenimento, mas especialistas afirmam que ele não só diverte, como também estimula a criatividade e desenvolve habilidades como atenção, senso crítico, pensamento lógico e rapidez de raciocínio.

Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o uso de RPG em sala de aula como uma boa prática.

“Esses jogos são muito mais colaborativos do que competitivos; os jogadores improvisam e muitas vezes não há um vencedor, então auxiliam também a desenvolver habilidades sociais e trabalho em equipe”, afirma Thaiza Montine, professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Goiânia.

“São jogos muito interessantes para desenvolver habilidades como estratégia, lógica narrativa”, completa. Segundo a professora, o RPG permite inserir conteúdos escolares durante a aventura fazendo com que os alunos aprendam e resolvam problemas com temáticas das disciplinas curriculares.

Tipos de RPG

Existem várias formas de RPG. A tradicional, também chamada de RPG de mesa, é conduzida por meio de discussões, enquanto que na live-action RPG (LARP) os jogadores executam fisicamente as ações das personagens.

O jogo de RPG, ou Role-Playing Game, é um tipo de jogo onde os jogadores assumem papéis fictícios em um mundo imaginário. Cada jogador cria um personagem e interpreta suas ações e decisões dentro do universo do jogo, seguindo as regras e narrativa estabelecidas pelo mestre do jogo.

Geralmente, o mestre do jogo é responsável por criar o cenário e os desafios que os jogadores vão enfrentar, além de controlar os personagens não jogáveis (NPCs) e decidir os resultados das ações dos jogadores. O mestre também pode fornecer informações importantes para os jogadores e orientá-los no desenrolar da história.

Os jogadores podem escolher suas habilidades e as características do seu personagem, como força, inteligência, agilidade e outras, que influenciam nas habilidades e ações que eles podem realizar durante o jogo. À medida que os jogadores avançam na história, eles ganham experiência e podem melhorar as habilidades de seus personagens.

Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas maneiras, incluindo jogos de mesa, jogos de computador, jogos online e jogos de realidade virtual. Alguns dos jogos de RPG mais populares incluem Dungeons & Dragons, World of Warcraft, Final Fantasy, entre outros.

RPG na educação: 3 jogos para desenvolver habilidades nas crianças

O Colégio Marista de Goiânia preparou uma lista de três RPGs muito interessantes para desenvolver diversas habilidades nas crianças.

Confira:

Lições – RPG sobre viagens a mundos paralelos e realidades alternativas. Universos futuristas. Viagens no tempo. Aventuras em mundos virtuais.

Hora de aventura na Terra de Aaa – Uma aventura que coloca os personagens da Terra de Ooo dentro de um sonho para resolver uma crise terrível e três pequenas aventuras interligadas que formam uma série de histórias de acampamento narradas pelo Rei Gelado.

RPG Solo Aventuras Possíveis – Os tripulantes da Nau Catarineta conheceram de perto os perigos que o mar pode reservar. Presa numa região de calmaria, dia após dia, noite após noite, a nau ficava no mesmo lugar. A comida a bordo foi acabando. O desespero tomou conta de todos. Diante da salvação incerta, a tentação e a devoção haveriam de se mostrar.

   

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *