Como escolher a escola de educação infantil

Como escolher a escola de educação infantil é a primeira preocupação das mães e dos pais quando a criança se inicia na vida escolar.

A infância é um dos períodos mais importantes da vida e isso está diretamente ligado à experiência que as crianças têm na escola. A vida escolar pode começar bem cedo e é nessa hora que os pais se perguntam: como escolher uma escola de educação infantil para meus filhos?

Então, veja aqui algumas considerações sobre o assunto!

 
 

Como escolher a escola de educação infantil

Como escolher a escola de educação infantil ideal é um desafio comum entre pais que se preocupam com o futuro dos filhos e filhas.

A infância é um dos períodos mais importantes da vida e isso está diretamente ligado à experiência que as crianças têm na escola. A vida escolar pode começar bem cedo e é nessa hora que os pais se perguntam: como escolher uma escola de educação infantil para meus filhos?

Por isso, a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, Márcia Sayoko Nanaka, dá algumas dicas para ajudar as famílias a se informarem sobre instituições de ensino confiáveis.

A especialista indica os pontos que devem ser considerados na hora de avaliar qual é a escola ideal para os filhos.

 
 

Dicas para escolher a escola de educação infantil

O que esperar de uma escola?

“Existem alguns pontos que são básicos para fazer a escolha de uma escola. É importante colocar no papel tudo aquilo que a família espera de uma instituição de ensino, ou seja, quais as qualidades que você acredita que sejam essenciais na hora de tomar a decisão”, explica a professora Márcia.

Considere pontos como:

  • estrutura física, segurança e limpeza do ambiente;
  • propostas pedagógicas que têm o objetivo de ampliar as experiências, conhecimentos e habilidades das crianças;
  • quais são os valores humanos estimulados pela escola;
  • a eficácia das metodologias de ensino que oportunize o brincar, o imaginar, a fantasia, o aprender, o observar a natureza, o experimentar com materiais diversificados;
  • o preparo para a globalização por meio de um segundo idioma;
  • estímulo a uma alimentação saudável e nutritiva;
  • o acolhimento dado aos estudantes em todos os espaços;
  • a qualificação dos profissionais;
  • a escola é inclusiva e promove diversidade;
  • a opção por materiais diversos em espaços variados;
  • considerar os valores e a filosofia da instituição;
  • proposta pedagógica;
  • distância (casa e escola) ou tempo que a criança ficará no transporte/escola – se for a escolha da família.
   

A criança deve ajudar na escolha da escolha?

A criança passará parte do seu dia no ambiente escolar, por isso, se deve dar espaço para que ela também opine quanto ao que ela espera de uma escola. Porém, é preciso avaliar com cautela e seriedade.

“Sendo assim, a escolha final deve ser dos pais, sempre considerando que uma escola ideal é aquela que tenha a ver com o seu filho e o que você acredita que seja o ideal para seu desenvolvimento”, explica a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano.

É necessário visitar todas as escolas?

Depois de considerar o que é importante para a escolha de uma escola de educação infantil, é hora de deixar apenas as melhores escolas na lista de opções.

“Programe uma visita, leve os pequenos e observe alguns fatores: Se as pessoas são atenciosas e receptivas com você e com seu filho e se mantêm esse mesmo tratamento com todos ao redor; se o ambiente é agradável e atende às suas expectativas e como é a infraestrutura da escola”, afirma.

Uma boa escola tem colaboradores preparados para atender as necessidades diárias das crianças. Procure conhecer o quadro de funcionários da escola, pois eles estarão presentes em boa parte da vida dos filhos.

Como escolher a melhor escola infantil?

Uma boa escola é aquela que colabora com o desenvolvimento integral da criança e para que ela cresça dentro dos valores humanos aprendidos em casa.

“Por isso, escolha uma escola com uma excelente grade curricular, mas que, ao mesmo tempo, foca em ajudar as crianças a se tornarem cidadãos solidários e que se preocupem com valores morais”, finaliza a coordenadora.

   

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

 
 

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *