Oportunidade de emprego no Canadá

Você fala francês? Confira essa oportunidade de emprego no Canadá, em Quebec!

Diversas empresas e instituições de ensino do Quebec buscam candidatos brasileiros com conhecimento da língua francesa.

Leia também: Mulheres fazem mais Intercâmbio

Oportunidade de emprego no Canadá

Idioma oficial de 29 países, o francês é uma das línguas mais faladas no mundo, figurando atualmente na quinta posição do ranking segundo dados da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

O Canadá tem o francês e o inglês como idiomas oficiais, sendo a província do Quebec o berço francês na América do Norte. Fundado no século 17, o Quebec possui predomínio do francês não apenas na língua, mas também na arquitetura, na cultura e na gastronomia.

Se você faz parte das pessoas que têm proficiência em língua francesa e pensa em seguir uma carreira profissional ou acadêmica fora do Brasil, chegou sua hora de expandir fronteiras.

Leia também: Mercado de saúde e bem-estar – oportunidades para jovens

Trabalhe ou estude no Canadá

O governo do Quebec, por meio da agência de desenvolvimento econômico Québec International, está com inscrições abertas para as Jounées Québec BRÉSIL, iniciativa que busca recrutar brasileiros e brasileiras para trabalhar no Canadá.

Neste ano, 18 empresas quebequenses oferecerão mais de 200 vagas nos setores alimentício, de engenharia, industrial, manufatura, saúde, serviços sociais e tecnologia da informação.

O nível de francês solicitado depende de cada vaga. Há algumas empresas que exigem o nível intermediário ou avançado, já outras estão abertas a contratar candidatos com nível iniciante. Para saber as exigências, é preciso ler atentamente todos os detalhes das descrições das vagas.

A edição 2024 também possibilitará que estudantes brasileiros interessados em fazer formações técnicas e de nível superior no Quebec encontrem instituições de ensino da região, esclareçam suas dúvidas e aprendam como é o processo para solicitar uma autorização de estudos.

“Encorajamos todos os interessados em imigrar ao Quebec a estudarem desde já a língua francesa. Me estabeleci na região e vejo como é uma sociedade acolhedora. Além disso, o mercado de trabalho é muito dinâmico, a qualidade de vida é excelente e a vida cultural é vibrante”, diz Elisa Suhett Rinco, diretora de Mobilidade Internacional na Québec International e de origem brasileira.

Como tentar seu emprego no Canadá

Para se inscrever, é preciso criar uma conta gratuitamente no site Quebec na cabeça, preencher seu perfil e se candidatar às vagas ou aos programas de estudos de seu interesse, entre 5 de março e 8 de abril de 2024.

O perfil deve ser preenchido em francês, pois este é o idioma oficial do Quebec. Os candidatos selecionados receberão as convocações por e-mail na semana de 16 de abril. A etapa final incluirá uma entrevista presencial com os recrutadores, em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de maio.

É importante que os interessados se atentem às exigências, entre elas a necessidade de diploma técnico ou universitário na área da vaga desejada, experiência profissional no setor e nível de francês proporcional à oportunidade em questão. Desde 2011, mais de 600 brasileiros já foram contratados por empresas do Quebec.

Informações Úteis:

  • O quê: feira de empregos e oportunidades de estudos com recrutamento virtual e entrevistas presenciais
  • Quando: inscrições de 5 de março a 8 de abril
  • Público: brasileiros e brasileiras que buscam vagas no mercado de trabalho e estudantes
  • Mais informações: Link

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *