Como se inscrever no Sisu

Veja aqui as dicas de como se inscrever no Sisu.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma criada pelo governo federal brasileiro que possibilita a seleção de candidatos para cursos de graduação em universidades públicas brasileiras.

O processo seletivo do Sisu é baseado nas notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio –, que é realizado anualmente pelos estudantes. O sistema é completamente informatizado e utiliza uma fórmula para calcular a nota final dos candidatos, que leva em consideração a nota do Enem e os pesos atribuídos pelas universidades aos diferentes tipos de provas do exame.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e não pode ter zerado a redação.

Além disso, as universidades públicas podem definir outros critérios para a seleção de seus candidatos, como exigência de notas mínimas em determinadas áreas do conhecimento ou exigência de comprovação de renda.

O processo de inscrição no Sisu é feito pela internet, no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (mec.gov.br), e geralmente ocorre duas vezes por ano, no início de cada semestre letivo.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, e podem alterar as opções de curso até o final do período de inscrição.

Ao final do processo seletivo, as vagas são preenchidas pelos candidatos que tiverem as melhores notas na ordem de sua classificação, até que todas as vagas disponíveis para cada curso tenham sido preenchidas.

Os candidatos selecionados têm um prazo para fazer a matrícula e confirmar sua vaga. Caso sobrem vagas, há uma lista de espera que é utilizada para preenchê-las, com base na classificação dos candidatos não selecionados nas primeiras chamadas.

   

Sisu – Prazo de inscrição

Em 2023, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – portal do Ministério da Educação (MEC) em que as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – teve o prazo de inscrições ampliado, passando para nove dias.

Como se inscrever no Sisu

Ao fazer o login no portal, o sistema já informa a nota que o aluno tirou no Enem. Assim, o seguinte passo é escolher o curso e a universidade.

“É possível escolher o mesmo curso em universidades diferentes ou cursos diferentes na mesma universidade. A primeira opção deve ser a mais desejada, a prioridade. Caso o aluno não seja selecionado na chamada regular, ele pode optar por ficar na lista de espera”, explica a professora Akemi Carvalho do Colégio Marista de Brasília, unidade da Asa Sul.

Segundo a professora do Colégio Marista da Asa Sul, a dica mais valiosa para se inscrever é ler o termo de adesão da universidade ao Sisu.

“Quase ninguém faz isso, mas é uma dica extremamente valiosa e que permite ao aluno ter uma chance extra de ser bem sucedido. O candidato deve jogar no buscador ‘termo de adesão sisu e o nome da universidade’ e fazer a busca. Vai encontrar o documento com os cursos e as vagas disponíveis pela universidade para o Sisu, além dos pesos de cada área. Assim, se para determinado curso, o peso de matemática for 2 e o aluno tiver ido bem na nota, pode escolher melhor o curso, com mais chance de aprovação”.

As faculdades particulares não participam do Sisu.

A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, aceita as notas do Enem a partir do segundo semestre em um sistema de ingresso específico da universidade. Além disso, nem todos os cursos aceitam a nota do Enem para ampla concorrência.

“O curso de jornalismo da USP, por exemplo, não aceita inscrição no Sisu para candidatos de ampla concorrência, apenas os de cotas”, diz Akemi. “Por isso, reforço, é importante consultar o termo de adesão”, conclui a professora do Colégio Marista de Brasília.

   

6 dicas para escolher a universidade pelo Sisu:

1 – Utilize um simulador de notas do Sisu para pesquisar notas de corte e cidades nas quais há universidades e cursos de interesse;

2 – Pesquise na internet e tenha acesso ao termo de adesão da universidade que você quer para entender quais cursos estão disponíveis e quais os pesos para cada área. Faça esse cruzamento com as suas notas para ter maior chance de aprovação;

3 – Faculdades particulares e a UnB não participam do Sisu. Então, tenha em mente outras opções no momento de escolher os cursos por esse sistema;

4 – Siga uma ordem de prioridade: a primeira opção deve ser a do curso e universidade que mais deseja e a segunda opção, o “plano B”;

5 – Se você não for selecionado pela lista regular, participe da lista de espera entre 28/2 e 8/3! Mas fique de olho! Ela não é automática. É preciso aderir a essa lista;

6 – Escolha uma cidade em que haja algum familiar próximo ou uma base de suporte.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *