Valorização Profissional do Professor – Pesquisa de opinião

A Valorização Profissional do Professor é um tema eterno no Brasil, que parece nunca chegar a um bom termo, não é?

Quer dizer, parece que a gente está sempre, na verdade, perdendo valorização na sociedade e no mercado de trabalho.

Hoje trazemos uma pesquisa de opinião realizada com mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil sobre temas como valorização profissional, progressão de carreira e papel das secretarias de Educação.

Vejam alguns resultados e o link para a pesquisa completa.

{adrotate banner=”6″]

Pesquisa sobre Valorização Profissional do Professor

Como parte da iniciativa Educação Já 2022, o Todos Pela Educação tem realizado um amplo processo de escuta com atores da comunidade escolar, através de escuta ativa e da aplicação de pesquisas de opinião.

Em parceria com o Instituto Península, o Itaú Social e o Profissão Docente, o Todos Pela Educação encomendou ao Ipec uma pesquisa de opinião com professores e professoras de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. Essa pesquisa permite compreender a percepção dos(as) docentes sobre diferentes temas da Educação Básica.

{adrotate banner=”7″]

Valorização Profissional do Professor – Alguns resultados

Vejam alguns destaques dos resultados sobre os professores do Estado do Rio de Janeiro.

PREPARO PARA O INÍCIO DA DOCÊNCIA

76% dos professores concordam, totalmente ou em parte, que cursos presenciais formam professores melhor preparados para a docência, sendo que, atualmente,61,1% dos concluintes de cursos voltados à formação são oriundos de cursos à distância¹.

11% dos professores concordam totalmente que os atuais cursos de pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os professores para o início da profissão. Além disso, 60% dos professores afirmam que não receberam orientação específica em seu primeiro ano de docência.

PERCEPÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

5% concordam (3% totalmente e 2% em parte) que, no Brasil, os professores são tão valorizados quanto médicos, engenheiros e advogados.

86% dos professores sinalizam que gostariam de participar mais do desenho de políticas e programas educacionais de sua rede de ensino.

Apesar dos desafios, 8 em cada 10 entrevistados concordam que, se pudesse decidir novamente, ainda escolheria ser professor. Além disso,87% concordam totalmente que o que traz mais satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo.

{adrotate banner=”3″]

CARREIRA

90% dos professores concordam (62% totalmente e 28% em parte) que a progressão na carreira deve vir através da melhoria da prática pedagógica. Em outras palavras, esses profissionais acreditam que professores que conseguem garantir melhores condições de aprendizagem para os estudantes devem avançar mais rápido na carreira;

58% dos professores discordam, totalmente ou em parte, que seus planos de carreira atendem suas expectativas de crescimento profissional.

DESAFIOS E PRIORIDADES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Os desafios no dia a dia das escolas mais elencados pelos professores foram a defasagem de aprendizagem dos estudantes (32%) e o desinteresse dos estudantes pelas aulas (27%);

Para os professores, as principais ações que a secretaria de Educação deveria priorizar nos próximos anos, entre 10 medidas elencadas pela pesquisa, são: aumentar o salário dos professores (27%), oferecer apoio psicológico aos professores e estudantes (16%) e promover programas de reforço e recuperação para os estudantes (16%)

Veja a pesquisa inteira abaixo (há um link para baixar):

{adrotate banner=”4″]

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *