Como reaproveitar materiais escolares

Nos tempos de hoje, é importante não desperdiçar e saber cuidar do próprio lixo… então, como reaproveitar materiais escolares antigos?

Quando termina um ano escolar, é muito comum que a criança não tenha utilizado todos os cadernos, lápis e canetinhas até o final. Nessa hora, surge uma dúvida: o que fazer com esse material?

A boa notícia é que existem várias ideias interessantes para reaproveitar os itens e evitar desperdício.

Afinal, aprender a reaproveitar também é um aprendizado para praticar um consumo mais equilibrado. Isso começa com pequenos hábitos, como fazer a manutenção do material escolar ao longo do ano para que possa ser reaproveitado depois.

Como reaproveitar materiais escolares?

Afinal, como ensinar os filhos sobre a importância de cuidar do material?

Os pais podem, por exemplo, conversar sobre o valor investido na compra de materiais. Dessa forma, os filhos irão aprender que reaproveitar materiais escolares ainda contribui na economia da casa.

“Você pode dialogar sobre o valor de cada item e estabelecer combinados para que eles mantenham tudo em ordem durante o ano letivo”, aconselha a gerente de relacionamento do Colégio Marista da Asa Sul de Brasília, Fernanda Lages.

Assim, a criança compreende sobre equilíbrio no consumo e que reutilizar ainda contribui com a sustentabilidade. Com isso, ficará mais fácil para ela entender que é necessário comprar somente o que realmente está faltando.

 
 

Dicas sobre como reaproveitar materiais escolares

Confira as dicas e saiba como reaproveitar materiais escolares de uma forma simples:

  • Borracha

Procurando bem, sempre há borrachas usadas perdidas pela casa. Para deixá-las como novas, basta fazer uma limpeza simples com álcool; elas ficarão limpinhas e prontas para serem reutilizadas.

  • Régua

Com criatividade é possível transformar a régua usada e com marcas de uso em uma novinha. Para isso, basta aplicar alguns adesivos que a criança goste para que a régua possa ser utilizada por mais um ano.

  • Estojo

Estojos costumam durar bastante, mas também sujam com facilidade. Para que possam ser reaproveitados, uma boa dica é limpá-los durante o ano. Mas também é possível personalizá-lo, adicionando pequenos pedaços de tecidos, apliques e pinturas.

  • Mochila

Outros ítens que costumam durar bastante tempo são as mochilas. Mesmo bastante usadas, basta alguma manutenção para deixá-las prontas para uso. Se o zíper estiver ruim, basta levar a uma costureira para trocá-lo. Outra opção é mudar o visual, adicionando patches, tecidos coloridos, contas e bottons.

  • Cadernos

Talvez um dos itens que mais sobram no final do ano são os cadernos. Se ainda há muitas folhas em branco, a dica é retirar as folhas que foram usadas e guardá-las em uma pasta. Você pode fazer colagens ou mudar o papel contact da capa para dar um novo visual. Mas se a quantidade de folhas limpas é pequena, podem ser retiradas, grampeadas e transformadas em bloquinhos.

 
 

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *