Saúde mental coletiva: o que é e como alcançá-la

Felizmente, as conversas sobre saúde mental coletiva ganharam força no debate público e mais pessoas aprenderam a importância do assunto. Você já notou, porém, que o cuidado com a mente parece que é sempre abordado pelo aspecto individual?

Não é possível tratar de males como a ansiedade, depressão ou Síndrome de Burnout isoladamente. Isso porque, na maioria das vezes, é o ambiente que a pessoa está inserida que precisa de uma transformação.

Em um local de trabalho tóxico, por exemplo, não basta que cada funcionário busque caminhos para lidar com as emoções negativas. A empresa toda necessita encarar o problema, isso é buscar a saúde mental coletiva.

É aí que entra o conceito de Saúde Mental Coletiva. Segundo o psicólogo Lucas Freire, para curar as doenças da modernidade, precisamos de um esforço conjunto, que envolva toda a sociedade e implique em uma verdadeira revolução.

Saúde Mental Coletiva

Em um trabalho sério com a leveza de uma brincadeira, o Psicólogo Lucas Freire apresenta método para garantir a realização profissional sem sofrimento em novo livro.

Trabalho não deveria ser sinônimo de sofrimento. Este é o ponto de partida para Playfulnesslançamento literário de autoria do psicólogo especializado no desenvolvimento de lideranças e em saúde mental coletiva, Lucas Freire. Além de abordar as constantes mudanças no ambiente corporativo, a obra apresenta ferramentas para transformar a maneira como o trabalho é encarado.

Termos como burnout, estresse, depressão e ansiedade são associados à exaustão ao universo de carreiras na atualidade. Como é possível então encarar o ofício como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais?

Ancorada em quatro bases, a metodologia criada pelo autor auxilia o leitor na busca por uma vida mais leve e criativa mesmo em um cenário de pressão e exigências, com uma boa saúde mental coletiva.

Com a “Teoria do flow”, por exemplo, trabalhadores, lideranças e profissionais da área de gestão de pessoas entenderão não apenas como realizar aquilo que desejam, mas também o que fazer para se sentir realizado. Freire apresenta ainda o conceito de “Tensão criativa” e revela que as ideias inovadoras costumam surgir em situações de adversidades.

Ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade
é uma característica intrínseca a todo e qualquer ser humano […].
Ela é fruto do emprego da paixão, da curiosidade e da determinação,
em quantidades absurdas, para resolver problemas e fazer a diferença.
(Playfulness, pg. 53)

Em Playfulness, Lucas Freire resgata os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais. Ele reforça, porém, que brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas e muito mais, buscando melhorar a saúde mental coletiva.

Com exemplos práticos e histórias reais, o psicólogo ensina maneiras de usar a ludicidade na vida e no trabalho.

O livro Playfulness reúne ferramentas para responder, com leveza e originalidade, as incertezas, as contradições e as ambiguidades da hipermodernidade. A obra conta com ilustrações, gráficos como linhas do tempo, playlists para cada capítulo, exercícios de reflexão e QR Codes para inserir o leitor no universo play.

   

Livro Playfulness – Ficha técnica

  • Livro: Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa
  • Autor: Lucas Freire
  • Editora: DVS Editora
  • Formato: 16 x 1.3 x 23 cm
  • Páginas: 224
  • Preço: R$ 89,90
  • Link de venda: Amazon

Livro Playfulness – Sinopse

Playfulness é muito mais do que uma brincadeira. É criar, atuar, tocar, encenar, jogar, agir e muitas outras coisas. Inspirada nos diversos significados da palavra play, a metodologia criada pelo psicólogo Lucas Franco Freire é uma resposta às incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento psicológico dentro e fora do mundo corporativo. Para minimizar o sofrimento e toda conotação negativa que o trabalho ganhou ao longo das últimas Revoluções Industriais, o autor convida o leitor a refletir, construir e transformar sua rotina, sua carreira, sua vida, sua comunidade e até o mundo com leveza e criatividade.

Sobre o autor

Lucas Franco Freire é psicólogo, treinador e palestrante especializado em desenvolvimento de lideranças e soft skills com educação experiencial. Professor de Gestão com Pessoas da Especialização em Empreendedorismo da UFBA. Orientador profissional, especialista em Psicologia Positiva, facilitador certificado na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® pela Associação de Master Trainers (DK), Sócio fundador da People2People RH, da Smartplay BR – Criador do método Playfulness. Já impactou mais de 100 mil pessoas em mais de 2 mil eventos pelo Brasil.

 
 

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *