Alimentação saudável no inverno

Qual a melhor alimentação no inverno? O que seria uma Alimentação Saudável no inverno?

Durante o inverno, as temperaturas baixas trazem desafios para a alimentação, já que é comum o aumento do apetite por pratos mais calóricos e quentes.

Essa preferência se deve, em parte, ao fato de o metabolismo acelerar no frio, como uma estratégia do organismo para manter a temperatura corporal.

Então, vamos conversar sobre Alimentação saudável no inverno com a Jussiara Corsini, nutricionista da Tasty Salad Shop, franquia de alimentos saudáveis e funcionais.

Jussiara salienta a importância de manter a qualidade da alimentação durante a estação mais fria do ano, já que a baixa no consumo de alimentos mais saudáveis pode ter um efeito direto na imunidade e, consequentemente, na saúde em geral.

 
 

5 dicas para uma alimentação saudável no inverno

Jussiara Corsini, nutricionista da Tasty Salad Shop, franquia de alimentos saudáveis e funcionais, dá dicas sobre como se alimentar melhor nos dias frios.

Durante o inverno, as temperaturas baixas trazem desafios para a alimentação, já que é comum o aumento do apetite por pratos mais calóricos e quentes. Essa preferência se deve, em parte, ao fato de o metabolismo acelerar no frio, como uma estratégia do organismo para manter a temperatura corporal.

No entanto, Jussiara Corsini, nutricionista da Tasty Salad Shop, franquia de alimentos saudáveis e funcionais, salienta a importância de manter a qualidade da alimentação durante a estação mais fria do ano, já que a baixa no consumo de alimentos mais saudáveis pode ter um efeito direto na imunidade e, consequentemente, na saúde em geral.

“É comum observarmos que durante o inverno há uma inclinação em direção a alimentos mais calóricos, muitas vezes negligenciando o seu valor nutricional. Contudo, é fundamental estarmos conscientes dos danos que uma alimentação desequilibrada pode causar, especialmente durante esse período de maior atividade metabólica”, destaca Jussara.

 
 

A nutricionista separou 5 dicas para ajudar a manter as refeições mais equilibradas durante o frio, confira:

Aposte em sopas e caldos:

Para não deixar os legumes e verduras geralmente consumidos em saladas totalmente de lado, abuse no preparo de sopas e caldos. Uma boa opção são sopas com abóbora, batata-salsa e legumes mais “pesados”, como brócolis, cenoura e pimentão, que ajudam a manter a saciedade.

Consuma proteínas grelhadas:

Além de fornecerem nutrientes essenciais, as proteínas desempenham um papel fundamental na sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome ao longo do dia. Vale ressaltar que o método de preparo grelhado contribui para a redução de gorduras, tornando a escolha mais saudável e benéfica para a dieta.

Atenção extra à hidratação:

Procure manter sempre uma garrafa de água por perto para atingir os 2L mínimos de ingestão diária. Opte também pelo consumo de chás, que hidratam e esquentam o corpo, e sucos naturais de frutas cítricas, que auxiliam na ingestão de vitamina C, essencial para prevenir resfriados.

Troque alimentos comuns por versões integrais:

Para aumentar a ingestão de fibras e prolongar a saciedade em dias frios, prefira o consumo de arroz, macarrão e outros alimentos na versão integral.

Aposte em termogênicos:

Alguns ingredientes, chamados de termogênicos, ajudam a elevar a temperatura corporal. São eles: gengibre, cacau, pimenta e chá verde. Aposte em preparos que contenham esses itens para uma alimentação ainda mais propícia à estação.

 
 

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *