O Caso Escola Base – Documentário

“O Caso Escola Base”, documentário está disponível no Canal Brasil e GLoboPlay.

Série “Escola Base” foi dirigida por Paulo Henrique Fontenelle e produzida pela Mistika – Ariadne Mazzetti e Marcelo Siqueira.

No dia 28 de março de 1994, uma denúncia de um suposto abuso sexual na Escola Base, mudaria para sempre a vida dos donos do local e entraria para a história como um dos maiores erros do jornalismo brasileiro… A Escola Base ficava no bairro Aclimação, na região central de São Paulo.

Hoje, dia 28 de março de 2024, o caso completa 30 anos.

A série documental de 4 episódios está disponível no Canal Brasil e GloboPlay.

O Caso Escola Base

Na década de 90 donos de uma escola infantil de São Paulo foram acusados de abuso sexual contra crianças de quatro anos.

A denúncia foi feita pelas mães das vítimas e a condenação pela mídia, pela justiça e pela opinião pública, antes mesmo que os acusados fossem ouvidos ou julgados.

A série documental O Caso Escola Base relata a história de um massacre midiático sem precedentes na história do jornalismo e da justiça brasileira.

O ano era 1994. Mês de março, véspera da Semana Santa. A 6 DP de São Paulo, localizada no bairro da Aclimação, recebeu uma denúncia vinda de duas mães de alunos da Escola Base, Lúcia e Clea.

Seus filhos de quatro anos relataram que sofreram abuso sexual praticado pelos proprietários da escola Icushiro Shimada, sua esposa Maria Aparecida Shimada, Paula Milhin, e pelo perueiro Maurício Monteiro De Alvarenga, marido de Paula.

Depois de feita a denúncia e descontentes com a demora da investigação, essas mães optaram por procurar a imprensa que, acolhida pelas informações fornecidas pelo delegado Edélcio Lemos, fizeram desse caso um marco na imprensa Brasil, até hoje discutido na cadeira de ética das universidades de jornalismo e direito.

O documentário O Caso Escola Base

A série é contada a partir dos depoimentos dos principais personagens do evento.

Paula Milhin, a única proprietária da Escola Base que ainda está viva, nos conta como sua vida foi transformada a partir daquele dia. Relatos exclusivos e emocionados dela e de suas filhas Marina e Mariana nos apresentam com toda dimensão as consequências de uma apuração.

A série não se preocupa em buscar culpados ou fazer julgamentos e sim, gerar uma reflexão sobre a responsabilidade de todos nós ao divulgar uma informação.

Para isso, alguns capítulos foram construídos a partir do ponto de vista dos próprios jornalistas que na época cobriram o caso para os mais diversos veículos e que viram, nesse projeto, uma oportunidade de falar sobre a importância e os cuidados que a profissão deveria ter.

No momento em que o mundo vive uma crise de informação através das Fake News que inundam as redes sociais e são compartilhadas diariamente, a série se propõe acima de tudo a ser um exercício de empatia a fim de chamar a atenção para a responsabilidade de cada um de nós dentro da sociedade.

O Caso Escola Base – Sinopse

Uma denúncia de abuso sexual de crianças de uma escola de São Paulo, na década de 1990, promove um “linchamento” público de sete inocentes, motivado pelo sensacionalismo da mídia e pelos erros nas investigações por parte da polícia.

O documentário reconta, do ponto de vista das vítimas e dos profissionais de imprensa, esse emblemático evento que se tornou referência nas escolas de jornalismo do Brasil

O Caso Escola Base – Ficha técnica:

  • Direção: Paulo Henrique Fontenelle
  • Produção: Ariadne Mazzetti, Marcelo Siqueira, Paulo Henrique Fontenelle
  • Assistente de Produção: Lia Pini
  • Produção Executiva: Ariadne Mazzetti
  • Direção de Fotografia: Arnaldo Mesquita
  • Roteiro: Paulo Henrique Fontenelle e Clarice Saliby
  • Edição de Som e Mixagem: Eric Ribeiro Christani, A3pS
  • Trilha Original: Felipe Ayres

Leia também: O Caso da Escola Base – Os Abusos da Imprensa

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *