Filmes sobre água

Para quem trabalha com crianças e quer desenvolver atividades de educação ambiental, vejam as ideias de alguns filmes sobre água.

O dia Mundial da água é celebrado no dia 22 de março, e esta data tem como principal objetivo promover o debate e gerar a reflexão sobre a utilização da água.

Confira cinco filmes sobre água que ensinam a importância da preservação para as crianças.

   

Filmes sobre água

Vamos ver aqui cinco filmes para ensinar a importância da água para as crianças, pois a conscientização sobre a utilização do recurso é fundamental desde a primeira infância.

Apesar de 71% da superfície terrestre ser coberta por água, apenas 2,5% dela está disponível em água doce.

O cuidado e preservação com o meio ambiente, com o acesso a saneamento básico e conhecimento sobre o tema podem ser ensinados desde cedo para as crianças e adolescentes proporcionando assim uma conscientização para todo o ecossistema.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Santa Maria, Maila Miyuki Ohta, a Escola tem o papel de levar o conhecimento e promover também ações práticas sobre o tema.

“Desde muito pequenos os alunos podem conhecer o ciclo da água, a importância para o corpo humano, as questões de água potável, a preocupação diária com pequenas ações, que começam no tempo do banho e no desligar a torneira para escovar os dentes, são atitudes que contribuem para o planeta”, avalia.

Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, na Zona Leste de São Paulo, comenta que na educação infantil a arte pode levar o conhecimento para a sala de aula.

“Os professores encontram na ludicidade um caminho para explorar esse tema, assim como os pais em casa, ao utilizar desenhos animados, por exemplo, a criança pode se aproximar de determinados personagens, se identificar e vê-los realizando algumas ações, é uma oportunidade para explorar o assunto no cotidiano da casa”, reforça.

As especialistas dão dicas de filmes de animação que podem ser vistos por toda a família.

5 filmes sobre água para crianças

1 – Frozen 2

Na saga das irmãs Elsa e Ana, o segundo filme da Disney apresenta a água como um forte elemento da trama, uma forte barragem liga Arendelle (nome do reino dos protagonistas) e a tribo Northuldra , que vivem na Floresta Encantada em harmonia com os quatro elementos da natureza (terra, vento, fogo e água). No entanto, embora a infraestrutura hídrica pareça ser o que vai aproximar as duas comunidades, torna-se palco de uma luta que enfurece os espíritos dos elementos da Natureza.

Onde assistir: Disney +

2 – Rango

A história apresenta um faroeste de primeira sobre um lagarto metido a ator, a aventura começa depois dele cair de seu aquário no meio da estrada. Vagando sob o sol quente, ele chega a uma cidadezinha onde a lei não é respeitada e passa por uma grave crise hídrica. O lagarto se compromete a trazer a água de volta para os moradores sedentos

Onde assistir: Netflix

   

3 – A Era do Gelo 2

A sequência do sucesso dos cinemas fala sobre o derretimento das calotas polares e as consequências do aquecimento global. Os reptéis aquáticos surgem para aterrorizar a vida de Manny, Diego e Sid, causando uma aventura para os locais que não estejam alagados.

Onde assistir: Disney +

4 – Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar

Dos Estúdios Ghibli, a história mostra a amizade entre Sousuke, um menino do litoral e um “Peixinho Dourado”, que é a filha do mago dos oceanos. Magia e aventuras aquáticas transbordam nessa animação lançada em 2008.

Onde assistir: Netflix

5 – A Pequena Sereia

Favorito entre muitas gerações. O filme baseado no conto de Hans Christian Andersen conta a história da Princesa Ariel, que tem no seu maior desejo fazer parte do mundo. A aventura é uma aula de cuidado com elementos do mar. Este ano a Disney ainda lança o live-action desta história.

Onde assistir: Disney +

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *