Projeto para incentivar a leitura

Professora cria cartão de crédito para incentivar a leitura de crianças e adolescentes. O Projeto Criança Craque de Leitura oferece a cada estudante o seu Passacard e permite que ele ganhe créditos a cada ciclo de leitura concluído.

   

Como incentivar a leitura?

Segundo o último levantamento realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), as crianças entre 5 e 10 anos de idade são as que mais leem, representando 23% da população que costuma ler diariamente.

Incentivar a leitura de maneira criativa e divertida é um desafio para professores, pais e responsáveis. Pensando nisso, no Marista Escola Social Lucia Mayvorne, em Florianopólis, crianças passaram a exercer o hábito da leitura de uma maneira diferente.

O projeto Criança Craque de Leitura trouxe para a sala de aula e biblioteca, o Passacard, um cartão de crédito com benefícios para que as crianças completem os ciclos de leitura.

A ideia surgiu da professora Aline Terozeni, a unidade, que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, enxerga no projeto a oportunidade de incentivar o acesso aos livros.

“Partimos da dificuldade, falta de condições e acesso dos nossos alunos e criamos essa atividade pedagógica. A ideia é que eles possam através da leitura, verbalizar, interpretar, e criar mundos novos mais criativos e imaginativos, e que essas possibilidades não fiquem restritas apenas à escola. Os estudantes também podem utilizar o cartão de crédito para as disciplinas de Português, com o incentivo à leitura, e Matemática, falando sobre o sistema monetário e educação financeira, por exemplo”, reforça.

   

Passacard

No projeto, as crianças recebem um cartão de crédito com benefícios. A ideia é que eles acessem a biblioteca nos dias e horários combinados, retirem os livros de acordo com a classificação e cores das bolinhas conforme a idade e série a que pertencem.

“As crianças possuem entre 8 e 10 anos. Buscamos apresentar os livros para que elas possam desenvolver a aprendizagem e também tornar os momentos prazerosos, levando o livro para a casa e partilhando em família”, reforça.

Em casa os alunos têm como objetivo realizar a atividade da leitura em família e avaliar o livro numerando estrelas e responder um questionário.

“O principal objetivo é propagar a aprendizagem, a interpretação de texto, a ideia de um mundo imaginativo que a leitura pode proporcionar”, avalia.

Para que as crianças também possam refletir sobre Educação Financeira e sistema monetário, o Passacard apresenta categorias que são prata, gold e infinity. Assim os alunos também podem refletir sobre a importância dos créditos e benefícios.

Para a aluna Allana Cristiny Cardoso de Souza, de 9 anos, a ideia de levar o livro para a casa com o Passacard é uma das atividades que ela mais gosta.

“Lá em casa eu levo os livros, minha mãe e minha irmã leem, e todo mundo participa deste momento. Minha mãe lê de uma forma engraçada, isso torna o livro e o momento em família muito mais divertido”, finaliza.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *